Beauty | ACMA | A minha experiência com o copo menstrual

Há uns meses decidi revolucionar a forma como lido com a menstruação: cansei-me do desconforto dos pensos, da trabalheira dos tampões, da preocupação de verificar se tinha algum "acidente", e sim, do enorme desperdício e lixo causado pelos produtos de absorção, que me fazia imensa confusão. Já é tempo de sermos conscientes nas nossas escolhas. Por isso, decidi dar uma oportunidade ao copo menstrual! Se quiserem saber mais, fiquem até ao fim: uni-me à Pegada Verde para vos trazer uma excelente surpresa, como incentivo para converter quem ainda não está convencida! :)


Provavelmente já ouviram falar destes copinhos por aí: são pequenos copos de silicone compatível com o nosso organismo, reutilizáveis até 10 anos, que funcionam como colectores da menstruação de forma segura e sem sustos.

Como funciona? Vamos lá:

A colocação é simples: se já usam tampões, o único passo extra é dobrar o copo para o inserir. Deixo-vos abaixo um vídeo com algumas formas de o fazer. Isto é importante porque, para algumas pessoas como é o meu caso, a dobra standard em U dificulta um pouco porque o copo pode não abrir sozinho depois de colocado. Então, depois de alguma pesquisa, descobri que a forma mais simples para ele se abrir é fazendo a dobra número 1 ou a número 5 do vídeo abaixo (para mim!). Depois de colocado, ele abre e cria um vácuo que impede que o sangue desça ou que o copo se mexa.


A utilização não tem nada que se lhe diga, literalmente. Não o sinto, não dói, não se vê, não tem qualquer cheiro, e estando bem colocado não há absolutamente nenhuma fuga. Zero, nicles, niente. E o melhor de tudo é que não tenho que me preocupar com ele durante 12 horas - não tenho muito fluxo, mas se esse for o vosso caso basta limpá-lo com a regularidade adequada a vocês!

Retirá-lo poderá ser a parte mais tricky até apanhar o jeito, mas na realidade é fácil: puxar um pouco pela patilha para o conseguir agarrar, apertar ligeiramente a lateral para libertar o vácuo, e aí sim, retirá-lo sem dificuldades.

A limpeza é provavelmente a parte que causa mais dúvidas, mas na verdade, como o silicone é um material que não absorve as impurezas (embora, com os anos, provavelmente acabe por ficar tingido), é bastante simples. No caso do meu copo, deve ser fervido durante 3 minutos antes de o colocar pela primeira vez a cada menstruação (deixando-o arrefecer, obviamente), e novamente no final da utilização, no fim da menstruação. Durante o período em que tenho que o usar, basta retirá-lo, despejar o conteúdo na sanita - e se não gostam de sangue isto pode ser um deal breaker, verdade - e depois passar por água. Se tiverem um sabonete neutro à mão, usem-no, se não, a água é suficiente. Depois voltar a introduzir (podem colocá-lo húmido para ajudar). Para uma limpeza mais detalhada, há alguns produtos específicos à venda.

Deixo-vos com alguns vídeos que abordam algumas questões interessantes e que talvez possam tirar algumas dúvidas:




A Pegada Verde uniu-se a este post para vos ajudar a tomar a decisão de experimentar: com o código jiji15lunette terão 15% de desconto em todos os Copos Menstruais Lunette (não inclui as Toalhitas ou Líquido de Limpeza), com portes grátis! O código é válid​o​ ​até 28 de Fevereiro​ de 2018. Se espreitarem a página do Lunette, têm todos os detalhes sobre ele e a sua utilização, mas se tiverem alguma dúvida não hesitem em pedir aconselhamento - mesmo quanto ao tamanho! Esta é uma das melhores opções do mercado, já que é feito de silicone cirúrgico, seguro e estável, e, no caso dos coloridos, o seu pigmento não está em contacto directo com o organismo, ao contrário do que acontece com algumas opções mais baratas em borracha termoplástica, sendo assim mais seguro e durável.

Um pedido importante: por favor, tenham cuidado se encontrarem alguns super baratos online por uma questão de segurança - todas sabemos que há por aí produtos com materiais muito duvidosos e que, a quem não é entendido na matéria, parecem perfeitamente legítimos - mais sobre isso neste artigo bem directo ao assunto e que nos avisa sobre a presença de substâncias perigosas em alguns "baratuchos" que por aí andam.

Vale o investimento? Sim! Pode parecer caro, mas tenham em conta que um copo dura cerca de 10 anos, e durante esse período gastamos bem mais do que 30,00€ em absorventes, já para não falar na poupança ambiental gerada: estima-se que 100 milhões de mulheres usem tampões descartáveis, e muitas mais serão as que usam pensos. Se aos poucos conseguirmos mudar para opções reutilizáveis, os materiais consumidos e o lixo produzido serão reduzidos drasticamente, e consequentemente reduzimos a nossa pegada ambiental numa importante parcela.

Conto convosco para ajudar a melhorar o mundo - o nosso, do dia-a-dia, e o de todos? :) 

__________________________________

Este post é uma participação no projecto ACMA - Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui: Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona trazer a cultura de volta à internet com temas bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e/ou ler a nossa revista digital


47 comentários :

  1. Continuo a achar isso bué esquisito xD Mas acho muito bem que tenham inventado algo melhor para o ambiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah percebo-te, mas olha que é mais uma questão de "racionalizar" a coisa: é só sangue, não faz mal nenhum a ninguém, e a nível de conforto, na minha opinião, é bem melhor do que um tampão! :D

      Eliminar
  2. Olá!
    Este é um produto que me cria uma mistura de sentimentos. Por um lado, acho um conceito super interessante e que me desperta imensa curiosidade. Por outro, faz-me muita confusão. Acho tão esquisito.
    Mas acho que fazem bem investir nesta área e procurar soluções que ajudem a cuidar do planeta.
    Beijinho*

    BeYowesome | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te perfeitamente - temos na cabeça que a menstruação é uma coisa impura, mas se racionalizares a situação facilmente percebes que não vem mal nenhum ao mundo - é só sangue!

      Eliminar
  3. Infelizmente ainda faço parte do grupo de pessoas que não utiliza mas, sinceramente, tenho tido muita curiosidade nos últimos tempos. Uma amiga comprou e falou-me tão bem dele que fiquei mesmo curiosa. Depois, chego aqui e leio coisas tão positivas que não ajuda (e ainda bem!). Para ser honesta, é algo que quero mesmo experimentar e que gostava de incluir na rotina mas ainda me custa um bocado a imaginar e, além disso, tenho um bocado de pavor a sangue. Enfim... Mas prometo que vou pensar no assunto e tentar decidir-me a tempo de usufruir do teu desconto porque realmente além de pouparmos imenso dinheiro nos 10 anos, ainda estamos a ajudar o ambiente (que, neste momento, bem precisa de ajuda...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeaaaaaah espero conseguir converter-te ahah :D é a melhor coisa que podia ter comprado, acredita: não há mais desconforto, não há mais lixo, e não há mais gastos! A questão do sangue pode fazer-te alguma confusão, admito, mas olha que provavelmente vais ver menos do que estás a pensar que vais ver xD qualquer dúvida, apita! :D

      Eliminar
  4. Tenho, uso, adoro, nunca mais volto a usar coisa nenhuma. É um produto muitíssimo bem conseguido em todos os aspectos e duvido que haja alguma alma que o experimente e não fique absolutamente satisfeita. Recomendo vivamente a toda a gente.

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei e ainda estou um pouco reticente. Mas talvez perca o medo e compre um.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que vale a pena - se te deres bem com tampões, não há porque não te dares bem com isto :)

      Eliminar
  6. ando há tempo e tempo para experimentar uma coisa destas, não sabia é que se vendiam cá! não tinha ainda disponibilizado tempo para me dedicar à busca online e assim também já não preciso. este é o ano em que me converto, acho eu. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vendem sim - até já tem nas farmácias também! Mas tenho visto outras marcas, esta tem melhor fama e ainda não vi em loja física. Vai, moça, vale a pena!

      Eliminar
  7. Estou no meu primeiro mês com o meu e não quero outra coisa. Obrigada pela partilha, espero que ajude a convencer quem ainda está indeciso, porque vale bem a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver! Obrigada por deixares aqui o teu testemunho - ainda só vi uma pessoa a dizer que não se adaptou, no meio de centenas de coisas que já li sobre isto!

      Eliminar
  8. Já uso há mais de cinco anos e foi a melhor coisa que podia ter feito. Vejo as minhas amigas a queixarem-se porque têm que ir à casa-de-banho frequentemente com medo de se sujarem e não temos propriamente esse problema com o copo porque, e se utilizado como deve ser, dá-nos uma segurança e um conforto completamente diferentes (mas ainda não consegui convencê-las a comprarem um, ficam sempre incomodadas com a parte da limpeza e afins :p)

    Obrigada também por este tipo de publicações. Acho que devíamos todas falar um pouquinho mais sobre isto! E por muito que seja óptimo para nós em termos de conforto, acho que o impacto ambiental é ainda mais importante e merecedor de atenção :)

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo de tudo o que escreveste! :) Obrigada pelo teu comentário, Sónia!

      Eliminar
  9. Falta ainda um pouco mais para me convencerem... Ainda não cheguei lá!!

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Continuo reticente :\ Não é pela limpeza, é mesmo porque o tamanho me intimida, mas gostava imenso de experimentar...

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não é nada de especial, Cátia! E é maleável, super confortável - não se sente mesmo, nem é maior do que um tampão ao entrar! Aliás, provavelmente tu serás o tamanho mais pequeno (em todo o caso na Pegada Verde dão todo o aconselhamento necessário), e não é nada de especial, a sério :)

      Eliminar
  11. Foi so das melhores coisas que me aconteceu na vida!!

    ResponderEliminar
  12. Eu vejo tanta gente a falar disto e até já tive um na mão, mas confesso que ainda tenho um bocado de "receio" e nem sei bem porquê (com tampoes foi a mesma coisa).. Estou mesmo tentada a comprar um e experimentar (e se nao funcionar para mim, paciencia!)
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te adaptaste aos tampões, quase de certeza que vais gostar ainda mais disto :D não podes é desistir à primeira - é necessária adaptação :p

      Eliminar
  13. Acho conceito super interessante, mas confesso que tenho algum receio porque não me dou muito bem com tampões...

    Beijinho da Inês do blog: umblogindisponivel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não gostas dos tampões por causa da colocação? Se assim for, talvez não seja a melhor opção para ti :\ eu confesso que gosto mais disto do que de tampões porque me sinto mais confortável - não o sinto de todo, o que não me acontece com os tampões!

      Eliminar
  14. Olá Joana, extremamente útil este post! Uso o copo há cerca de 6 meses e pensava que só existia uma forma de o colocar e acabei de descobrir que não! Infelizmente ainda há muitas mulheres com receio mas acho que ajudaste a "desmistificar" o assunto! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário, Sandra! Estamos sempre a aprender :) Espero que sim!

      Eliminar
  15. Muito obrigada por este post Jiji.:D Ainda esta semana falei disto lá no blog (http://letrad.blogspot.pt/2018/01/go-green-3-mudancas-amigas-do-ambiente.html) e quero mesmo investir num. Ainda não tinha visto nada a falar sobre as formas de o "dobrar", obrigada por explicares tudinho.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, Daniela :D qualquer dúvida, apita. Eu acho mesmo que vale a pena :D

      Eliminar
  16. Adoro! É uma magnífica escolha, para acabarmos com o lixo feito com tampões e pensos. Mas faz-me muita confusão. "Como é que isso se enfia?" Eu não tenho experiência com tampões por isso nunca fiz nada do género :o Então faz ma batante confusão apesar de ser algo que gostava de saber mais, porque sou ambientalista e tudo o que exista para melhorar a nossa e a vida do planeta... Contem comigo! Muito Obrigada por partilhares a tua experiência!!

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não tens experiência com tampões pode ser um bocadinho mais difícil de "acertar" à primeira, mas para te ser honesta custa-me muito mais colocar tampões do que isto! Somos muito elásticas "lá em baixo" :p Dá-lhe uma oportunidade, sem preconceitos, e vais ver que vais gostar! :D

      Entretanto podes sempre comprar uma caixa de tampões e experimentar a colocação para ver se te adaptas, nesse aspecto é semelhante :)

      Eliminar
  17. Eu uso há uns 6 meses, foi a melhor decisão que tomei.
    Pratico natação e corrida com ele colocado e é super confortável, sem comparação com qualquer uma das outras opções (pensos e tampões).
    Confesso que no início estava com muitas dúvidas em relação ao sangue, mas é bastante prático e o sangue não é o fim do mundo. A cereja no topo do bolo, não tem qualquer cheiro.
    Recomendo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou uma preguiçosa por excelência por isso ainda não experimentei fazer desporto com ele, mas não duvido da sua eficácia! É isso mesmo, é uma questão de hábito :)

      Eliminar
  18. E onde é que o fervem/esterilizam? Num recipiente próprio apenas para o efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso um fervedor só para isto, mas é porque tenho um "a mais", porque se pensarmos bem o propósito é precisamente matar quaisquer bactérias presentes, portanto não me parece que haja problema em usar um fervedor que não esteja exclusivamente destinado a ele. Entretanto, vou também esclarecer a 100% esta questão :)

      Eliminar
    2. Resposta da Pegada Verde:

      "[...] por norma o que sugerimos é que se tenha um recipiente especifico para o copo ferver. Ainda que a água ferva e tudo seja esterilizado, acabamos por nos sentir melhor se o recipiente for utilizado apenas para este efeito.
      No entanto é uma questão que fica à consideração de cada mulher."

      Eliminar
    3. Obrigada Joana Sousa pelo esclarecimento! :)

      Eliminar
  19. Obrigada pela partilha e esclarecimentos... Muito importante! No entanto continuo a achar pouco higiénico por exemplo lavar as mãos onde outra pessoa pode ter estado antes a lavar o sei copinho. Imaginemos: estou numa casa de banho pública e mudo o tampão ou o penso estes vão para um recipiente específico que está nas casas de banho. Agora o copo vai ser despejado e limpo ali conspurcando o espaço ( e bem sabemos a quantidade de doencas que pode transmitir o sangue);depois vou voltar a colocar um copo que foi limpo numa casa de banho pública?!?!? Parece me pouco seguro a nível de saúde pública e higiene pessoal!
    Mas é a minha opinião claro!
    Xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Entendo a questão que coloca. No entanto, há algumas questões e mitos a ter em conta. O copo é concebido de forma a que, para muitas pessoas, só tenha que ser limpo de 12 em 12 horas - por exemplo, eu nunca tive que o limpar fora de casa! Por outro lado, há uma ideia de "falta de higiene" associada que não é justa: a questão de lavar as mãos é exactamente igual ou pior quando falamos de tampões, já que a aplicação é igual e o material dos tampões ainda é mais absorvente (e há que ressalvar que é possível lavar bem as mãos num wc público, olhemos para os tempos da gripe A). Quanto ao sangue, este vai "cano abaixo" e a não ser que a pessoa tenha algum acidente não entra em contacto com nada que não deva (e os processos de tratamento de água são capazes de eliminar os perigos, ou já teríamos morrido devido aos esgotos!). É óbvio que há uma questão de conforto pessoal envolvida, mas a higiene não será um problema :)
      Obrigada pelo seu comentário, é sempre importante levantar estas questões!

      Eliminar
    2. Joana, muito obrigada pelo esclarecimento. Compreendo, mas de facto é uma questão que infelizmente ainda não consegui superar. Talvez com tempo...
      Xoxo

      Eliminar
  20. Ouvi falar uma ou duas vezes, mas sem grande pormenor. Estive agora a ler , e decidi comprar para experimentar. Porque não? Com tanto comentário positivo, aguardo uma experiência positiva também ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa, Débora, fico muito contente! Espero que te dês bem com ele - qualquer coisa, apita :D

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde.. Penso que à semelhança de muitas mulheres já tive curiosidade em relação ao copo, mas ainda não tive coragem para experimentar, apesar de até já o ter visto em lojas físicas.. Para mim, a grande questão tem a ver com as fugas.. Caso o copo fique mal colocado, ocorrem fugas? É normal isso acontecer ao início, enquanto não se tem prática? E com a prática de desporto? Não se desloca? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo interesse, é sempre bom sabermos mais :D entrei em contacto com a Pegada Verde para esclarecer a dúvida e a resposta foi a seguinte:

      "Relativamente à questão que nos colocas, a marca Lunette não incluí nenhum modelo específico para desporto. A marca tem apenas 2 tamanhos, os suficientes para que se adaptarem a todas as fisionomias, idade, fluxo ou estilo de vida. Para quem pratica desportos como yoga, pilates ou dança com muita frequência o tamanho recomendado é o 1, porque este tipo de exercício ajuda bastante à tonificação dos músculos pélvicos. Nos restantes casos, a escolha do tamanho deverá ser orientada pela tabela de guia de tamanhos Lunette que encontras no nosso site, onde a idade, fluxo, ou se já foi ou não mãe por parto vaginal são alguns dos fatores influenciadores. Não há qualquer tipo de risco na utilização do Copo Menstrual na prática de exercício físico, e é até uma opção mais segura e confortável do que o tampão por exemplo. Por ser em silicone o copo vai adaptar-se às paredes do canal vaginal, e manter-se em vácuo, não ocorrendo o risco de deslocar-se e/ou originar fugas. No caso da natação por exemplo, não há o risco de absorção da água da piscina, que ocorre muitas vezes com o uso de tampões e que é algo bastante nocivo ao nosso corpo."

      Tudo ok, portanto! Espero que ajude :D

      Eliminar