Photo | 6 on 6 | Criar!

Com a chegada de Dezembro e do final de 2016, terminamos também esta viagem maravilhosa que foi o nosso 6 on 6. E fechamos com chave de ouro: tema livre

Foi então tempo de deitar as mãos à massa e fazer aquilo que faço muito menos do que gostaria: criar! Foi esse o mote para mim, criar. Arriscar. Todas as fotos que aqui vêm são resultado de experiências, de técnicas e tipos de fotografia que me causam uma curiosidade imensa mas que por um ou outro motivo raramente ou nunca pus em prática. Pois bem, tinha aqui a desculpa perfeita para deixar a preguiça de lado! Os resultados não foram os mais perfeitos, como nunca são nas primeiras vezes em que experimentamos algo, mas estou orgulhosa deles!

Inner Demons
Light painting.  Facílimo de fazer, com resultados espectaculares. E dá para fazer com mil motivos diferentes! Só tinha experimentado uma vez para pintar o nome da in skené (aqui) no ar, e agora optei por uma abordagem completamente diferente, e gostei!

A Espera
Preto & Branco. P&B, B&W, como quiserem. Não recorro frequentemente a este tipo de tratamento porque dou por mim a adorar as cores que o mundo tem para oferecer e bom...acabo por nem dar uma hipótese. Mas não há dúvidas de que esta técnica de tratamento de imagem pode trazer todo um novo mood a qualquer fotografia.

Happy Lights
Light painting com tripé. Uma câmara e um tripé, é tudo o que precisam! E uns edifícios com luzes engraçadas, ou façam como eu e aproveitem as luzes natalícias! Vi este post no DPS e foi automático: tinha que experimentar isto!

Curiosidade
Street photography. Gente. Eu não devia utilizar esta foto, não pedi autorização - e se alguém conhecer este menino, manifestem-se, a sério, para eu poder pedir desculpa e perguntar se posso utilizar a foto, porque gosto mesmo dela! Acho que é o único problema e a razão pela qual não faço mais fotografia de rua: falta de lata para chatear as pessoas.
Finalmente dei uso à minha 70-300mm, que o meu pai comprou há anos e que raramente vê a luz do dia, e saltei para o Porto de "monstro" na mão. E de facto, quando se começa a atinar com as configurações na câmara, conseguem-se fotos muito giras - não que esta esteja tecnicamente perfeita, mas adoro o olhar do miúdo!

Peek
Contra-luz. É daquelas coisas que adoro, adoro, adoroooo ver em fotografia, mas que acho que só experimentei uma ou duas vezes, já há muito tempo. Este aconteceu "por acidente": vi os contornos em contra-luz e tive que os apanhar. E que bom acidente.

The Boy
Seize it. Esta não se prende com uma técnica, mas sim com um momento. Estava a voltar para casa à noite, e passamos por esta rua. O nevoeiro criava um efeito espectacular com as luzes, a rua tem um aspecto já sombrio só de si...e eu sem a câmara comigo. 5 minutos depois, estava em casa a pegar na câmara e a voltar para aqui - e a pedir ao Zé que fosse o modelo, claro! Depois de um guarda nocturno a perguntar se estava tudo bem (afinal de contas eu estava sentada no chão e ele no meio da rua), a câmara a semi-avariar (agora foi para a garantia *lágrimas*) e muita má disposição com essas avarias, lá consegui a foto!

E assim termina um ano de aventura. Um ano em que aprendi imenso - mesmo! Um gigante obrigada à Marta por ter lançado o desafio. Desconfio que aprendi e arrisquei mais este ano do que no muito tempo em que digo que já sei umas coisas sobre fotografia! E os meus mais sinceros parabéns a todas pela evolução espectacular que tivemos com as 72 imagens que cada uma de nós publicou ao longo de todo o ano de 2016!

Não ficamos por aqui: estas são as últimas imagens do nosso 6 on 6, mas ainda vem aí um post de fecho. Porque isto não podia simplesmente ficar assim - um ano de aprendizagem e partilha não se resume tão facilmente! Até lá, não se esqueçam de espreitar o último 6 on 6 de todas:


E pela última vez (em 2016!) pergunto-vos: o que acharam dos clicks deste mês? :)


31 comentários :

  1. Os resultados não foram os mais perfeitos? Whaaat? Claro que foram :D
    Essa primeira foto? Incrível! E a da árvore? Tão nice! Adorei que tenhas decidido arriscar e explorar novas técnicas. Acho que estás cada vez mais pro :D Parabéns minha Jiji <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thaaaaaanks, gurl <3 foi mesmo bom estarmos neste projecto - e crescermos nisto! - juntas! Parabéns também para ti! :D

      Eliminar
  2. MIÚDA! Mas o que é isto? :o Os meus sinceros parabéns! Por cada uma delas!

    ResponderEliminar
  3. OMG Jiji!! Tu consegues surpreender sempre, como fazes isso? Logo que vi a primeira vez o meu coração saltou, está digna de um cartaz de filme de terror :P Adorei!! E todas as outras fotos, a expressão do menino com a árvore de folhas salmão no topo, os detalhes da casa, o senhor a preto e branco (aqui teria me juntado mais a ele e desfocado aquela malta toda lá atrás).

    Bem sei o que custa ir prá rua tirar fotos a pessoas, no curso de fotografia o prefessor obrigava-nos a fazê-lo e era um sacrilégio. Well, ainda o é. Estás mais uma vez de parabéns minha linda, é um prazer ter-te neste nosso 6 on 6 :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah muito obrigaaaaaada, Marta! Se não fosses tu... :D

      Nessa do senhor quis mesmo que se percebesse o ambiente em redor, mas a tua abordagem também ficaria bem for sure!

      O prazer é tooooodo meu <3

      Eliminar
  4. Estão lindas, adorei as fotos e quem me dera ter um pouco do teu conhecimento sobre o assunto!

    ResponderEliminar
  5. A foto da contra-luz está linda de morrer!

    ResponderEliminar
  6. Sempre fortíssima no 6 on 6, Jiji, nunca desiludes, pá! :P A foto do "The Boy" está qualquer coisa digna de se imprimir para emoldurar em casa, tenho a dizer-te.
    Eu, como tu, sou fã de silhuetas e da tua foto "Peek", que está genial. Caraças, adoro mesmo.

    E acreditas que nunca experimentei "light painting"? Já está na lista das minhas metas fotográficas para 2017!

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Merciii! Ahah :) Tens que experimentar, melheri! Fica tão fixe! Eu não acabei por aqui :p

      Eliminar
  7. Ó pá, tão brutal! Já disse que sou tua fã? Identifico-me tanto com as tuas fotografias sempre, acho-as tão incrivelmente reais e bem conseguidas! Que bom olho que tens! A do rapaz, o gorro vermelhor dele em contraste com todas as outras cores, ao mesmo tempo que ele é o único a estar de frente para ti... fantástico!

    Acho que o interessante de ter sido um tema livre é que cada uma de nós personalizou todo o desafio e aproveitou para lançar um desafio extra a si mesma. Fantástica forma de terminar. Estamos completa e absolutamente de parabéns pela nossa evolução, motivação e pela seriedade e compromisso com que assumimos isto. Boa! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Vânia <3 obrigada! Fiquei mesmo contente com essa, o miúdo fez-me foto :D

      Sim, sem dúvida nenhuma! Conseguimos abordagens tão diferentes e que ao mesmo tempo mostraram muita evolução - estou muito orgulhosa de todas! :)

      Eliminar
  8. Jiji! Que fotos maravilhosas! Tão bem conseguidas! Estou tua fã! :)

    ResponderEliminar
  9. As fotos estão espectaculares :O dá-nos a sensação que podemos entrar pela imagem dentro. Parabéns :)

    Beijinhos
    http://prettylittlethingblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Adoro as fotografias (todos os meses digo isto, eu sei). São quase que o auge destes teus 12 meses, em que fui adorando e adorando cada vez mais o teu trabalho fotográfico. Espero que para o ano, mesmo sem 6 on 6, arranjes uma rubrica para ires partilhando as tuas fotografias. Tens um talento natural pa(!) - e aqui a malta merece continuar a deleitar-se com as tuas fotos.

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ana <3 obrigada! Vou continuar, claro - é possível que até tenhamos novos projectos no forno :p mas mesmo que isso não avance, vou fazer esse esforço, gosto mesmo disto!

      Eliminar
  11. Sim, a meu ver é tudo uma questão de imaginação e, acima de tudo, conforto :D

    Adoro as fotos. Aquela da miúdo está perfeita! Davam todas quadro lindos :D

    NEW OUTFIT POST | Oversized and Destroyed Knit.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Miguel! :D Também estou orgulhosa delas eheh!

      Eliminar
  12. É tão bom quando experimentamos coisas novas! Eu tenho de me arriscar mais com a minha máquina. Embora esteja a precisar de uma nova... Espero que a semi-avaria da tua tenha sido só momentânea! Por vezes acontece :) A minha anda com umas crises de identidade e quando carrego no zoom, por vezes resolve fazer zoom infinito...

    As fotografias a preto e branco conseguem, em alguns casos, mudar completamente aquilo que a imagem transmite. Acho que a que tens aqui é um caso desses: fica maravilhosa a P&B, acho que bem melhor do que seria a cores. É a minha preferida deste conjunto tão bonito :)

    Continua a fotografar Jiji! Adorei todas as fotografias que vi aqui no teu 6 on 6 ;)

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  13. Wow! A primeira e última fotos estão incríveis! Fico tão feliz por te ter acompanhado nisto! Vê-se que evoluíste para caraças e cada vez mais me ando a tornar numa fã daquilo que fotografas! Nunca deixes de o fazer, combinado? Tens um talento nato e trabalhá-lo levar-te-á para muuuito longe!
    Beijinhos!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)