Photo | Off Sight + Postcards from Porto #3 | Do nosso Porto

Este Off Sight surgiu-me naturalmente, sem esforço. A verdade é que estas fotografias foram captadas quase "por acaso" - quando surgiu a oportunidade, numa tarde de Domingo, eu agarrei-a de imediato e foi fácil perceber porque é que queria trazer o meu Porto.





A verdade é que esta história de mudar de casa enquanto tinha mil projectos paralelos para fazer e terminar fez com que o tempo para passear e aproveitar a minha cidade fosse próximo de zero. E assim percebi algo: passear pelas ruas da Invicta faz-me falta, muita falta. E por isso, num Domingo em que decidi que precisava mesmo de parar, de passear, de deixar os "tenho de..." para trás, passeei com calma, com olhos de ver e com alma aberta pelas ruas e pessoas que me enchem o coração.





Parar numa praça do Porto é bilhete garantido para um desfile fascinante: pessoas de todas as idades, com todas as ocupações, de todos os extractos sociais, e com todos os propósitos. Uma tarde de Domingo serve para passear, para pensar, para ler, para conversar, desenhar, estar com os amigos ou só ver as vistas. E a vida é feita disto mesmo: cada um com o seu ritmo, partilhando a cidade que é de todos e de cada um.






Percebi algo neste Domingo: por muitos turistas e lojas "para turista" que o Porto tenha, a sua alma não desaparece nem enfraquece, apenas enriquece. Porque os portuenses são assim mesmo. Acolhedores, simpáticos, sinceros, práticos e desinibidos. Há espaço e vida para tudo e para todos.

Claro, fica o convite: não se esqueçam de espreitar por onde andaram as minhas companheiras de aventura! Este mês voltamos à carga em grande:


Que acham deste meu e nosso Porto?


7 comentários :

  1. Opa :') Quando pensas que o Porto tem muito encanto, chegas com estas fotos e vês que é uma cidade que não tem qualquer tipo de preço!!! Faço visitas com alguma regularidade aí e, a cada vez, é como se fosse a primeira. Há sempre tanta coisa para ver, há tanta coisa a acontecer. :') O Porto é, realmente, sinónimo de vida!

    NEW REVIEW POST | Have you SEEN THIS?! a MATTE CREAM CONCEALER :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    Please, VOTE FOR ME

    ResponderEliminar
  2. Lindo! É por isto que eu adoro o Porto. Gostei muitovde ver estas fotografias, a sério.

    Beijinho,
    Carolina
    w-her-e.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotos Joana. Sendo eu de Fiães, uma cidadezinha que fica a 20 kms do Porto, tendo aí feito a faculdade e vivido durante 1 ano, quando volto e ouço o sotaque tão próprio (e de que tanto gosto) e palavrões na rua penso sempre com um sorriso: cheguei a casa. :)

    ResponderEliminar
  4. Fotografias muito bonitas e com história! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso das fotografias!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante, as imagens captadas ficaram super interessantes, por serem tão casuais mostram bem a realidade de uma cidade :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto do Porto! Não me canso de voltar. Este ano fartei-me de ir mas sempre a correr, sem tempo para parar e conhecer, ou revisitar os locais onde gosto de ir. Enfim, é a vida. Gosto-lhe dos cheiros das ruas (há muitos cheiras diferentes no Porto, uns mais agradáveis do que outros). Acho que me lembro dos cheiros pela humidade que parece haver impregnada nas paredes escuras das ruelas. Gosto dos recortes e cores das casas da ribeira. Gosto das pessoas, da comida, do som das gaivotas, do movimento de gente... olha, gosto de tudo, até daquela neblina matinal que me impediu de aterrar lá no outro dia. haha Fotos lindas como sempre. A quinta... love it so much!

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)