Personal | Como fingir que estás de férias

Não devo estar sozinha no "drama" que a seguir vos apresento. Este ano as minhas férias estão divididas de uma forma estranha, gastas em viagens (o que é bom!), mas isto faz com que eu não tenha grandes férias de Verão. Ora, eu adoro viajar, mas também gosto de ser um pastelinho rodeado de livros na praia. Então, como tentar recuperar essa sensação, mesmo sem estar de papo para o ar o dia todo? Ontem prometi-vos lá pelo meu Instagram, e hoje cumpro. Porque ainda há muito Verão pela frente, vale a pena tentar!

Biquini - c/o Rosegal

Larga o telemóvel

* Ganhas imenso tempo livre extra *

Really? Reeeeeally. Perdemos muito, muito tempo nisto. Eu, que não me considero uma "viciada", dou por mim a perder imenso tempo quando era só "ver as notificações num instante". Scroll, stories, só mais uma ou duas fotos no Instagram. As redes sociais são giras, mas a melhor coisa que tenho feito é abandonar propositadamente o telemóvel no quarto, por muito forte que seja a tentação do scroll. Tenho lido muito mais, aproveitado para pôr as tarefas em dia, acabado as séries penduradas, e dado por mim a sentir-me muito melhor por aproveitar o meu tempo. A propósito disto, vejam este vídeo da Sorelle (mesmo a jeito!) e comprovem que não é só teoria minha.


Aproveita bem as horas de trabalho

* Maior produtividade vai permitir que saias a horas *

Uma das razões porque tendemos a acumular trabalho, obrigando-nos a sair mais tarde, é por não sermos tão produtivos quando devíamos durante as horas em que devíamos estar efectivamente a trabalhar. É quase um mal nacional, e sei perfeitamente que em algumas empresas quase acaba por parecer mal se sairmos a horas. Mas se olharmos para países tido como altamente eficientes e produtivos, a verdade é que a prática comum é sair a horas e aproveitar o tempo livre, e se for necessário ficar a trabalhar até mais tarde com frequência é sinal de que o trabalho não está a ser bem feito - vejam as práticas comuns na Alemanha e na Dinamarca, por exemplo. Bem sei que em alguns casos há mesmo trabalho a mais acumulado numa só pessoa e que isto quase só se aplica a quem tem horários fixos. Mas se puderem, força, fé e foco, e toca a sair a horas decentes. Os fins de tarde têm muito para dar, e a vida não pode ser só trabalho!

Biquini - c/o Zaful
Usem o código RGAnniversary1 para 12% de desconto em todas as encomendas. 

Aproveita o tempo livre para fazer algo que adores

*Os fins-de-tarde e as noites durante a semana dão para muito! *

A vida não é só dormir-trabalhar-comer-dormir-repeat. Cada momento é precioso e há muito para fazer pelo meio. Na sequência da última questão, os fins de tarde e as noites dão para muito: um pulinho à praia, uma corridinha ou outra actividade física de que gostem, sentar numa esplanada ou na varanda a ler um livro, aprender a fazer algo novo ou praticar um hobby, organizar cafés ao pôr-do-sol ou nas noites quentes com os amigos. O cansaço não é desculpa, porque se nos deixarmos ir acabamos por entrar num ciclo de preguiça do qual não conseguimos sair!


É preciso falar dos fins-de-semana? 

* Aproveita as manhãs, sai de casa, simplifica! *

Ir à praia para mim é um calmante natural, por isso é quase essencial. Como as praias do Norte são muito ventosas, gosto de acordar cedo e aproveitar a manhã mais calma, ou então ir ao final da tarde, em que há vento mas também há um pôr-do-sol lindo e continua quentinho. As refeições são leves para não roubarem muito tempo, os planos são feitos a contar com um dia longo e que começa cedo e acaba tarde. Sou pouco dada a ficar em casa, mas isso acentua-se no Verão - gosto de aproveitar o bom tempo para passear, fazer a ocasional road trip de um ou dois dias, ir ver umas exposições, aproveitando o horário alargado dos museus, ou só ir até à praia e ficar a ler enquanto aproveito o Sol. Tudo em modo budget e em modo perto-de-casa, mas é possível e sabe muito bem!


Estão na mesma situação que eu ou este Verão conta com umas férias a sério? Quais são os vossos melhores truques para descansar mesmo sem grandes férias?

As peças marcadas com c/o foram gentilmente cedidas pela marca. O conteúdo publicado é da minha autoria e a minha opinião honesta.


6 comentários :

  1. Adorei o post! Cada vez mais importante tirámos um tempinho só para nós! Eu já deixo o telemóvel de lado algumas vezes porque nada melhor que aproveitar o momento! Um beijinho!

    Blog: miudadasflores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. A verdade é, às vezes, não sabemos aproveitar bem o nosso tempo e gastamo-lo com coisas inúteis. Temos mesmo de aprender a aproveitar todos os pedacinhos e fazê-lo render!

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Isto tudo é tão verdade! Mas quando queremos mesmo arranjar tempo para alguma coisa a verdade é que o conseguimos! Com o trabalho, a lida da casa e o blog sempre pensei que não daria tempo para mais nada, mas nisto aliou se o ginásio à noite e a verdade é que tenho conseguido conciliar tudo e sem grandes esforços :)
    As férias vão ser por cá, a rezar que o boy venha de férias ainda a tempo do sol ! Ahahah
    E ainda ontem meti em prática a ideia de deixar o telemóvel de lado e aproveitar e a verdade é que nem foi assim tão difícil! :P
    Adorei o post Jiji!

    xoxo

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso das dicas! Às vezes esquecemo-nos que temos tempo, no entanto o problema está em não saber geri-lo!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.com/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Como trabalhadora de hotelaria, não tenho férias no Verão. Aproveito como posso as minhas folgas e também aquelas horas extra que alguns dias permitem :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Esta publicação é útil não só para quem não está de férias como também para todo o ano. Frequentemente queixamo-nos de falta de tempo mas isso se calhar é porque não aproveitamos todos os furinhos da melhor forma.
    Quando era mais nova eu queixaca-me frequentemente de falta de tempo. Turns out, eu tinha imenso tempo, mas nao sabia aproveita-lo. Estudava demais,nao aproveitava as noites para descansar, nao dinamizava a minha vida com grandes planos. Desde que entrei para a universidade aprendi a gerir muita coisa e a aproveitar melhor o meu tempo livre. O primeiro ano foi o treino perfeito: ia à aulas, à praxe, às festas, e ainda assim conseguia estudar e ter tempo para mim.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)