Mulher

Agradeço todos os dias a quem lutou para que eu pudesse ser reconhecida pelo trabalho que faço. A quem lutou para que eu vote. Para que eu use calças. E saias. Para que eu tenha uma voz. Para que eu não seja obrigada a ser "recatada" e "do lar". Para que eu possa escolher se quero ser do trabalho, da família, ou das duas coisas.


Tenho ao meu lado um Homem que não "ajuda": faz a sua parte. Um Homem que nunca teve inseguranças por algo que eu fiz, e que nunca me puxou para trás só para parecer mais forte, melhor. Um Homem que me respeita - sem tretas de eu ser uma princesa, sem floreados ou condescendências. Respeita-me por ser eu. Uma pessoa.

No entanto, reconheço o meu privilégio. 

Só porque eu sinto que tenho voz, não quer dizer que não haja mulheres que se vêm silenciadas somente por serem, precisamente, mulheres. Só porque eu recebo um salário que está em linha com o dos meus colegas, não quer dizer que não haja quem receba menos do que os seus companheiros, homens. Só porque eu ando sozinha, não quer dizer que não me sinta insegura e, ocasionalmente, veja essas inseguranças confirmadas. Só porque eu saio à rua sozinha à noite, não quer dizer que não tenha medo - e o molho de chaves que levo espetado entre os dedos e que já estive quase a usar não me deixa mentir. Só porque eu não sou escrava em casa, não quer dizer que não haja muitas mulheres que continuam a prolongar, promover, e a sofrer esta escravatura socialmente aceite. Só porque eu tenho um Homem ao meu lado, não quer dizer que não haja muita - MUITA - gente que tem autênticos bichos em casa. E bichos na polícia e nos tribunais que defendem os primeiros bichos.

Não, ainda não estamos tod@s no mesmo patamar, por muito que haja quem diga que sim. Neste Dia da Mulher leiam as notícias, leiam as estatísticas, importem-se, façam-se ouvir e respeitar. Hoje e todos os dias. Se eu preferia que não fosse necessário haver um dia dedicado a nós? Preferia. Mas infelizmente é um mal necessário.

Ah. E não me venham dizer que as feministas são todas umas histéricas, camionistas, mal fodidas, porque eu sou menina para vos atirar com um batom à cabeça (e se fossem, atirava na mesma).

Feliz Dia da Mulher?


2 comentários :

  1. Feliz dia da Mulher, para que um dia as mentalidades mudem e que tenhamos os direitos que realmente merecemos! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Somos mulheres, somos seres humanos, somos diferentes, somos iguais, e se todos nos defendermos e defendermos o outro perante as injustiças, acredito que o mundo será melhor para os nossos filhos, independentemente do sexo. Acredito também que o nosso maior contributo para um futuro melhor está na educação e no exemplo que damos aos nossos filhos, sejam eles meninos ou meninas. bjs

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)