Retratografia | Minimal

Tiremos o pó deste blog. E tiremos com um regresso mais do que devido: fico ainda com o de Junho em atraso, mas cá está o Retratografia de Julho! Para este mês, o desafio proposto pela Catarina passava por recriar o nosso próprio conceito de Minimal. Ora, se eu até me considero minimalista em muita coisa, na fotografia não posso dizer que o seja - nem deixe de ser. A verdade é que procuro apenas que faça sentido e que o destaque esteja no elemento correcto, acima de tudo - independentemente de se poder dizer que é uma imagem minimalista ou não.






Podem então imaginar as voltas que dei para tentar recriar este conceito. Não queria procurar uma parede branca e trabalhar a partir daí. Procurei inspirações, e para além da moda - que seria uma excelente área para explorar neste tema - o que mais me atraiu foram os jogos de luzes. E foi com esses jogos que quis trabalhar: claro vs escuro, a força do contraste transmitindo tudo o que há para transmitir. O Zé deu o corpo ao manifesto e aqui chegamos: cá ficam as fotos de Julho.




Nada fácil...

Não, não foi nada fácil - quis simplificar composições e poses e dei por mim a ficar sem ideias. Gosto de tudo mais fluido, gosto de estar atenta aos sorrisos e aos olhares e nem tanto ao centímetro exacto em que a luz se transforma em sombra. Talvez não tenha escolhido a melhor abordagem para mim (e, afinal, sou mais uma miúda de cores, embora neste caso o P&B me tenha atraído mais). Talvez faça uma nova tentativa.

O que vos parece? Quase sinto que estas fotos não são minhas - e no entanto...gosto delas. E de certeza que vou gostar também das fotos das minhas compinchas:

Catarina Alves de Sousa - Joan of July
Ana Garcês - infinito mais um
Marta Moura - fashioNOir
Natália Rodrigues - Escrever Fotografar Sonhar
Mami
Vida às Fatias
Marisa Torres - Marisa's Closet

Venham daí as vossas ideias sobre isto de um estilo mais minimalista!


5 comentários :

  1. Pois eu gostei muito desta tua algo não tradicional visão. E acho que ganharam pelo facto de serem a p&b. ;)

    ResponderEliminar
  2. Gostei especialmente da ultima! Neste género de fotografia não haver cor para nos distrair ganha-se com os efeitos de luz e sombra.

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei daquelas que dão ênfase à cara pois trata-se de um tema de retratos.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso das fotos e dos jogos de luz. Acho que o desafio foi cumprido :)

    http://sixmilesdeeper.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)