Subenshi: Impróprio para Cautelosos

Quando vi este tweet da Inês lembrei-me: ainda não falei por cá da experiência gastronómica mais próxima da "refeição mistério" que tive nos últimos tempos! Ainda durante o Verão, tive o prazer de ser convidada pela Zomato para experimentar o - na altura novo - menu do Subenshi, na Baixa do Porto: o BenÁsia - Tasca Asiática.

O Subenshi

A cozinha japonesa é aqui a rainha, seja na forma de sushi ou de outras especialidades. Num restaurante localizado num edifício tipicamente portuense, com o seu pé direito alto, azulejos e tectos lindíssimos, e o aspecto de uma casa transformada em espaço público, encanta só de ver. Os espaços são distintos: o rés do chão é dedicado à sua Tasca Asiática - BenÁsia - e bar, e os dois pisos superiores e esplanada (com uma vista linda sobre o jardim da Cordoaria) são dedicados ao restaurante. Mas...e a comida? Já lá vamos!




Nunca me lembraria de provar isto...

Para vos dizer a verdade, tive que ir espreitar os posts da Joana e da Liliana para conseguir captar todos os pormenores desta refeição. Fomos contemplados com o melhor da sua carta de "petiscos" - o conceito base do bar e tasca japonesa que funcionam no rés do chão, numa ideia maravilhosa para jantares com amigos.

Começamos a refeição com um ceviche de peixe branco - espadarte, neste caso - que fez as minhas delícias: começamos em grande, provavelmente com aquele que foi o meu favorito pela sua frescura e pela doçura pungente da batata doce e da beterraba em contraste com o peixe.





Entramos de seguida numa nova categoria: os yakitori, uma espécie de espetada servida como petisco. Provavelmente o menu já mudou entretanto, porque não os consigo encontrar na informação disponível na Zomato, por isso não me vou alongar muito. Em primeiro lugar, provamos as espetadas de vieiras com milho baby e molho kimchi - e eu, que nem costumo gostar de milho, dei por mim a adorar o detalhe crocante destas pequenas maçarocas. Seguiram-se as espetadas de barriga de porco, acompanhadas com uma salada Wakame - essa ainda no menu e que aconselho mesmo que provem, porque é óptima! - à base de algas, rabanete e sésamo. Por último, o yakitori de frango e gema de ovo, acompanhado com cebolinho, que foi o toque de frescura perfeito para a vossa adoradora de frango - temos aqui mais um dos favoritos, portanto.

Houve ainda espaço para, antes da sobremesa, provarmos o Tonkatsu de Porco - esse ainda no menu - um delicioso panado de cachaço de porco acompanhado de molho japonês e salada. Tudo isto regado com óptimos cocktails, tendo sido o meu preferido o Arigato, com uma espuma que lhe dava uma suavidade notória.





Para terminar? Sobremesa, claro está. E nem o meu dente-pouco-doce resistiu: de entre gelados de chocolate, avelã, pistaccio e doce de ovos e um Parfait Teriyaki Subenshi, fico-me pelos clássicos, embora também o parfait estivesse delicioso. O gelado de avelã roubou o meu coração, ou não fosse ele uma das criações da Benareli, a marca de gelados artesanais própria deste restaurante, que de facto surpreende pela positiva - muito cremosos, suaves e bem saborosos.

É para regressar? 

Sem dúvida, mas guardo-me para ocasiões especiais porque ingredientes e cozinha com esta variedade e qualidade têm o seu preço.

E como podem ver, ingredientes estranhos ao nosso paladar mediterrâneo não faltam - provariam tudo sem medos ou são mais conservadores na hora de esperimentar pratos novos?

Subenshi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato


5 comentários :

  1. Que aspeto'zão!!! 😱 Se provei comida japonesa, foram só duas peças de sushi e admito que gostei!! A ver se me lanço a um bom buffet japonês e tiro as minhas conclusões!!

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar
  2. Ah a comida parece deliciosa.
    Eu só comi uma vez comida janponesa e foi sushi, mas epá não gostei mesmo nada.
    Ando há imenso tempo a querer repetir noutro sítio, mas nunca me convenço a ir xD

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, querida Joana :D
    Mesmo!!! É absolutamente terrível. Poucas são as pessoas que conseguem ter noção :o

    Eu comi no Subenshi em Aveiro e foi o melhor sushi que comi na vida. Fiquei mais leve dos bolsos, mas valeu tanto a pena!!!
    Que ótimo aspeto. Meu Deus do céééu!

    NEW WISHLIST POST | HELLO SALES.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Não gosto de ler estas publicações, porque depois fico triste de estar longe. Adoraria experimentar, a sério!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  5. Wow, parece mesmo espetacular! Só conheci o restaurante pela tv durante a última semana e fiquei com excelente opinião a partir daí, mas agora com este post... E não só pela descrição, as imagens ficaram mesmo perfeitas. Vou sublinhar na wishlist!! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)