Photo | 6 on 6 | Noite

Para Julho, desafiamo-nos a sair da zona de conforto e das soluções fáceis no nosso 6 on 6: o tema foi Noite! Sim, levei-o à letra, e atirei-me de cabeça à fotografia nocturna!

Confesso que fiquei super entusiasmada porque a fotografia nocturna, sendo algo que adoro fazer e que me fascina, é a área que penso que menos vou dominando - tanto por falta de prática como por falta de motivação, já que consigo ver facilmente melhorias noutras áreas, e nesta não é tão fácil. Requer um maior domínio da câmara, um melhor aproveitamento de toda a luz disponível, muita paciência e mão firme! Esta foi provavelmente a edição do 6 on 6 em que mais aprendi - e cresci, confesso. Sim, vou mandar a modéstia às urtigas e dizer que acho que me saí bem, dadas as minhas experiências com fotografia nocturna anteriores (que vocês não conhecem bem, portanto não têm grande termo de comparação, perdoem-me!).

Experimentei imenso, com resultados que me deixaram muito feliz e uma foto em especial que conto trazer-vos daqui a uns tempos - não consegui incluí-la aqui, infelizmente, mas merecerá post especial só para ela! Mas bom, o que é que aprendi, afinal?!

Família
1. Fotografar à noite requer muita atenção ao que nos rodeia.

Infinito
2. O ISO 12400 afinal pode ser usado! (E a Serra de Valongo tem um céu fantástico!)

Nightfall
3. À noite não é tão evidente aos nossos olhos o que pode dar uma boa fotografia.

Memória
4. Descobri o meu estilo de edição favorito para fotografia nocturna (acho que se nota).

Longe
5. A minha fixação com astronomia é transponível para a fotografia.

O Jogo
6. O arrasto pode ajudar-nos a contar uma história, mesmo que a imagem no pequeno ecrã nos pareça um completo desastre.

Que tal, que acham das fotos deste mês? 

Não se esqueçam de espreitar o resultado de todas as fotógrafas de serviço!



34 comentários :

  1. Ai adoro! ♥
    A minha próxima aventura é tirar fotografia ao céu nocturno, só tenho de arranjar um sítio porreiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do iiiiit, é tão fixe! :D era algo que queria experimentar há muito e este tema foi a desculpa perfeita para me tirar do marasmo. Consegui resultados mesmo fixes mas o meu eu perfeccionista wants mooooore :p de certeza que no Alentejo ou no Algrave arranjas lugares brutalíssimos para isso!

      Eliminar
  2. Ao meu deus a foto do céu estrelado!!!! <3

    ResponderEliminar
  3. Adorei a foto do céu de Valongo, que lindoooo!

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog | GIVEAWAY A DECORRER ❤ |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes temos estas maravilhas mesmo perto de casa e nem damos por elas :D

      Eliminar
  4. Joana, cada vez adoro mais as tuas fotografias (sim, tenho dito isto sucessivamente, mas é verdade). Estás a ficar com fotografias cada vez mais espectaculares. Adoro TODAS! A composição, a luz sempre on spot... excelente trabalho. A do céu é espectacular, mas a das garrafas, do final de tarde e a do balão de S. João não lhe ficam nada atrás.

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ana :D muito, muito obrigada! Sabe mesmo bem saber que não sou a única a achar que estou mesmo a aprender qualquer coisa ahah! Um grande beijinho!

      Eliminar
  5. As fotografias estão incríveis, principalmente a do céu e a lua! Apaixonei-me!!! Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Paulinha! Confesso que também fiquei contente com o resultado :D

      Eliminar
  6. Que linda a foto da lua :) aliás, gostei de todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Danny! Tenho mesmo que apostar mais em olhar para cima :)

      Eliminar
  7. Caramba, essa segunda foto, Joana! Parece daquelas que vêm como background do Windows, de tão boa que está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah obrigada, Nádia :D o Universo tem destas pérolas!

      Eliminar
  8. Eu sinto que me repito quando comento as tuas publicações do 6 on 6 mas a verdade é mesmo esta: melhoras de edição para edição!
    É muito mais difícil fotografar de noite - eu concordo contigo, pelo menos! - e acho que ainda assim fizeste um excelente trabalho! A tua evolução é óbvia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Carolina :D fico muito contente, eu própria já noto a diferença com o tempo, é o que vou procurando! ***

      Eliminar
  9. Ai Joana, se este não é o meu 6 on 6 favorito deve andar muuuuito perto (mas acho mesmo que é!). Sim fotografar à noite é um desafio extra, mas tu ultrapassaste-o de uma forma brilhante. Adorei todas as fotos, mas em especial a do céu cheio de estrelas, claro. :D Vou tentar fazer uma brincadeira parecida durante as minhas férias no Algarve. Alguma recomendação em termos de tempo de exposição, por exemplo?

    Vejo que tivemos a mesma ideia em relação ao céu do anoitecer com aqueles tons lindos de azul e rosa. Adoro quando o céu fica assim. :)

    Mas olha que gostei imenso da última foto, precisamente por estar com um ligeiro arrasto. Está com um "ar de lomo" como costumo dizer e eu adoro "imperfeições" desse género na fotografia. :D

    Joan of July

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que também foi o meu favorito - talvez não tanto pelo conjunto do resultado mas pelo desafio em si, e por ter conseguido superar algumas dificuldades :p

      Estou a magicar um post inteiro só sobre isso :D mas para já, para conseguires este efeito "congelado", uma exposição de 2 ou 3 segundos deve ser suficiente se usares um ISO muito alto. Percebi agora que o truque é mesmo tirares uma fotografia com demasiada exposição para não teres ruído, e depois escurecê-la em pós-produção, e assim consegues usar ISO alto sem problema nenhum! Se quiseres longas exposições, dá para fazer aqueles mega-arrastos de estrelas, e no Algarve deves conseguir spots espectaculares para isso!

      Viva as imperfeições que contam histórias! :D

      Eliminar
  10. Gostei muito da fotografia do ceu estrelado! Infelizmente nunca consegui uma de jeito por haver sempre uma fonte luminosa irritante
    porondeandaasofia.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh assim é impossível mesmo! É preciso uma aventura nocturna na serra! :)

      Eliminar
  11. Ai mulheri, as tuas fotos são um arraso! Aquele céu <3 Aquela lua <3 :p
    Gostei mesmo muito do resultado e acho que este 6 on 6 ensinou-nos imenso a todas!

    ResponderEliminar
  12. A foto do infinito <3 <3 <3 Pensei que o ISO no máximo traria bastante ruído mas afinal ficou brutal, mesmo que tenhas dado uns toques depois.
    Consigo ver a tua evolução fotográfica a olhos vistos!! UAUUUU mesmo Jiji, estás cada vez melhor. Continua a explorar as técnicas pois estás a sair te lindamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei o mesmo, Martinha! Mas como disse lá em cima à Catarina, se fizeres um bocadinho de sobreexposição consegues eliminar o ruído, depois é brincar com a edição para voltar à cor certa - a olho nu eu não via metade destas estrelas! :p thanks, girl! Same goes to you! :D

      Eliminar
  13. Sempre tive um fascínio especial com fotografia nocturna. Como não tenho os meios/utensílios ideais para fazê-lo correctamente, resta-me apreciar a tua selecção. De facto, vê-se uma evolução na qualidade das tuas produções fotográficas. A do "infinito" e "longe" são simplesmente fantásticas!

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo! Realmente neste tipo de foto não se pode dizer que o equipamento não é essencial, porque é. Mas há sempre algumas ocasiões em que até um telemóvel tira uma boa foto, é explorar!

      Eliminar
  14. A primeira é a minha favorita, mas as outras também estão excelentes. Algo que raramente faço é fotografar à noite, tenho mesmo que experimentar :)

    ResponderEliminar
  15. Só consigo fotografar de noite se tiver algum ponto de apoio para a máquina. Caso contrário, sai porcaria. Mas as tuas fotografias estão lindas! As minhas preferidas são as duas primeiras, sem dúvida. Adorei mesmo a do balão <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigaaada, Catarina! Ah aquelas das estrelas e da lua também eram impossíveis sem tripé :p

      Eliminar
  16. As fotos estão fantásticas! :o
    Gostei, particularmente, das duas primeiras!! Se estes são os resultados do pouco domínio que exerces com o ambiente noturno, nem quero imaginar a evolução!

    Beijinhos!
    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)