Photo | Off Sight | Off Sight

Não poderíamos terminar o ano de melhor forma: com um post de um dos projectos que mais gosto me deu ter por este blog. Se o ano passado tivemos 6 on 6, este ano tivemos o Off Sight, e que aventura foi! Desde descobrir locais abandonados cheios de maravilhas para mostrar, grande parte deles na boa companhia da Catarina, até desafiar-me a fotografar mais aquilo que mais gosto: pessoas e momentos. Confesso: acho que estou viciada nestes desafios criativos!






Este mês decidi deixar-me levar pela interpretação literal de "Off Sight": que não está à vista. Assim, tentei captar momentos, expressões e gestos escondidos atrás das janelas, atrás das montras, em frente a um espelho, atrás de uma porta. Eu sei, não devia captar nenhuma imagem que invadisse a privacidade das pessoas, e já por isso tive o cuidado de fotografar apenas espaços públicos. No entanto, confesso que tenho um certo fascínio pelo dia-a-dia, pela vida, pelos momentos em que ninguém está a olhar. São esses os momentos em que somos mais transparentes, sem filtros, em que o nosso olhar deixa passar tudo o que vai na nossa mente. Somos mais nós, para o bem e para o mal.






Seja na azáfama de trabalhar numa mercearia típica do Porto do último sábado antes do Natal, ou a cumprimentar quem nos recebe com um sorriso, ou simplesmente no último café antes de nos recolhermos ao sossego do nosso lar, a vida é feita de momentos que nos trazem um pouco de tudo: tédio, stress, alegria, conforto, e tudo o que existe pelo meio. E o que a fotografia tem de mágico é conseguir captar cada um desses momentos e guardá-lo, encapsulado numa imagem, para sempre, congelando memórias de uma pessoa, de um povo, de uma época.






Por isso, seja em modo stalker como eu, ou seja em que estilo for: fotografem, captem, procurem os detalhes escondidos, treinem o vosso olhar e vão ver um mundo muito mais interessante do que o julgam. Mas nunca se esqueçam que, para saber onde procurar, é preciso viver também, por isso não se esqueçam de tirar os olhos de trás do ecrã e ver a vida sem filtros.

E, por uma última vez neste projecto, convido-vos com carinho a visitarem os posts das fotógrafas de serviço: as mais dedicadas, as mais brilhantes, e as melhores companheiras de Off Sight!


Ah, já agora...para o ano há mais! Aguardem novidades! :)
E que 2018 venha cheio de alegria para tod@s :)


14 comentários :

  1. Achei espetacular, fotografar os pequenos detalhes são os mais importantes, por vezes estamos tão ocupados connosco próprios que não olhamos em nosso redor... Adorei as fotografia, excelentes! Já estou a seguir o blog, um feliz ano!
    https://andievrinmoon.blogspot.pt/2017/12/sobre-2017.html
    XO
    Andie.

    ResponderEliminar
  2. Fotos liindaaas!! Amei <3
    que seu 2018 seja cheio de luz!

    www.apequenaka.com

    ResponderEliminar
  3. Todas tão bonitas.... Adorei os pequenos detalhes!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as fotografias e gosto imenso deste tipo de fotos do dia-a-dia, pois como disseste é aqui que somos mais transparentes!

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro as fotografias. Sao tao naturais.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  6. Minha Ji, um bom ano de 2018, espera que tenhas entrado bem! Obrigada por tudo, mesmo tudo, neste ano!

    The Paper and Ink

    ResponderEliminar
  7. Que fotos lindas!
    Desejo-te um 2018 em grande*

    ResponderEliminar
  8. Que ideia fantástica e os resultados estão à vista. As fotografias captaram mais do que um momento expontâneo. Na minha opinião, cada uma conta uma história. Beijinhos e Feliz Ano 2018
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  9. Joana, adoro o conceito e as fotografias, ficaram lindas, lindas. Bom trabalho miúda! ;)

    ResponderEliminar
  10. Ontem era só a cara que eu tinha
    cheia, hoje é o meu coração repleto
    de agradecimento, de amor para dar e
    alegria para dividir com quem risca
    nos lábios o riso da amizade.
    Bom ano novo e paz para todos da sua
    casa.
    Ah, eu estou seguindo o seu blog.
    Se você achar que o meu merece a sua
    presença, siga-me também.

    Beijos,

    silvioafonso


    ç

    ResponderEliminar
  11. Fotos com alma :-)

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  12. Ideia genial miuda, arranjaste um sub tema dentro do tema com o mesmo nome e resultou tão bem, adorei ver cada detalhe da foto por isso mesmo, ser sem filtros e ao natural. Gostei especialmente das fotos 6 e 8 porque parece que estamos a espreitar contigo, como se fosse um mistério hehe

    Obrigada por fazeres parte deste projecto, tenho aprendido imenso com as tuas fotografias, a tua partilha sincera das dificuldades e com a tua criatividade. Ah e adorei «as mais dedicadas, as mais brilhantes, e as melhores companheiras de Off Sight!» e não podia concordar mais heheh beijooo

    ResponderEliminar
  13. Uma das minhas séries do fotos preferidas desse vosso desafio. Tenho de embarcar em algo assim, o resultado é sempre surpreendente, não achas?
    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)