Fórum de Ideias | Linda com ou sem Makeup

A "música da cena" cá no nosso cantinho à beira-mar plantado - gostos à parte, mas não consigo gostar, o rapaz irrita-me os tímpanos - parece ser a [Linda sem] "Makeup" do Agir.

Pois bem, discursemos sobre isto!

Ponto 1: Sim, concordo que o exagero na maquilhagem pode ser uma prova de falta de auto-estima.

Ponto 2: Sim, gosto mais de um look natural do que do look "enchi a minha cara de cimento cor-de-pele".

Ponto 3: Não, não acho que se deva andar por aí a dizer que usar maquilhagem é mau e mimimi ficas bem mais gira sem isso tudo na cara!

Contraditório? Não, não, deixem-me explicar!



Atenção, acho que o Agir foi muito bem intencionado na música, a sério que acho. Concordo perfeitamente com ele. Qualquer mulher tem o seu encanto, com ou sem maquilhagem. Com ou sem tudo o que quiserem pôr-lhe em cima. Qualquer mulher ou homem. Porque somos seres únicos, cada um com a sua magia. O que importa é sentir-se bem na sua pele, e acreditar que mesmo que haja uma ou outra coisa que não goste na sua imagem, qualquer pessoa vale muito, mas MUITO mais do que isso - e pelo caminho, aceitar-se, mesmo que queira mudar alguma coisa, sem ter que sofrer por isso, sem ter que impor qualquer padrão de beleza a si mesmo.

Na verdade, o que me irrita é a onda de ah, estão a ver, a maquilhagem é uma estupidez que vi por aí a acontecer com partilhas desta música. É isso que me irrita, que me faz pensar que raio, mas vocês continuam a estar a discutir e a valorizar se a mulher está bonita ou não de acordo com os vossos padrões, continuam a ignorar se ela se sente bem ou não! Ok, um raciocínio demasiado rebuscado? Talvez. Mas caramba. Eu gosto de mim, gosto mesmo. Acho importante reforçar isto. Mas não sou obrigada a andar com as olheiras à mostra ou a abdicar do meu batom vermelho só porque ai ficas muito mais bonita sem isso tudo.

Não vos vou enfiar a conversa do empowerment pela goela abaixo, porque sei que já a ouviram mil vezes, e embora concorde que a maquilhagem é uma ferramenta poderosíssima para aumentar a nossa confiança, sei bem que em muitos casos esse aumento de confiança deve-se ao conforto de esconder coisas que achamos feias em nós, e não simplesmente porque quero só melhorar esta coisinha mas se saísse à rua sem maquilhagem estava bem na mesma. Mas isso faz da maquilhagem uma máscara?! Não, claro que não! Da mesma forma que eu não saio de casa com leggings transparentes super justos porque não quero expor-me dessa forma, também tenho o direito de esconder as minhas olheiras, borbulhas e "defeitos" que eu bem entender! E sim, também tenho o direito de fingir que tenho umas pestanas de meio metro e a cara perfeitamente esculpida e os lábios vermelhos de nascença, se isso me fizer feliz. Caramba, porque não?! Não incomoda ninguém!

Ai mas assim não és tu que os outros vêm, é uma mentira. Sou. Sou eu. Maquilhada. Sou eu com o aspecto que me apetece ter naquele dia. O ideal é ter a confiança para sair sem maquilhagem se assim me apetecer, concordo totalmente. Mas por favor não vamos "endiabrar" o uso da maquilhagem, como se fosse algo que só as pessoas fúteis usam, como se a nossa imagem e aquelas olheiras gigantes à segunda-feira de manhã não fossem importantes para muit@s de nós na forma como nos sentimos durante o dia. E como se *aquele* batom não fosse o remédio santo para dizer Mundo, tentaste mandar-me abaixo, mas não sais daqui sem eu te dar uma coça!



Cena gira no meio desta conversa toda? História pessoal: Por norma eu uso "no-makeup-makeup", portanto é possível que algumas pessoas pensem mesmo que não uso nada a não ser batom (ahahahahahahahah you fools!). No único dia em MESES em que saí de casa sem maquilhagem tive 4 ou 5 pessoas a dizer "Joana, estás bem? Estás doente? Tens um ar mesmo cansado!". As mesmas pessoas que por norma dizem que as mulheres não deviam usar maquilhagem porque é tudo falso...Ora...I rest my case. Sociedade, actualiza-te, porque as minhas pestanas não são assim de nascença e a minha pele não é mate nem lisa, e sim, eu tenho olheiras. E o mesmo raciocínio que expus acima, aplico-o aqui. Se quero mostrar as minhas olheiras ao mundo, well, agradeço a preocupação mas por favor deixem-nas em paz, a não ser que eu ande a morrer pelos cantos, aí agradeço a ajuda!
Here's some food for though.
 

PS: Perdoem o rant. Ando a ouvir demasiada Comercial, e na Rádio Comercial insistem em passar esta coisa. Desculpem. 'Tá? Desculpem. <3 <3 [Nossa este post ficou gigante!]

PS2: Da próxima vez que alguém ouvir ou vir alguém dizer/escrever que ai não devias usar tanta maquilhagem, os homens não gostam disso! eu juro, JURO, que me rebenta uma veia e desato à chapada. JURO.

Pronto, parei. Love you all! <3 Qual é a vossa opinião sobre isto?
A maquilhagem é uma máscara ou uma ferramenta?


28 comentários :

  1. F*da-se... essa música do Agir é básica e terrível. Gostos não se discutem, mas aquilo não é música é tempo perdido xD Tanto talento sem oportunidade, e depois surgem estes coisas...

    Eu acho lindo ver as mulheres bem maquilhadas, e não me incomoda em nada, nem tenho nada a ver com isso, acho que é uma forma de se sentirem bonitas, acho muito bem!

    Mas no meu caso, ando sempre sem "makeup" nada, nicles... :D Acho desperdício de dinheiro (ao meu olhar claro), desperdício de tempo, dá um trabalhão para tirar. Eu mexo muito na cara, e pensar que não podia esfregar os olhos, ou comer à vontade sem retocar o batom...nahhhh
    Mas se fosse alguém a maquilhar-me, e para um dia especial, aí adoro!

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo tanto contigo :p mas nem quero entrar por aí porque a minha vida é recheada de guilty pleasures musicais, então ainda levo com eles em cima ahah :p

      Percebo perfeitamente - e lá está, é uma questão de gosto e de conforto! Nada mais :)

      Eliminar
  2. Aquele momento em que o meu pai diz: "cada vez que oiço a musica do Agir lembro-me de ti!" :O

    Concordo completamente com o teu post! Adoro maquilhar-me de manha, e desmaquilhar-me à noite... e também tenho aqueles dias que não apetece fazer nada e vou para o trabalho de cara lavada.

    É um gosto pessoal e cabe a cada mulher decidir se se maquilha ou não! Não me venham cá com canções!!!

    Beijinhos =)
    http://pinkivorymakeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah caraças, que cruz! :p É assim mesmo! Desde que haja confiança para gostarmos de nós de qualquer maneira, é deixar-nos em paz! :p

      Eliminar
  3. Olá Joana, gostei muito do teu post.

    Um tópico difícil devido a tantas opiniões diversas, mas no fundo acho que cada uma tem o direito de não usar, usar, ou abusar da maquilhagem como bem entender.

    Pessoalmente a maior parte do tempo não uso maquilhagem, prefiro surpreender pela positiva nos dias em que uso, do que pela negativa, se passasse a apresentar-me sempre maquilhada e de repente num dia de cara lavada as pessoas assustavam-se e provavelmente eu também iria passar a não gostar tanto da minha cara lavada... Enfim é a minha maneira de pensar.

    Mas meninas, vale tudo, desde que estejam bem com vocês próprias!

    Beijos
    Convido-te a visitar o meu blog: www.tres-sage.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sara! "de repente num dia de cara lavada as pessoas assustavam-se" ahahah desculpa, ri-me com esta, a sério :D é o efeito "estás com um ar cansado", de facto deixamos as pessoas mal habituadas!

      Mas sim, é mesmo isso, o que importa é estarmos bem! <3

      Eliminar
  4. Estou apaixonada por este teu Fórum de Ideias, de verdade! Olha, eu acho que o problema em torno desta questão é estar centrada no conceito de beleza. Repara que a dúvida é sempre se as mulheres ficam mais BONITAS com ou sem maquilhagem. Eu não acho que a beleza do rosto seja uma coisa tão subjetiva quanto a do corpo, não acho que todas as pessoas sejam bonitas. Se reparares, considerando uma latitude cultural e temporal alargada, não há grandes divergências sobre o que são feições bonitas. Pessoalmente, não conheço nenhuma mulher que fique mais bonita sem maquilhagem que com uma maquilhagem bem feita. E aposto que a maioria dos homens que dizem que gostam mais de ver as mulheres sem maquilhagem são tapadinhos e referem-se na verdade à maquilhagem que não conseguem ver - o tal no-makeup look. Eu uso base, pó, blush, lápis, máscara de pestanas e batom e é praticamente impercetível, à exceção do batom. Não acho errado acharmos que ficamos mais bonitas maquilhadas, acho errada a pressão para sermos bonitas. Os homens também ficariam mais bonitos maquilhados (maquilham os atores no cinema, certo?), mas não têm essa imposição porque o seu valor enquanto pessoas não está tão ligado à sua aparência física como o nosso. Ou seja, eu maquilho-me todos os dias e até gosto, mas gosto por ser um processo de embelezamento, cinco minutos em que fico a parecer três vezes mais gira do que sou. Não tenho dúvidas de que fico mais bonita com maquilhagem. Mas gostava de não ter que sentir que tenho que ser gira todos os dias. Eu não gostava de poder sair à rua sem maquilhagem e sentir-me bonita, gostava de sair à rua sem maquilhagem e não querer saber se estou bonita ou feia. Enquanto mulheres, a nossa auto-estima está intrincada na beleza e eu acho que deve ser verdadeiramente libertador poder dizer: "não sou linda, e então?".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada, obrigada, Nádia <3

      Touché, é mesmo, mesmo isso! É andarmos aqui a discutir a "lógica da batata", é discutir o que é mais bonito. Mas o que é que isso interessa, desde que te sintas bem?! Interessa para os padrões que nos são impostos, ligando o nosso valor à nossa beleza, tal como dizes. Concordo contigo que nem toda a gente é linda e maravilhosa e digna de uma capa de revista, mas caramba, a questão é mesmo essa, porque é que temos que insistir em que toda a gente tem que o ser?!

      "Não sou linda, e então?" - no dia em que a resposta da sociedade a esta pergunta for, com toda a sinceridade, "e então nada!", eu fico feliz!

      Eliminar
  5. Como em tudo na vida, é preciso um equilíbrio. E respeitar as opções de cada pessoa. Cada um é livre para fazer o que bem entender com o seu corpo ou com a sua vida, desde que isso não prejudique terceiros! Cada um deve encontrar o seu ponto de equilíbrio e não ser escravo de padrões ou do 'diz que disse' alheio. Eu gosto de me maquilhar e isso não quer dizer que goste menos de mim ou que precise de maquilhagem para me sentir mais confiante. Maquilho-me porque gosto, maquilho-me porque tenho umas olheiras terríveis, maquilho-me porque sou muito, muito, muito pálida e há dias em que tenho mesmo 'ar de doente', maquilho-me porque me apetece! Da mesma forma que quem não se maquilha tem os seus motivos. Agora criarem movimentos anti-maquilhagem e coisas que tal é que já roça ali o exagero! Pensando bem, isto vai de encontro ao velho e ultrapassado paradigma, mas que ainda persiste, de que 'se és feminista não podes ser feminina'.
    Parabéns por este post Joana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina, e obrigada pelo teu comentário! Tocaste num ponto em que nem quis entrar para não extender ainda mais o post: o feminismo não poder ser feminino. Essa é outra que não entendo. É preciso andarmos a queimar soutiens e a deixar crescer os pelos para termos o direito de lutar por um mundo em que sejamos livres de julgamentos de terceiros sobre o nosso corpo e a nossa vida? Faz-me muita confusão esse preconceito!

      Eliminar
  6. Não podia concordar mais com isto, este assunto é tão importante
    eu sinto me super comigo propria e se nao puder por alguma razao saio a rua sem uma pinga de maquilhagem sem vergonha nenhuma. Agora não vejo qual é o problema de ajudar ainda mais a minh auto estima se puser um bocadinho de bb cream e de máscara de manha
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Ivânia! É plenamente possível sentirmo-nos bem na nossa pele e, ainda assim, gostarmos de usar maquilhagem. A partir do momento em que se começa a dizer que isso é "feio", já estamos a decidir e a fazer juízos de valor sobre a aparência dos outros!

      Eliminar
  7. Como digo sempre: uma pessoa tem liberdade de usar ou não usar maquilhagem conforme a sua vontade e forma de ser. Nem deveria ser discutido, cada pessoa faz o que bem lhe entender :)

    Venus in FleursZara Giveaway

    ResponderEliminar
  8. Ai gosto tanto deste teu post! Definitivamente para mim a maquilhagem é uma ferramenta. É uma forma de se expressar assim como nos vestir... É pura ARTE minha gente!!! Também tenho olheiras enormes e gosto de corrigi-las para dar-me um ar mais saudável e "com cara de acordada" e isso não é crime nenhum. Se fazemos algo porque gostamos e nos sentimos bem e se isso não está a afetar negativamente os outros, façamos o que bem entendermos. E isso não só na maquilhagem, mas na vida.
    Beijinho querida
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que não prejudique os outros nem a nós :) mas sim, a maquilhagem pode ser uma verdadeira arte! *

      Eliminar
  9. Concordo plenamente contigo! Olha, eu tanto saio de casa maquilhada como sem maquilhagem(mas ponho sempre batom), é consoante os dias. E não é por sair sem nada a cobrir-me a cara que me sinto menos confiante, tem tudo a ver com a forma como me sinto nesse dia.
    E essa história do ficas mais bontia sem maquilhagem também não me bate nada, primeiro quem diz isso é um tapadinho que acha que só quem tem a cara cor de laranja é que está maquilhado, depois porque todos somos livres de fazer o que bem entendemos com nós mesmos, e se usar maquilhagem nos faz sentir bem, porque não?

    É só mais um blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso! E convenhamos que por vezes há coisas que se tornam a nossa imagem de marca :p

      Eliminar
  10. Não retiro uma palavra das tuas!! E não vou deixar de usar maquilhagem... uso porque me sinto bem... e se tiver de ir ali sem maquilhagem também vou! Por isso, essa música a mim não me diz nada!
    Beijocas Joana

    Blog Denise de Assis
    Germaine de Capuccini GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  11. Quando comecei a ler o teu post pensei "será que a Joana estava no projeto e eu não dei por nada?" porque, não sei se reparaste, no dia 20 várias bloggers e youtubers (inclusivé eu) se juntaram para dar a sua opinião acerca da maquilhagem e fizeram posts e vídeos sobre o assunto. Acho que concluímos entre todas que a intenção do Agir, no fundo, não era má de todo, mas achamos que ele se expressou mal. E somos todas lindas, com ou sem make up!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog // MEGA PASSATEMPO A DECORRER |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramba, como não dei com isso?! Vi um tutorial no youtube relacionado com isto mas não dei conta de uma cena geral - mas olha, vou espreitar, e acho uma óptima iniciativa! Há que fazer ouvir o outro lado da moeda! Parabéns! :D

      Eliminar
    2. Foi a minha primeira "cena à frente" aqui por estes lados, que envolveu outras pessoas e onde cada uma dava a sua ideia, perto de 50 cabeças a trabalhar para isto. Opá foi demais, deixou-me de coração cheio. Se procurares com a hashtag deves encontrar todas as publicações. Espero que gostes! :D (e obrigado pelas, sempre doces, palavras) <3

      Eliminar
    3. Ora essa, Dalila, as boas ideias têm mesmo que ser incentivadas :D tanta gente! qual é a hashtag ao certo?

      Eliminar
    4. A hashtag é #LindaCOMeSEMMakeup (quase igual ao título do teu post!). Podes sempre passar pelo meu blog e espreitar o meu post, algumas das outras meninas comentaram lá e assim espreitas também os delas. :D

      Eliminar
  12. Ahaha, o que eu me ri xD É tao isso Jiji.
    Ainda hoje de manhã (hoje não me apeteceu maquilhar-me) a minha mãe me perguntou "Estás bem filha? Parece que estiveste a chorar". Não mãe. Só acabei de acordar e estou de cara lavada xD

    http://www.mykindofjoy.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh mas as mães podem. Elas acham logo que nos está a cair um bocado ahah :p

      Eliminar
  13. Muito legal seu post! O que vale é se sentir bem, não é mesmo. A magia da maquiagem é que ela se adapta ao estilo, a personalidade e ao humor de cada mulher. Você pode brincar e se divertir com ela ou usar apenas o básico ou em alguns casos nem precisar dela. Não importa ela está aí para todas se sentirem lindas!
    http://passoapassomaquiagem.com/

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)