Fórum de Ideias | A Pegada

Longe vão os dias em que acreditava que o nosso planeta era eterno, bem como os seus recursos, e que o ser humano não tinha a capacidade de alterar o curso da Natureza. Infelizmente, a Terra tem dado muitos sinais de que já estamos a pisar o risco (há muito), e por isso importa convencermo-nos de algo: se cada um de nós fizer um pouco que seja, even a tiny little bit, conseguimos um grande impacto. Parece-me que já grande parte da humanidade se apercebeu disso.


Por isso, e fazendo desde já o importante parêntesis de que não sou, de todo, a pessoa mais cuidadosa ou mais consciente nestes assuntos, tenho vindo a tentar informar-me um pouco mais sobre eles, e também a tentar reduzir o meu impacto. Pode ser pouco - podia fazer muito mais? Sim, sem dúvida. Mas seja por satisfação do meu próprio ego ou por "descargo de consciência", qualquer coisa, nos gestos mais simples, é sempre melhor do que nada, e é sempre melhor começarmos por aí do que nunca começar. E quero que fique aqui bem claro: não pretendo ensinar nada a ninguém. Mesmo. Só quero fazer-vos pensar um bocadinho nisto e, quem sabe, fazer-vos fechar a torneira da próxima vez que lavarem os dentes :)

CONSUMO DE RECURSOS

Poderia resumir todos os pontos dentro deste, mas vamos lá às pequenas coisas do dia-a-dia: 
Precisamos mesmo de imprimir todos os mails que nos chegam no trabalho? 
Precisamos de usar o carro para ir ao café da esquina? 
Precisamos de gastar duas ou três garrafitas de meio litro de água todos os dias? 
Não.
Soluções? Tornarmo-nos mais activ@s, dar uso aos recursos informáticos de que dispomos, ter consciência dos gastos - o que nos vai ajudar também na carteira - e reduzir o nosso consumo de embalagens. Até há lojas que já vendem quase tudo a granel, vi isso há uns dias no Jumbo! Recentemente, a Pegada Verde deu-me o mote: já era fã das garrafas reutilizáveis, mas até agora só tinha tido algumas de plástico que receava que se partissem na carteira e por isso acabavam por ficar sempre no escritório. Mas agora o problema está resolvido!

Urban Bottle 0,5lt - c/o Pegada Verde

No jantar do Dia do Blog, do qual vos falei aqui, a Pegada Verde ofereceu-nos estas Urban Bottles da 24Bottles de 0,5 litros e não poderia ter adorado mais esta garrafa. Leve, resistente, prática, lavável e completamente estanque (e esteticamente é a minha cara! mas existem em mil cores, cada uma mais bonita que a outra), esta garrafa de aço inoxidável mostrou-se uma fiel companheira nas minhas férias e agora acompanha-me para o escritório, sem ocupar espaço em demasia nem aumentar o peso da carteira. Se quiserem uma igual ou numa das imensas cores disponíveis, podem usar o código jiji15 para 15% de desconto em qualquer produto da 24Bottles na Pegada Verde até dia 15 de Outubro, excepto a Thermo Bottle.

ENERGIA, ÁGUA E COISAS QUE TAIS

Neste capítulo ainda tenho muito a aprender. Por norma não deixo as luzes acesas nem a torneira aberta, mas os carregadores estão sempre ligados, a televisão em stand-by durante dias a fio, o autoclismo ou a torneirita que não fecham bem ficam a pingar, a água que sai fria no banho vai parar a lado nenhum porque tenho preguiça de usar o balde para regar que eu própria convenci as pessoas cá de casa a usar...e isto pode parecer que só nos pesa na conta da luz e da água, mas a verdade é que cada kW consumido ou cada litro de água que sai da torneira tem um custo ambiental para a sua produção, mesmo que venha de fontes renováveis. Por isso pequenos gestos podem fazer a diferença (para além de todas as falhas que apontei acima!):

  • Fechar a torneira enquanto tomamos duche (duche! não banho!) ou lavamos os dentes;
  • Usar lâmpadas LED (que têm uma durabilidade muito maior e um consumo irrisório comparando com as de tungsténio, pelo que o investimento inicial compensa!);
  • Ter o cuidado de desligar os carregadores e os stand-by desta vida;
  • Ligar máquinas de lavar apenas quando estão de facto cheias;
  • Usar máquinas de pressão para lavar o carro - uma vez comparei a quantidade gasta com a máquina e com a mangueira simples...com a máquina uso pouco mais de um balde!;
  • Ter autoclismos com duas descargas distintas;
  • Não usar o ar-condicionado no máximo (além de que isto só pode fazer mal à saúde!);
  • Mil coisas mais - dêem-me as vossas dicas!

PRODUTOS AMIGOS DO AMBIENTE

Naturcos Powdered Ghassoul Moroccan Lava Clay Mask & Ben&Anna Deodorant - c/o Vita33
Touchy subject para mim, este. Não sou acérrima defensora de produtos completamente naturais e coisas que tais, porque honestamente parece-me que alguns deles levam a um maior consumo de recursos do que a sua criação em laboratório e não acredito que sejam mais seguros per se - mas não é essa a discussão aqui, e aproveito para vos deixar este artigo da Marta do a pele que habito que me parece pôr por palavras bem melhores e mais informadas aquilo que penso.

Em todo o caso, há alguns casos em que gosto de experimentar abordagens menos "sintéticas", confiando na qualidade dos mesmos. É o caso desta máscara de argila da Naturcos e deste desodorizante da Ben&Anna que a Vita33 nos ofereceu no Dia do Blog: compostos naturais, sem os "químicos" que tanto assustam hoje em dia - e, confesso, podendo dispensar o alumínio em desodorizantes, também prefiro. Para já ainda só experimentei o desodorizante e, pelo menos neste tempo mais ameno, posso dizer que estou 100% satisfeita com ele - talvez fique mesmo fã. No entanto, para mim o mais importante neste aspecto talvez seja olhar para a qualidade e durabilidade dos produtos e para as suas embalagens - e nisto levo-vos de volta a este post sobre este gel de duche concentrado - ainda vou a meio do segundo mini-frasco, isto desde finais de Junho. Isto sim, é fazer render a embalagem!

Outros pequenos truques que tenho posto em prática passam por evitar esfoliantes com pérolas plásticas (não são biodegradáveis e quando vão parar aos cursos de água podem até ser confundidas com alimento pela fauna!) e usar um copo menstrual - para além de poupar o ambiente e a carteira, é muito prático!

E depois disto tudo, deixo o apelo: digam-me as vossas melhores dicas, truques e princípios básicos para poupar esta nossa Terra, que tanto tem sofrido. Gostava mesmo que este post se tornasse numa fonte de ideias que tod@s podemos pôr facilmente em prática. Se tod@s fizermos um pouco, junt@s fazemos muito! :) 

Os produtos marcados com c/o foram gentilmente cedidas pela marca. O conteúdo publicado é da minha autoria e a minha opinião honesta.


5 comentários :

  1. Lembrete apreciado Jiji, esta é a nossa casa, de todos os humanos, há que
    cuidar melhor dela, bjs

    ResponderEliminar
  2. Super útil. Eu confesso que sou tal e qual como tu, não sou a pessoa mais informada acerca deste assunto, mas cada vez me cativa mais. Já tenho o hábito de abdicar dos sacos de plástico nos supermercados em algumas frutas e vegetais, mas infelizmente ainda sou olhada de lado. Gostei imenso de conhecer esta garrafa, por acaso ainda não tenho uma. Quanto aos produtos, fiquei super curiosa!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Giveaway: Ganha 80€ em Maquilhagem!

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso deste post! E principalmente de conhecer esta garrafa!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  4. É verdade, há sempre qualquer coisa que podemos fazer e a loja da Pegada Verde é espetacular!!

    ResponderEliminar
  5. Eu comecei esta caminhada no início do ano. :) Agora além de Zero Waste, também ando encantada com minimalismo. Até porque nunca fui de acumular coisas em casa.
    Há imensas coisas que podemos fazer. O teu foco neste post foram também produtos de beleza. Recomendo a Lush e também produtos naturais, tais como aloe vera. Eu tenho uma planta em casa e a minha pele adora. :)
    Depois são os nossos comportamentos. Dizer não a amostras que venham em plástico, levar sacos de pano para o supermercado, comprar chá avulso (as saquetas têm plástico), andar sempre com a garrafa de água reutilizável, trocar os guardanapos de papel por pano em casa, comprar roupa de materiais sustentáveis e de qualidade. Ter uma mente e coração focadas na nossa saúde e no nosso planeta :)

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)