Personal | The eyes of The Danish Girl

Os olhos são o espelho da alma.

Enorme cliché, eu sei. Mas para mim, e para os olhos do meu lado de actriz-sonhadora-wannabe, não há uma frase melhor. Apresentem-me uma peça, um filme ou uma fotografia muito bem executados, mas sem grande expressividade, e eu provavelmente gosto, esteticamente falando. Mas não passa disso. Apresentem-me algo que até pode não estar tão bem executado, mas em que os olhos estejam vivos e contem as histórias sozinhos, e têm-me completamente agarrada.

Fonte
Ontem fui ver A Rapariga Dinamarquesa. Ontem, para além de sair da sala com os olhos inchados de tanto chorar (sou tendencialmente choramingas ao ver filmes, ao ler, oh well), a Joana-actriz ganhou uma nova acting-crush.

Este Eddie Redmayne é um génio. Não desfazendo de todo o restante elenco e de todo o trabalho de realização, que está fantástico. A Alicia Vikander faz também um trabalho maravilhoso - conseguiu transportar-me ao lugar dela com uma facilidade mágica. Não falo da história porque essa é baseada em factos verídicos, mas que é também muito bem contada ao longo do filme, de uma forma que nos prende.

Mas o que de facto me agarrou foi a expressividade do Eddie Redmayne e a personagem que construiu. O acompanhar da evolução da personagem de uma forma extremamente subtil mas que, quando nos apercebemos, já apresenta uma pessoa totalmente diferente e, ainda assim, totalmente verdadeira. A expressividade no olhar que nos conta todos os pensamentos sem dizer uma única palavra. A leveza dos gestos e a capacidade de replicar todas as inseguranças, subtilezas e pormenores que um ser humano tão real - e não um "boneco" de uma mulher.

Fonte
Ontem, quando o filme acabou, precisei de uns 5 minutos para voltar a falar. Porque entrando na alma de alguém, custa a sair de lá. Porque quando pegam no nosso coração, o embrulham num pedacinho de veludo e o levam a passear durante duas horas, às vezes custa voltar a colocá-lo no lugar. E é destes passeios que o meu coração gosta. É desta magia que se faz a arte. São estes momentos que procuro quando entro numa sala de cinema ou quando estou à frente, atrás ou em cima do palco.

Perdoem-me o desabafo. Mas há coisas que preciso de deitar cá para fora, e quando vejo um trabalho tão bem feito e um talento tão grande, tão enorme e tão perfeito, tenho que o gritar aos sete ventos.

Sem spoilers, deu para perceber que gostei do filme, não deu?



37 comentários :

  1. Quero muito ver este filme! Já li tantas críticas (boas e más) que quero tirar as minhas próprias conclusões porque acho que é um filme com potencial. O único ponto que ainda não sofreu criticas negativas (pelo menos nas que li) foi a prestação de Eddie e só por aí já tem mérito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai mesmo, vale a pena - eu adorei o filme em si, não só pela representação, mas de facto a prestação dele é qualquer coisa de outro mundo. Já tinha achado genial a interpretação dele do Stephen Hawking, e repetiu a dose. É sem dúvida um actor absolutamente brilhante!

      Eliminar
  2. De uma fora geral está um bom filme, apenas não explorado ao máximo. Fiquei com pena que não aprofundassem tanto a questão psicológica da questão e do facto de não retratarem fielmente a história real (o Einar/Lili tinha 47 anos quando foi operado e não só estava divorciado como a Gerda já estava casada com outro homem). Sobre a interpretação do Eddie não restam dúvidas, foi brilhante. Mas confesso que também "sofri" imenso com a performance, igualmente fantástica, da Alicia. Não tenho dúvidas que estarão os dois nomeados ao Óscar :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei que essa parte foi bem explorada, honestamente - percebe-se bem a luta interna, tanto do Einar/Lili como da Gerda. Não sabia da alteração que fizeram relativamente à história real, mas enfim, para efeitos cinematográficos é mais marcante deste modo, de facto. Trata-se de um filme e não de um documentário, por isso honestamente não censuro. Também não duvido disso, e embora sem ainda ter visto outros potenciais vencedores, não tenho dúvidas que eles serão grandes candidatos!

      Eliminar
  3. Quero tanto ver este filme! Deve estar fantástico...Gosto muito do Eddie Redmayne, faz sempre um trabalho brilhante em todos os papéis que desempenha.
    Beijinho=)

    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Vi o trailer e fiquei super curiosa! Tenho mesmo de ver!!!!

    ResponderEliminar
  5. Quero imenso ver o filme, mas só de ver o trailer já fico a chorar feita doida então nem quero imaginar como vai ser a ver o filme!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui então devemos ser parecidas. Leva lenços, conselho de amiga lol :)

      Eliminar
  6. siiiim!! tenho uma atitude positivamente fangirl em relação a ele desde os miseráveis <3 <3 <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Same here! É impossível não ter, este homem é um génio!

      Eliminar
  7. Quero muito ver esse filme!
    adorei o teu blog, as tuas fotos, os teus posts, adorei tudo! Tens uma nova seguidora :)

    ResponderEliminar
  8. Ando morta por ver esse filme desde que vi o trailer... Nem vou ler nada... Ele (ela) deixou-me arrebatada no ultimo que vi. Sei que vai valer a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai, vale mesmo a pena - é uma viagem à alma de outra pessoa!

      Eliminar
  9. Estou muito curiosa para ver o filme, e depois deste post essa curiosidade ainda aumentou mais Joaninha.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Deu para perceber sim, Joaninha. Estou a pensar em ir vê-lo, mas mesmo sem ter visto ainda, cheira-me que ainda arranca uns ócarzitos à Academia este ano. ;)

    Joan of July

    ResponderEliminar
  11. Deu! E fiquei cheia de vontade de ver o filme! A julgar pela tua reacção, deve ser maravilhoso.
    Quanto a seres choramingas...só te digo isto: eu chorei baba e ranho a ver o Toy Story 3. E vi o Inside Out no outro dia e também chorei (devo ter alguma coisa com a Pixar).

    http://amarinar.blogspot.pt/2016/01/sugestao-salmao-grelhado.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh e eu também ahah mexer com memórias de infância só podia dar nisso :)

      Eliminar
  12. Quero tanto mas tanto ver esse filme, talvez ainda o faça esta semana!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. "Porque quando pegam no nosso coração, o embrulham num pedacinho de veludo e o levam a passear durante duas horas, às vezes custa voltar a colocá-lo no lugar. " - Aqui disseste tudo sobre a minha viagem neste filme. Como sabes amei e que nos tragam mais filmes destes a cada início de ano ;)
    Beijinho querida Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sejam sempre tão bons e que causem reflexões - é a melhor forma de arte! ***

      Eliminar
  14. Já ouvi imensos elogios a este filme! Tenho mesmo de o ir ver, acompanhada por um carregamento gigante de lenços de papel =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Parece que vou ter mesmo que ver o filme, aguçaste-me a curiosidade ahah
    Segui querida, beijinhos,

    http://mylifesdetails.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Quero tanto, mas tanto ver este filme! Até a minha professora de química me falou dele, deixando a minha vontade ainda maior. Muito provavelmente vou vê-lo esta semana. Espero não estar com as expetativas demasiado altas e desiludir-me, mas tenho a certeza, pelo menos pelo que vi no trailer e por aquilo que descreveste, que mesmo que saia desiludida com alguns aspetos do filme (espero que não), não sairei desiludida com a interpretação do Eddie Redmayne.
    Conheci o teu blog pelo Lucky 13 e reparei que por acaso fui a tua seguidora número 100. Parabéns por uma centena de seguidores. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a interpretação dele acredito que não vais ficar desiludida :) o resto, pode ser mais subjectivo, mas eu adorei mesmo!

      Ohhhh muito obrigada! Reparaste antes de eu ter dado conta :D Beijinhos *

      Eliminar
  17. Ontem vi este filme e admito que ficou no meu top 10 não pelo argumento mas sim pela interpretação do Eddie, ele é um excelente actor!

    http://so-freaking-glamorous.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ainda não o vi, mas se é com esse actor, de certeza que vou gostar. Vi-o há uns anos na mini-série Pilares da Terra e fiquei pasmada com o talento dele. (Ainda por cima esse filme é de época, puxa-me logo :p)

    ResponderEliminar
  19. Obrigada! ♥
    Agora ainda me puseste mais curiosa para ver o filme! Toda a gente fala maravilhas dele!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Deixa lá que eu antes era como tu :P Depois, com o tempo, lá me habituei a usar mais e agora não dispenso :P

    Ainda não vi o filme mas é dos quais quero mesmo ver! Acho que tem uma trama incrível!

    NEW WISH POST | Sales WishList
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  21. Tenho mesmo de ir ver este filme, já ouvi falar muito bem dele :)
    beijinhos

    http://passosdemoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Quero ir tanto ver esse filme, a ver se em breve vou! E agora com o falaste sobre ele ainda estou com mais vontade!

    Um beijinho,
    http://guiltypleasureeeee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Fui ver hoje. Não chorei porque me contive, mas estive ali à beira por diversas vezes. Tal como tu, achei que a Alicia Vikander fez um excelente trabalho que permite à audiência colocar-se na sua situação. De um ponto de vista pessoal, essa foi a grande virtude do filme. Não me consigo imaginar como uma pessoa transgénero, mas consigo empatizar com o quão devastador deve ser escolher alguém para companheiro de vida e vermo-nos defronte de uma situação que nunca antevemos. Só por isso, adorei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida que ela também está magnífica - conseguimos mesmo criar empatia com ela, também fiquei com o mesmo sentimento que tu! É de facto uma perspectiva mesmo angustiante!

      Eliminar
  24. Estou desejosa de ver o filme!!! Sei que também vou chorar muito.. Afinal chorei só de ver o trailer :$

    ResponderEliminar
  25. Sou a maior chorona, seja em que filme for. Chorei baba e ranho, com muitos soluções à mistura, no Náufrago, com o Tom Hanks, só quando a bola se foi. Está visto que não posso ir ver este!!!

    Beijinhos,
    Raquel

    ResponderEliminar
  26. oh, pensava que tinha sido só eu a estar de lágrima no canto do olho o filme todo, afinal já somos duas! ;P
    Só no fim de semana passado vi o filme e adorei! Adorei aqueles silêncios que não quebram a narrativa, mas que contam, que desvendam emoções e nos prendem...até ao final :)


    It's ok Giveaway - Nuts for Paper

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)