A Saga do Telemóvel - que não foi saga nenhuma...
Há umas semanas o meu telemóvel avariou. Foi uma compra "sofrida", um investimento pensado e que é para durar uns anos valentes (até avariar de vez, basicamente). Podem, portanto, imaginar o meu pânico quando ele avaria a escassos dias de fazer um ano. Pensamento automático: vão dizer que o deixei cair, vão saltar fora da garantia, vão... enfim. O Zé já estava farto de aturar o meu dramatismo e ainda nem 10 minutos tinham passado. Quando descubro que a loja onde o comprei tinha fechado, tive um ataque de riso nervoso. Não dormi direito. No dia seguinte, à hora de almoço, levo-o à assistência da Huawei."Ainda está na garantia. Não, não preciso da factura. Pode vir buscá-lo ao final da tarde!"
Mundo 1 - Joana 0. História anticlimática. Na noite anterior quase tinha um colapsozinho nervoso, para depois ter esta resposta dos deuses. Não Joana, as empresas não são todas uma desgraça no serviço pós-venda.
A Saga da objectiva - uma mini saga que só teve enredo na minha cabeça...
Comprei há umas semanas uma objectiva. Investimento, coisa pensada, pesquisada, procurando a mais barata possível porque não sou feita de dinheiro. Encontrei um rapaz que estava a vender o que eu queria a um preço baixo. Primeiro instinto: perguntar se de facto funciona. Que sim, que está tudo ok, e até está na garantia. Lá marcamos encontro, testo a objectiva e parece-me haver algo estranho, uma demora na resposta do auto-foco, mas como nunca tinha utilizado uma desta marca penso que é porque a minha câmera que não é nenhuma bomba. Lá compro a objectiva.Passadas poucas horas vou testá-la e o pesadelo acontece: começa com as demoras, passados uns minutos começa a dar erros, e como se isso não bastasse, por fim começa a desligar-me a máquina de cada vez que tento disparar. Compra no OLX, sem recibos, sem comprovativos, vou ficar a arder, mimimi, ai que eu morro. Toca a mandar e-mail ao vendedor, já pronta para ter que começar a insultar alguém.
"Que estranho, isso nunca me aconteceu! Mas devolves-me a lente, eu devolvo-te o dinheiro, e vejo com o reparador o que se passa."
Mundo 2 - Joana 0. Nem toda a gente anda neste mundo para nos aldrabar. E, ainda assim, eu não conseguia deixar de pensar "vai ao reparador, ele não faz nada [porque este erro só acontecia na minha câmera!] e a seguir voltas a vender-ma na mesma." - eu sei que isto não faz sentido, mas é o que penso logo.
Duas semanas depois, lá nos encontramos de novo para testar a objectiva arranjada: ninguém encontrou o problema, mas substituiram os contactos por prevenção. Funciona na perfeição.
Mundo 3 - Joana 0. Menos mal para mim que agora tenho um amorzinho novo, mas tenho que tirar daqui umas lições.
Esta mania de sofrer por antecipação...
Vivemos num mundo manhoso? Sim senhora.Somos todos maus? Não. Não, não e não.
Não digo para confiarmos cegamente em toda a gente - principalmente no que disser respeito à nossa segurança e a possíveis burlas - mas também não é preciso sofrer por antecipação sempre que algum contratempo acontece, sem ter sequer avaliado o que se pode fazer. Estou a escrever isto mais para reforçar esta ideia na minha cabeça do que propriamente por achar que a maioria das pessoas é como eu. Sofrer por antecipação é a minha especialidade nestes assuntos e, embora adore o ditado "mulher prevenida vale por duas", passava bem sem o sofrimento desnecessário a que me submeto.
Conclusão? Não tenho grande coisa a acrescentar - isto é mais um desabafo e uma necessidade de organizar as ideias do que uma lição que vos possa transmitir. Mas se há algo útil a concluir é: tudo se arranja, tudo se resolve - mais tarde ou mais cedo, com mais ou menos dificuldade, mas nenhuma destas coisas "mundanas" nos vai trazer o fim do mundo e nem toda a gente está à procura de enganar os outros. Como diriam as nossas avós, "haja saúde"! Certo?
PS.: A quem ainda por cá andar, perdoem-me o desaparecimento sem aviso prévio. A inspiração não tem sido muita por cá - ou tem, mas não vou fazer deste blog o meu diário fotográfico, por isso vou voltando quando tiver coisas para contar! Obrigada <3
A pior coisa que podemos fazer a nós próprios, sofrer por antecipação.
ResponderEliminarMas acho que aprendeste bem a lição ahahah
Ainda bem que correu tudo pelo melhor :) O mundo consegue ser um sítio horrível, mas ainda há algumas pessoas boas que tornam o mundo mais suportável :)
Lovable Maria | Instagram | Youtube
Sou tal e qual como tu...
ResponderEliminarEu também sou um pouco assim. Acabo quase sempre por assumir o pior, e no fim afinal a coisa até não corre assim tão mal. Mas prefiro assim do que ao contrário.
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Dr. Valentina, Veterinária
Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!
ResponderEliminarJá até salvei em meus blogs favoritos ❤️..
Meu Blog: Ganhadores do Paraíba de Prêmios
Apesar de estar bem melhor, também sofro por antecipação.
ResponderEliminarTal como nas situações em que falaste, percebo que sofro normalmente para nada (felizmente), pelo que tenho tentado mudar isso.
http://arrblogs.blogspot.com/
Como te compreendo! Ás vezes de uma coisa pequena ou até simples começa-se a criar uns enleios na cabeça. No fim, percebo que afinal não era preciso tanto. Mas acontece!
ResponderEliminarBlog: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFSxFwBUO4vK64lhrW2reyw