Fórum de Ideias + Personal | Not like other girls?

Culpada. A história que a JoutJout conta no vídeo que vos mostro a seguir podia ser a minha. Talvez não tão "exagerada", porque nunca rejeitei o meu lado feminino, nunca me virei para as "coisas de rapazes" por vingança, mesmo sendo a miúda-croma-que-ninguém-vê, mas sem dúvida que era daquelas adolescentes que, para além das suas duas amigas de confiança (e que o são até hoje) achava mais fixe dar-se com os rapazes. Que dizia que as raparigas são todas umas complicadas. Que dizia que as raparigas não são de confiança. Que dizia que não era como as outras raparigas.


A verdade é que fui pondo a mão na consciência e hoje digo: sim, sou como as outras mulheres. Ou como nenhuma. Somos seres humanos, não somos peças feitas em moldes com características x e y.

Ensinamos os rapazes a imporem-se, que podem ser brutos, e que os amigos estão primeiro. Ensinamos as raparigas a ser delicadas, a respeitar quem manda, que "é linda" antes de "é forte". Por esta ordem de ideias, quais são as armas que restam? Aos rapazes, fazerem-se respeitar. Às raparigas, a disfarçarem as suas frustrações, que eventualmente vêm à superfície na forma de todos os defeitos que pintamos de cor-de-rosa. Defeitos esses que depois criticamos e insistimos que não temos - muitas vezes sem nos olharmos ao espelho. E que na vida adulta associamos imediatamente a tudo o que é feminino: porque quem usa maquilhagem é fútil, porque quem gosta de roupa não gosta de cultura, porque quem tira selfies e gosta de si mesma é uma convencida e egoísta, porque quem quer ser Mãe não quer ser mais nada na vida.

Se não gostam de uma característica qualquer "das mulheres", pensem se de facto só a vêem nas mulheres. De cada vez que faço este exercício, encontro-a em homens e mulheres. Mas, por algum motivo, como sociedade preferimos ignorar isso e pôr tudo em caixotes, apesar de ser a própria educação que damos e recebemos que nos induz em comportamentos "de género". Porque aparentemente há comportamentos "de mulher" e comportamentos "de homem". Ou será que afirmar isso é só mais uma mesquinhez que encontramos para justificar as nossas inseguranças e para tentarmos ficar do lado dos mais fortes - eternizando assim a ideia de que o que é associado ao feminino é inferior?

Cada pessoa é uma caixinha de surpresas. Boas e más. Ninguém é perfeito e ninguém é totalmente mau. Seja homem ou mulher.


2 comentários :

  1. Li a tua (fantástica) publicação, vi o vídeo da JoutJout (não a conhecia, fiquei rendida! Vou assistir a mais coisas, obrigada pela recomendação!) e não pude deixar de me recordar da publicação que fiz, no ano passado, sobre o mesmíssimo tema. A minha opinião está por lá, inteirinha: https://bobbypinss.blogspot.com/2017/12/mundo-ser-feminina.html :D

    Obrigada por voltares a trazer este tema de reflexão à superfície :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu vais devorar o canal dela :D ela é um génio de bondade! Agora que falas nisso, recordo-me de o ler - e lá está, temos que nos abraçar como somos e parar de usar rótulos :)

      Eliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)