Personal + Home | Como assim, acordar cedo?

Acordar cedo sempre foi um castigo para mim - muito por culpa das horas miseráveis a que me deito, eu sei. Por norma sobram-me pouco mais de 5 horas para dormir, se quiser ter um início de dia calmo antes do trabalho. É certo que funciono bem com poucas horas de sono, mas levantar-me cedo e a tempo de não ter que começar o dia a correr...bem, isso já é outra história.

Alarm clock - c/o Banggood
Quero fazer essa pequena-grande mudança na minha vida: acordar mais cedo e aproveitar e escrever, fotografar ou ler um pouco antes de ir trabalhar. Ter tempo para ter calma, arrumar o que for preciso e tomar um pequeno almoço preguiçoso - este tem sido um dos meus maiores prazeres, quando possível. Tenho dado conta que, nos dias que começam de forma mais lenta, tudo parece correr melhor: estou mais focada, mais produtiva, e com a cabeça no sítio, sem lugar a confusões. Talvez isto tenha mesmo uma grande influência no nosso nível de stress - afinal de contas, se começarmos o dia acelerados, colocamos o nosso espírito em alerta logo desde o acordar!


Assim sendo, e se quiserem enveredar pelo mesmo caminho na expectativa de que seremos adult@s funcionais e responsáveis (um dia...), deixo-vos algumas sugestões que fui encontrando enquanto via o que diziam @s gurus do bem estar que aparentam ter a vida perfeitamente organizada. Duvido que a tenham, mas se tiverem padrões de sono porreiros eu já lhes dou ouvidos! Cá vai:

1 . Define o objectivo para acordar cedo: se quiseres acordar cedo "só porque sim" mas não estiveres habituad@ a isso...esquece. Ficar na cama é bom demais para saíres e ficares a olhar para a parede a pensar no que vais fazer, e não te vais sentir obrigad@ a isso.

2. Deita-te a horas que permitam ter o descanso de que necessitas: ou seja, se fores como eu, vais ter problemas em acordar mais cedo se também não te deitares mais cedo. Lógica pura.

3. Vai dormir com o teu espaço em ordem: esta é dica minha. Acordar e ver tudo virado do avesso só me faz querer esconder-me debaixo dos lençóis. Se jogavam Sims vão perceber o que quero dizer - lembram-se do indicador que melhorava ou piorava consoante a limpeza e arrumação do espaço? Se o vosso for sensível como o meu, mantenham o vosso espaço arrumado!

4. Encontra o teu despertador ideal: música no telemóvel? Um galo aos gritos? Um despertador comum? Uma hora única ou 10 despertadores, just in case? Vai testando e descobre o que funciona melhor. E sim, pode correr mal, mas quando o ligares lembra-te que, por exemplo, se colocares apenas um e não te levantares vais chegar atrasad@, e ninguém quer isso!


Há uns meses mostrei-vos nesta wishlist algumas coisas que queria para a minha casa, mas esqueci-me de algo essencial: o meu despertador! O telemóvel é demasiado fácil de desligar e há qualquer coisa no botão de snooze que me atrai. E, deixem-me explicar, eu sou um bocadinho esquisita. Recurso-me a ter uma coisa feia na minha mesinha de cabeceira, mas também não queria um daqueles tipo "antigos" porque já tive um e o desgraçado provocava-me ataques cardíacos - quem tem sabe do que falo! Então arrisquei pedir este aqui da Banggood, uma vez que encaixa perfeitamente na decoração do meu quarto e tem uma série de funções porreiras. Foi uma boa escolha: consigo activar até três alarmes - snooze queen over here, mas tento usar só um -, tem uma iluminação potente que se liga quando se toca nele, e ainda mostra a data e a temperatura. Ah, e o alarme não é aquela coisa estridente e capaz de matar alguém de susto - não é o som mais agradável do mundo, mas para um despertador electrónico não está nada mal!

5. Coloca o despertador longe da cama: se te levantares e voltares para a cama, então tens mesmo de tomar essa decisão conscientemente, e pode ser que a "culpa" te impeça. Been there, done that.

6. Se usares o telemóvel, descarrega uma app com um despertador complicado: há apps que te obrigam a fazer contas, exercício, ou mil e uma coisas diferentes - há para todos os gostos! E enquanto te entretens a desligar o despertador, acordas e ficas consciente q.b. para não voltares a pousar a cabeça na almofada!

7. Habitua-te: por último, mas talvez devesse estar em primeiro. Tenta ser o mais regular possível na tua hora de acordar, já que, por sermos bichos de hábitos, eventualmente o teu corpo habitua-se a levantar-se às x horas e talvez até comeces a despertar sozinh@ - de certeza que conheces alguém que acorda sempre à mesma hora sem despertador, independentemente da hora a que se deita!

E escrevo-vos isto à 1h da manhã, enquanto penso que devia estar a dormir. Talvez este não seja um bom começo, mas prometo que agora vou tentar a sério!...espero eu! 

As peças marcadas com c/o foram gentilmente cedidas pela marca. O conteúdo publicado é da minha autoria e a minha opinião honesta.


13 comentários :

  1. Se há coisa que me irrita em mim própria é a facilidade com que caio no mau hábito de ir dormir tarde. Odeio! Até há umas semanas estava tudo a correr bem: ia dormir entre as 23h30 e a meia-noite, acordava cedo, fazia montes de coisas pela manhã, e tinha dias mais produtivos! Depois veio o frio (o que é uma desculpa óptima) e comecei a passar mais tempo na cama de manhã e se passo mais tempo na cama de manhã já não preciso de dormir tão cedo e pronto... descambou tudo! Mas quero ver se volto à rotina anterior porque até tinha mais energia. Por isso, estamos juntas! Boa sorte! :D


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Tamo juntas mesmo! Eu sempre fui muito "noctívaga", por isso nem tenho esperança de me deitar antes da meia-noite, mas se conseguisse isso em vez de me deitar às 2h já ficava feliz!

      Eliminar
  2. Eu deveria ter esse hábito de me levantar mais cedo, mas é tão dificil com este frio...
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah como te entendo, Olívia! Ainda hoje estava quase impossível sair da cama!

      Eliminar
  3. Apesar de me custar sempre imenso levantar de manhã, ponho em prática a maioria das dicas que aqui falas. Tenho um número de horas fixo que preciso de dormir por noite - normalmente, oito. Tenho o meu despertador sempre longe da cama, para me obrigar a levantar logo, e uso só um despertador. Normalmente, quando tenho algo para fazer e motivação para o fazer, não me importo nada de acordar cedo. Mas, como dizes e bem, é uma questão de hábito!

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Praise you, girl! Só queria a força para me levantar e não me ir enroscar de novo. Vamos lá ver se afastar o despertador da cama resolve!

      Eliminar
  4. É mesmo verdade acordar cedo é meio caminho andado!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/gamiss-wishlist-thinking-about-summer.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  5. São dicas que já sigo há uns bons aninhos e que, sempre que falho por algum motivo especial, sinto logo os efeitos nefastos eheh
    A verdade é que criar certas rotinas e hábitos faz mesmo bem. Não nos devemos deixar cair na tentação de mecanizar tudo nas nossas vidas, porém, o intervalo de sono e os efeitos no nosso corpo e dia são mesmo importantes. Acho que fazes muito bem lutar por esta causa, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Definitivamente algo que gostava de mudar também! É sempre um sacrifício acordar cedo, mesmo. Adorei o despertador, que giiro.
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  7. Uma manhã sossegada é um sonho que não me parece que vá conseguir concretizar tão cedo xD Mas adorei o despertador, é lindíssimo!

    ResponderEliminar
  8. Eu sou o.contrário, gosto de acordar com aquela pressão de despachar mas preciso das minhas oito horas ou o dia vai ser pouco produtivo.
    Quero muito começar a usar o despertador e deixar o tlm noutro lugar para parar de adormecer e acordar com o tlm.
    O ponto 6 é pra esquecer, irritava me com o bicho e mandava-o contra a janela hahahaha
    Adoro os teus posts da tua casa e as tuas dicas maravilhosas!

    ResponderEliminar
  9. Eu amo acordar cedo :) Sou uma pessoa totalmente matinal e acordo sempre com uma disposição incrível. Desde o início do ano que decidi deixar o telemóvel fora do quarto e colocar pilhas no despertador que tinha na cabeceira e noto uma grande diferença não só no acordar mas principalmente o não agarrar-me logo ao tlm ainda na cama :)

    adorei as dicas joaninha :)

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  10. Eu amo dormir. E adormeço facilmente. Não interessa o quão tarde ou cedo me deite porque levantar da cama vai custar sempre. Tenho tentado, tal como tu, acordar mais cedo porque de facto já comprovei que o dia rende mais, é mais produtivo e sabe melhor. Mas depois há a outra sensação que se chama "ronha" ahahah. É uma luta constante!

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)