Photo | Tesourinhos Deprimentes

A 19 de Agosto celebra-se Dia Mundial da Fotografia! E para marcar a data...que tal se eu vos mostrar os meus primeiros passos?

Poderão pensar que vêm aí umas fotos meias meh e às quais eu não dava muito valor. Têm razão em metade da afirmação: as fotos são meias meh. Aliás. MUITO meh! O problema é que...eu dava-lhes muito valor. Tinha uma galeria no Olhares em que as publicava e ficava super orgulhosa delas e super indignada porque não percebia porque é que não faziam grande sucesso! Oh boy, como a nossa percepção das coisas muda!

Já lá vão 10 anos. Todas estas fotos são de 2006, porque foi o ano em que eu decidi alimentar a galeria do Olhares - entretanto parei porque atingi o máximo de 15 fotografias e não conseguia abdicar de nenhuma das minhas espectaculares fotos, e porque o Olhares só valorizava sempre os mesmos autores e os mais pequenos não tinham hipótese, dizia eu... vá-se lá saber porquê, não é, Joana?! Ai menina...

Bom, sem mais demoras, aqui ficam os 10 dos meus Tesourinhos Deprimentes! Preparem-se para muitas molduras pirosas e fotografias dignas de um belo "?"!

Sem título
Ok, começo por uma da qual eu ainda gosto. Vale de Los Caídos. Um espaço imponente que, bem, podia ter sido muito mais aproveitado na foto. Mas era o enquadramento que eu conseguia com o meu sabonetinho e acho que não está horrível!

Burro mas não muito
Lol Joana. Fotografia ao mealheiro com flash à frente de uma cartolina dobrada. UAU JOANA. E essa moldura? Genial.
Sem título
Hmm? Oi pombo remeloso. O motivo, o enquadramento. Espectacular. #sqn

E roda
Primeiras experiências com longa exposição e um esqueiro. Boa para teste. Interessante? Not really. Mas eu achava que sim!

Estás chocado
O Kiko! Este bichano era mesmo fotogénico. E palerma. Desta gosto devido às memórias. Porque a foto está perfeitamente normal para um snapshot. A Joana de 15 anos achava-se mesmo a maior do pedaço...E ESTA MOLDURA?!

O gato azul
Mais uma foto aleatória à frente de uma cartolina, com um equilíbrio de brancos horrível. Vá lá que aqui já tinha percebido que não sabia usar o flash. Mas a moldura...cada vez melhor.

O Sol à espreita
MOLDURA!

Onda de cor
Eu estava a tentar, mesmo! Afiar os lápis é que dava muito trabalho. E virá-los todos para o mesmo lado. E tentar fazer algo mais interessante.

Onde está a bola
Ok, esta lembro-me bem de a tirar. Mais uma experiência com longa exposição e a percepção de que podia fazer os objectos desaparecer! Não é uma boa foto mas guardo-a com carinho. Vou só fazer um crop e tirar a porcaria da moldura azul bebé. WTF JOANA?!
Todos diferentes mas todos iguais
Mais um lol. Afinal ainda não tinha aprendido nada sobre o flash. Nem sobre edição de imagem, claramente. E este título?!

Ah, bons velhos tempos...bem, ninguém nasce ensinado, e se eu era uma adolescente insegura quanto a mim mesma, o mesmo não se pode dizer quanto ao que eu fazia - vejo agora que a minha mania de que sabia tirar umas fotos fazia-me ficar bem convencida ahah! Por outro lado...nunca me deixei ficar naquilo que sabia e fui aprendendo cada vez mais e mais!

Se já aprendi tudo? Oh hell no! Mas acho que é seguro dizer que melhorei bastante. Talvez daqui a 10 anos venha ler este post e pense "que raio, Joana, tu em 2016 ainda não fotografavas nada de jeito!" - e espero bem que assim seja, porque é sinal de que vou melhorar sempre! Oi Joana de 2026, como é que isso vai?!

Bom, a mensagem é: aprendam. Sempre. Mesmo que achem que já percebem muito disto, podem sempre melhorar! E fotografem muito! <3


21 comentários :

  1. Que fotos bonitas Jiji! Estamos em constante aprendizagem :)

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olha, muito sinceramente, depois de ler o título achei que iam ser beeeeeem piores. Consigo perceber o conceito da Joana de 15 anos em cada uma delas :p

    MY KIND OF JOY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah a Joana de 15 anos vivia num mundo de bichinhos encantados! Não se pode dizer que eu não inventava, isso é verdade ahah :p

      Eliminar
  3. Loving this post!

    www.espritdemode.blogspot.com

    Sincerely,
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Ri-me muito com as tuas descrições :p
    Mas pelo menos puxavas pela criatividade. E punhas cartolinas para teres um fundo minimamente decente. E tentavas longa exposição. Nada mau para uma Joana de 15 anos! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah <3 gotta admit, havia aí muita imitação do que via o meu irmão fazer! :p

      Eliminar
  5. Opá, não são assim tão deprimentes, ok? Confesso que a Dalila de 15 anos só não apostava nas molduras, porque de resto devia muito bem ser pior que isso! E, no que a mim diz respeito, ainda tenho um muuuuuito longo caminho a percorrer porque, apesar de adorar fotografar, nem sempre as fotos ficam com as minhas medidas x)

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhh eu não consigo olhar para elas e não me rir loool :p insiste, persiste, não desiste! :p

      Eliminar
  6. Hahah a do mealheiro com flash :P mas olha que ja se notava aí uns bons enquadramentos, nasceste pra isto jijizocas!

    ResponderEliminar
  7. Ahah, olha que não são as piores fotos que já vi! xD O bom é perceber que melhorámos e não termos problema em mostrar as coisas mais antigas. (:

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  8. Eheheh, que artigo maravilhoso!

    Adoro adoro os teus comentários às fotos! =D
    E adorei a ideia do artigo para comemorar este dia!

    Meio Cheio

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post!! E adorei a ideia de comemorares este dia!

    Há giveaway a decorrer no blog! Participa!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Origada Melanie! Este ano não quis deixar passar em branco :p

      Eliminar
  10. Pelo menos tentavas! :p O esforço é que conta sempre! E o importante é que foste melhorando, como mencionas! :D

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso do sr. pombo, ehehe. Acho que se fizesse um post do género as minhas fotos seriam bem idênticas às tuas, mas talvez piores ahah xD Aquela do burro lembra-me imenso uma que também tirei a um boneco que para aqui tinha!
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheh começo a achar que é uma cena geral, os adolescentes gostarem de tirar fotografias mesmo aleatórias :p

      Eliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)