Personal | ACMA | Calma para (Re)começar

No ACMA (A Cultura Mora Aqui) deste mês, que se foca nos (Re)começos, vou levantar um pouco do véu do meu estado de espírito dos últimos dias e tentar falar-vos um pouco das estratégias que tenho usado para não deixar o mau feitio estar sempre à flor da pele - eu já disse que este blog parece um livro de auto-ajuda, pareço uma cassete ahah!

Mas bom, fora de brincadeiras, a verdade é que desde o início do ano a minha vida levou uma pequena-grande reviravolta. A minha situação no trabalho mudou muito, quase à força, as minhas responsabilidades multiplicaram-se, e se é certo que no final de Dezembro eu estava aterrorizada por não saber com o que contar, não é menos certo que passado um mês provei a mim mesma que sou bem mais capaz do que aquilo que pensava de mim mesma. (Re)comecei a minha vida como profissional, com novas funções, novos contactos, novas pessoas e novos desafios.


Sei que no meio disto tudo, algumas coisas foram cruciais em não ter ainda pifado de vez - sim, porque o desafio continua, eu é que já estou mais habituada a ele. Deixo-vos então algumas ideias daquilo que me tem vindo a aguentar à tona:

1. E esta não vem em primeiro por acaso. Racionalizar. Muito. Os sentimentos e o nervosismo podem fazer-nos perder a cabeça a qualquer momento, por isso é importante racionalizar cada situação de forma a que o stress não tome conta das nossas acções. Quais são as opções que tenho? Qual o pior cenário possível (e este muitas vezes não é tão mau como o stress nos diz que é)? Quem me pode ajudar? Quais são as prioridades?

2. Valoriza-te. Sempre. Se dás o teu melhor, ninguém te pode pedir mais e, como tenho dito n vezes a mim mesma, só não falha quem não faz. Se não arriscares não vais falhar, é certo, mas nada vai aparecer feito por magia se não tentares.

3. Não te esqueças de ti. Aproveita os teus tempos livres. Relaxa, lê, ouve música, está com quem te é querido, não desperdices o teu tempo todo nas redes sociais e a olhar para ontem. Contraria o cansaço - bem sei que às vezes só apetece chegar a casa e enfiar a cabeça nas almofadas, mas isso irá criar um ciclo vicioso em que cada vez te fecharás mais sobre ti mesm@. Não deixes que isso aconteça!

4. Nem toda a gente é compreensiva, mas isso é normal! Quando não há afectos envolvidos, como é o caso das relações comerciais, cada um olha para o seu umbigo, portanto relativiza tudo o que é frustração: é desagradável, mas é normal, e a melhor forma de lidar com isso é passar por cima dos sentimentos e ser objectiv@ na resolução dos problemas.

5. Também há gente com coração. E esta foi das melhores lições que fui tirando. Tal como há malta que só olha para o seu umbigo, há quem se esforce por perceber e ser flexível, para que ninguém fique a perder, e essa é a melhor sensação de sempre. Não aparece gente assim todos os dias, mas quando acontece é uma lufada de ar fresco.

6. Não se pode ganhar sempre, and that's ok! Nem todas as oportunidades são para agarrar - mais vale um pássaro na mão do que dois a voar, já se diz por esse Portugal fora. Arriscar é bom, mas ser doido e irresponsável não.

7. Pede ajuda! Se não souberes, pergunta. Se não conseguires, pede ajuda. Se achares que está mal, confirma com alguém que saiba melhor. E se ainda assim falhares, paciência, melhores dias virão, fizeste o melhor que podias e sabias.

8. Não fiques a pensar e repensar os teus erros. Aprende, regista, tira as lições necessárias e o resto manda para trás das costas. Peso desnecessário é tudo o que não precisas quando estás a subir uma montanha pela primeira vez.

9. Na onda do "valoriza-te", não esperes pela aprovação ou pelo reconhecimento de outros. Correndo o risco de soar uma virgem amargurada, isso provavelmente não vai acontecer. Faz tudo o que tens com brio e por brio, porque sabes, e porque queres fazer bem. Vai guardando os teus trunfos.

10. Acredita em ti. Se estás numa situação desconfortável e que te assusta, também vais arranjar forma de sair dela - com mais ou menos ajuda, com mais ou menos ânimo, mas vais dar a volta de alguma forma. E se tiveres mesmo que desistir por algum motivo maior, avança. Sai daí. Primeiro está o teu bem estar e o dos teus - e esse, ninguém to deve tirar.

E com este post prometo que acabam os desabafos. Os tempos avizinham-se mais calmos, melhores, pelo que provavelmente vou sair deste estado de stress e voltar ao meu normal: lidar bem com a pressão, sem que ela me mande abaixo. Espero que a mudança esteja para breve!

Se quiserem participar no ACMA basta enviarem um email para corsemfim@gmail.com, e a Ju dará toda a informação de que necessitam! E não se esqueçam de passar pelos restantes blogs que participaram neste (re)começo do projecto em 2017!


40 comentários :

  1. Olha aqui uma pessoa com um coração de ouro! Jiji quero participar vá, falto eu!

    beijinho grande

    thebrunettetofu.blogspot.pt -> passatempo delicioso por lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manda mail à Ju, Raquel, és muito bem-vinda de certeza! :D <3

      Eliminar
  2. Que excelentes dicas!! Quando me quiser acalmar já sei onde vir.
    beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
  3. As dicas estão soberbas, Joana, às vezes é mesmo isto que preciso de ler: um boost de confiança :D

    ResponderEliminar
  4. Jiji és boa conselheira =)
    Acho tudo muito importante aqui mas penso que primeiro de tudo temos de trabalhar o nosso interior, estar bem connosco proprios, permitir-nos uns miminhos, e só depois estaremos aptos para fazer tudo o resto.
    O mais giro é que já sabemos como proceder neste ou naquele momento mas quando chega a hora não nos comportamos como na teoria =P
    Bons recomecos!

    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah verdadinha, Marta. Falar é fácil. Mas pôr as coisas por escrito ajuda-me a interiorizá-las - e bom, nem sempre é fácil estarmos em paz connosco quando o mundo nos está a cair em cima, há que ter defesas!

      Eliminar
  5. Olá Joana :)

    Adorei esta partilha. O conhecimento deve ser partilhado. E deste 10 pontos bastante úteis.

    Votos de muito sucesso!

    ResponderEliminar
  6. Que dicas muito boas! Temos de trabalhar na paz interior para que quando em certas situações podermos estar calmas

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Confesso que esta foi uma das publicações que mais gostei de ver no teu blog. Que dicas incríveis :)

    ResponderEliminar
  8. Excelentes conselhos! :D O melhor é mesmo não paralisar com o medo e saltar para a jaula dos leões. Agarrar o touro pelos cornos e fatiar o elefante aos bocadinhos. Esta última tem a ver em dividir uma grande tarefa em pequenas sub-tarefas :)

    Boa sorte para o novo emprego! Beijinhos Ana Paula :*

    ​Eléctrico 28:​​ Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah adoro as tuas metáforas animalescas! Sim, dividir as tarefas também é uma excelente dica :)

      Eliminar
    2. Achei que se adequavam bem à situação 😉

      Eliminar
  9. Concordo tanto com o que disseste. Adoro ver este tipo de posts e perceber o quanto me identifico com a maneira de pensar de quem escreve :)

    Beijinhos
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por estas dicas, Joana. São muito bem-vindas!

    ResponderEliminar
  11. Adorei Joana, dicas extremamente úteis que muitas vezes, no meio do stress e do desespero, acabamos por esquecer. É sempre bom ter alguém que nos relembre das coisas que podemos fazer para nos sentirmos melhor. Beijinhos **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, respirar fundo e relembrar o que é importante! :)

      Eliminar
  12. Sem dúvida que as dicas bem que se podiam enquadrar num livro de auto-ajuda, mas não podia concordar mais com elas! E, sim, tento ao meu máximo aplicá-las no meu dia-a-dia e muitas vezes são o que me vale :p

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah serei eu o próximo Gustavo Santos?! xD respirar fundo e manter a calma acima de tudo!

      Eliminar
  13. Linda! Adorei este post! Concordo com tudo o que disses-te! Este mês também foi dificil e stressante para mim. Para além das frequencias e estudos, viver com outras pessoas 'desconhecidas' pode ser bastante dificil, principalmente quando não há respeito mutuo!

    Acredita que adotei algumas dessas dicas para conseguir 'sobreviver' sem dar em doida!

    Coragem e vais ver que tudo vai melhorar. Continua a seguir as tuas proprias dicas ;)
    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que ter calma e pôr tudo em perspectiva, Rute. E acreditar que melhores tempos virão - é que o stress nem sempre nos deixa pensar nisso! Um grande beijo e muita força! :)

      Eliminar
  14. Não me tinha apercebido de que estavas a passar por uma situação menos boa minha querida. Fico feliz por estares a começar a ultrapassar. E quanto às tuas dicas...Acho que é isso mesmo :)

    ResponderEliminar
  15. Li e reli e faz tudo tanto sentido. Sabes que podes contar comigo para o que precisares, sabia que este princípio de ano estava a ser um bocado atribulado mas também sabia e sei que tu és capaz de imensa coisa e de tanto mais, rapariga.
    Usa as dicas e usa a amizade de quem te rodeia, não tem mal nenhum em pedires ajuda, nem que seja para dois dedos de conversa e um par de ouvidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste das melhores coisas que me aconteceu nos últimos tempos, sabes? :) <3

      Eliminar
  16. Muito bom o post! às vezes esquecemo-nos de coisas tão simples e que melhoram tanto a nossa vida :)
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  17. Tens razão, o post parece um pouco uma parte de um livro que auto-ajuda, mas não é isso mesmo que, de certa forma, nos ajuda a recomeçar?!

    Honestamente gostei muito dos teus conselhos e espero começar a segui-los - começar é sempre a pior parte! Haha, beijinho

    http://primavera-estacional.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Joana, não podias ter sido mais certeira! Gostei bastante dessa visão, que faz parte do meu dia a dia, e espero que a consigas ter sempre presente, pois só te pode levar ao sucesso. Como alguém disse um dia "só não comete erros, quem faz sempre a mesma coisa"...ainda bem que não te acomodaste e estás disposta a cometê-los!
    Beijinhos

    http://shesatcandyland.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Joana, não podias ter sido mais certeira! Gostei bastante dessa visão, que faz parte do meu dia a dia, e espero que a tenhas sempre presente, pois só te pode levar ao sucesso. Como alguém disse um dia "só não comete erros, quem faz sempre a mesma coisa"...ainda bem que não te acomodaste e estás disposta a cometê-los!
    Beijinhos

    http://shesatcandyland.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. excelentes ideias, as vezes o facto de nao termos calma e de nao estarmos em paz so atrapalha e nao ajuda em nada.
    beijinhos, jess
    girlygirlsthinkpink.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Dicas incríveis que podemos aplicar em todas as situações e acho que, acima de tudo, uma das mais importantes e que tenho implementar mais na minha vida é mesmo o "valoriza-te", porque se nós não gostarmos de nós, ninguém o irá fazer e temos de ter confiança no que somos, no que temos e no que fazemos.

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)