Photo | O que está errado nestas fotos?

A ideia ressurgiu depois de ver este vídeo aqui. A Sorelle Amore tem sido uma inspiração brutal no meu dia-a-dia - e se não a conhecem, deviam, principalmente se gostam de fotografia e de conteúdo bom e belíssimo! - e relembrou-me deste post de 2016 em que resolvi ir vasculhar a minha galeria no Olhares. E lá no fim do post disse: "Talvez daqui a 10 anos venha ler este post e pense "que raio, Joana, tu em 2016 ainda não fotografavas nada de jeito!""...ainda não passaram 10 anos, mas eu não tenho a pretensão de adivinhar o futuro e sei lá se em 2026 ainda há Jiji, por isso vamos já fazer um check up à situação, mas com olho crítico! Venham daí essas fotos de 2016.

Este foi o ano do 6 on 6 - lembram-se? - por isso foi o ano em que me atirei à fotografia com um fulgor renovado. Por isso, muitas das fotos aqui presentes virão desse contexto - já que era o meu outlet criativo, será também o meu principal objecto de análise.








Composição? Motivo?

Um dos meus sonhos fotográficos é chegar a um ponto em que todas as minhas fotos contem uma história. E para que isso aconteça, há pelo menos dois pontos essenciais: a composição tem que guiar o olhar para onde eu quero, e o motivo tem que ser claro e com conteúdo. Nas fotos acima, consigo encontrar erros neste aspecto - o sol cortado, parecendo um mau crop; objectos à frente de quem eu queria fotografar, e não de uma forma bonita; uma facada numa boneca, que claramente não é a história que quero contar numa festa infantil (lol); fotos que visualmente até são bonitas, mas não dizem muito - a quarta foto tem o bónus da luz bonita, mas devia ter criado algum ponto de interesse.









Edição, ai a edição...

Podia falar disto por horas! Sendo uma auto-didacta nestas coisas (as in aprendo a mexer nas coisas, não é uma área em que tenha espreitado sequer muitos tutoriais), acho que até sei fazer umas coisas, mas ver o que fiz às primeiras imagens desta série deixa-me ligeiramente envergonhada. Fui na onda das fotos com ar muted e levei a coisa a um extremo que não é bonito. Consegui também estragar algumas imagens por torná-las claras demais - more on that later - mesmo quando o original não estava sobre-exposto. Também há questões de falta de edição - como na foto do casal ou das velas, em que podia ter reduzido o grão (do qual por acaso até gosto, mas reconheço que prejudica a qualidade da imagem), e desta última imagem, em que podia ter retirado o recorte lilás que aparece nas margens das folhas - mas na altura não sabia como o fazer!






Luz

Ah. A bela da foto branca só porque fica mais bonita no feed de Instagram. Há uma diferença entre fazer uma escolha criativa ou deixar-me ir na moda, embora não ache muita piada - e eu caía no segundo caso. Mas ainda hoje sou culpada disto!  Por vezes por edição, noutras vezes por querer "salvar" uma foto com má luz, alterava (e altero!) demasiado a exposição das imagens, causando fantasminhas (desculpa Catarina!) ou dando origem a imagens com um ar amador e descuidado. Felizmente, tenho aprendido a deixar de ter medo do escuro (nota-se bem a diferença no meu Instagram de há uns meses para cá!).

Se repararem nas imagens que vos fazer dizer "wow", por norma não são as imagens super claras que tanto se viam há uns tempos. São imagens dinâmicas, com luz e sombra, com profundidade, porque estão mais próximas daquilo que os nossos olhos conseguem ver. Tenho plena noção do momento em que a minha perspectiva mudou sobre este assunto: o culpado foi este vídeo. Mudou a minha forma de fotografar e a minha vida também. Um bocadinho.






Foca!

Esta dói-me principalmente em retratos. Os olhos são o espelho da alma - ou, pelo menos, alguma coisa há de o ser! - por isso odeio olhar para as fotos acima e não as ver perfeitamente focadas. Infelizmente, há também aqui algumas limitações técnicas que me estão a fazer voltar a isto (se têm uma Canon EF 50mm f/1.8 preparem-se porque elas começam a ficar com o foco meio soft com o uso...sad.). É algo que me tem feito ser mais implacável na hora de fazer a selecção das imagens: se o foco não está onde eu quero ou não tem salvação possível no Lightroom, só guardo se não tiver outra opção. Isso, ou se for uma escolha criativa - todas as regras foram feitas para ser quebradas!


Apesar de tudo o que escrevi acima, devo confessar que fico contente com o panorama geral - 2016 não esteve tão mal assim. No entanto, isto deixa-me inquieta. Em dois anos, já tive tempo para evoluir mais.

Conclusão deste post: está na altura de estudar e praticar mais! Têm alguma sugestão de desafio que gostassem de me ver a fazer? Ajudem-me! :3


21 comentários :

  1. Ahahah olha eu :p Engraçado como nessa altura pareciam óptimas fotos mas agora consigo perceber o que queres dizer. Mas normal que assim seja e só mostra como estás a evoluir e a tornar-te cada vez melhor. Se calhar gostavas que a evolução tivesse sido mais significativa, mas não sejas tão dura contigo mesma <3 Já estás num excelente caminho. Até já fotografaste casamentos, pensa bem :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah és a minha modelo principal, mulher :D levas com os pontos maus todos - perdão ahahah :p Obrigada menina <3 baby steps, I guess!

      Eliminar
  2. Diga-se de passagem que comparadas as minhas fotos estás estão bem melhores, mas vais evoluir sempre se te mantiveres assim sempre com um olhar critico. Parabéns na mesma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah é tudo uma questão de prática! Obrigada Carolina :D

      Eliminar
  3. Ahahah como te compreendo! Acho que se fosse pesquisar por mim no olhares me ia rir bastante!
    Acho que tens melhorado a olhos vistos! Go girl <3

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah as belas das galerias do Olhares, poços infinitos de tesourinhos deprimentes :p Obrigada Ju! <3

      Eliminar
  4. Nunca fiz nada do género, mas adorei ler Joana! Faz mais pleaseee!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Will do :D Gostavas de ver algo mais detalhado? Estou a pensar voltar a editar algumas imagens antigas!

      Eliminar
  5. aDORO A SORELLE, SHE'S AMAZING!
    Percebi a tua autocritica, mas sinceramente eu gosto das fotos ahahah

    Para um próximo post acho que podias fazer algo semelhante mas colocando também fotos que tiras atualmente para termos uma perceção maior da tua evolução!

    Beijinhos!
    Sandra, Uma Africana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queen Sorelle ahah! Obrigada <3

      Olha que grande ideia! Will do :D

      Eliminar
  6. Amei as dicas, o foco também me deixa a cabeça em água xD
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  7. adorei ler, gosto imenso de fotografar mas as fotos nem sempre saem como queremos.

    ResponderEliminar
  8. Ahaha precisamente por isso :P

    eu acho os teus posts de fotografia sempre úteis e acho que este, dos erros, me fez pensar muito. tentamos ser imaculados e tirar as "ditas" fotos para o insta num "tal" de registo que é o padrão... e que grande erro isso é. Tal como tu, prefiro que as fotografias contem histórias e que sejam o reflexo daquilo que vemos.
    Tendo em conta que um dos teus dilemas são os retratos, acho que deverias criar um post com diferentes formas de captar um melhor retrato :P de formas diferentes, talvez inspiradas no Pinterest :P Digo isto porque me perco a tentar "replicar", mas à minha medida :P

    NEW YOUTUBE POST | 5 QUOTES THAT YOU MUST FOLLOW. :D
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grande ideia, Miguel! Vou tão fazer isso :D Gracias!

      Eliminar
  9. Adorei ler este post. Ver a tua evolução. Perceberes quais foram os teus erros, onde podes melhorar, onde melhoraste!!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Espretei agora a youtuber que referiste e fiquei apaixonada, já a vou seguir. Adoro o sotaque dela e a forma como filma, é lindo. Vou ver se aprendo uns truques com ela.
    Eu espero que o teu blog ainda exista em 2026, vamos fazer por isso, eu vou cá estar sempre para te ler (também quero que o meu chegue até lá).
    Enquanto relataste os teus erros, deste alguns conselhos que considerei muito úteis :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  11. Espretei agora a youtuber que referiste e fiquei apaixonada, já a vou seguir. Adoro o sotaque dela e a forma como filma, é lindo. Vou ver se aprendo uns truques com ela.
    Eu espero que o teu blog ainda exista em 2026, vamos fazer por isso, eu vou cá estar sempre para te ler (também quero que o meu chegue até lá).
    Enquanto relataste os teus erros, deste alguns conselhos que considerei muito úteis :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  12. Não tenho sugestão alguma - I'm out of ideas! -, contudo, qualquer tema que abordes por aqui, é sempre bom de se ler! Gosto de ver as tuas fotos e evidenciar a tua evolução! Já se tornou numa extensão tua! ❤️

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)