A originalidade existe?

Isto de ser "original" tem muito que se lhe diga. 

Para dar a minha resposta a esta pergunta com "sim ou não", "preto ou branco", eu diria, embora a custo: não. Já o senti na pele, já vi o debate a acontecer ao meu lado, assisto todos os dias a conteúdo e ideias que cada vez me convencem mais disso, e sei que eu própria sou vítima deste efeito. Acredito piamente que todos somos um produto do que nos rodeia. A nossa história, o nosso contexto, a actualidade, o mundo que nos rodeia, a nossa família, amigos, relações, o nosso poder de compra, os livros que lemos, os filmes que vemos, a situação política, as notícias, (e podia continuar esta lista) constituem estímulos que alimentam o nosso processo criativo e que o influenciam. A nós e a quem nos rodeia.


Um exemplo: há uns anos escrevi um post com um título que eu julgava meio cliché e, nesse post, referi uma pessoa que o tinha feito pouco tempo antes e que me inspirou a fazê-lo. E, entretanto, outra pessoa informou-me que tinha feito algo semelhante uns meses antes (e de facto eu acho que até tinha visto esse post, mas na altura não me lembrei dele) e que por isso gostava também de ver o seu nome citado, por desconfiar que teria sido alvo de plágio. Nada contra isso, e fi-lo com todo o gosto. No entanto fico na dúvida se de facto seria um caso de plágio ou apenas uma coincidência.

Outro exemplo? Imediatamente depois desse episódio escrevi o título deste post que estão a ler agora mesmo e deixei-o a marinar nos rascunhos. Uns meses depois, a Inês escreveu este post precisamente sobre este tema. É óbvio que eu sei que tive esta ideia e porque razão a tive, mas ela também a teve, e certamente por outro motivo porque não sabia da história acima. Duas cabeças diferentes, o mesmo tema. E dois posts perfeitamente legítimos e distintos - mas imediatamente guardei o link dela aqui para poder referi-lo e, assim, acrescentar mais conteúdo a esta discussão.

Mais exemplos? Todas as músicas que soam a... e em que outras mil letras encaixam. Todos os momentos em que subo a palco e penso que estou a fazer uma performance única, apercebendo-me que a minha personagem soa a outra qualquer que fiz antes ou que vi alguém fazer. Algumas das minhas fotografias são inspiradas num ou numa d@s mil fotógraf@s cujo trabalho sigo, e normalmente só vejo essa semelhança quando vejo um trabalho de alguém depois de ter o meu pronto. Sei que o meu olhar se treina não só por "inspiração" mas também por observação do olhar d@s outr@s.

Como podemos definir o limite entre a coincidência e a cópia quando estamos a falar de um processo criativo? Como saber se uma ideia é única, ou se é algo comum e que facilmente pode surgir em várias cabeças em simultâneo? Não tenho uma resposta para isso. Na verdade, não me parece que alguém, pensando de boa fé, tenha.

A propósito deste tema, e com um contributo valiosíssimo, o Jamie Windsor tem um vídeo em que nos fala de influência, de ideias, do conceito de "white canvas", e de criptomnésia - um termo que desconhecia até ver este vídeo e que define o estado de termos uma percepção distorcida de algo ser ideia nossa ou de ser uma memória.


E por falar nisto, preparem-se para o desafio do Retratografia deste mês - depois digam-me o que pensam desse post!

Agora desse lado: 

Não quero com este post chegar a nenhuma conclusão, porque se trata de uma questão altamente subjectiva, mas sim acrescentar uma pitada de sal a todas as vezes que achamos que estamos a ter uma ideia única ou que alguém nos copiou. Acham que há espaço para a coincidência ou parece-vos pouco provável?


13 comentários :

  1. Sou da opinião que pessoas inspiram pessoas,e muitas vezes acredito que sejam coincidências. O que faz a diferença no final, é tudo: a forma como escrevemos, como abordamos o assunto. Cada pessoa tem a sua maneira, e essa é a "marca" de cada pessoa.
    Por exemplo eu: tenho uma escrita simples e de fácil leitura. Gosto de ser direta nos assuntos e depois explicar :)
    beijinho
    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu já nem refiro casos em que a cópia é óbvia: aí não há desculpa possível :p os temas existem para ser discutidos!

      Eliminar
  2. Na minha opinião acho que sim existe espaço para coincidências. Agora se a forma como escrevem, o modo como abordam o tema, a sequência de ideias, as fotografias, ou mesmo o modo de interpretação desses temas forem os mesmo "santa paciência", isso é plágio. Do mesmo tema há inúmeras opiniões, por isso se esta for também igual, não é coincidência.

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah eu nem estou a referir esse casos porque aí não há ponta por onde se lhe pegue: cópia é cópia. Mas acho que é possível haver opiniões exactamente iguais, honestamente. Se elas forem expressas com as mesmas palavras, aí já desconfio :p

      Eliminar
  3. Como existem gostos e interesses em comum, vão sempre existir ideias muito semelhantes. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Acho que a "inspiração" só pode ser julgada se for uma autêntica cópia do conteúdo de outra pessoa.

    Já vi inúmeras bloggers publicarem sobre o tema da "originalidade na blogosfera" e nunca senti que seria um roubo descarado da ideia de ninguém.
    Nós somos humanos, estamos sempre a questionar-nos sobre tudo o que nos rodeia, aliás, este tema já me passou pela cabeça milhares de vezes.

    Não sei de que publicação falas, no início do post, mas como disseste, e muito bem, citaste a pessoa porque ela te inspirou! Não acho correcto te terem pedido para adicionar outro nome ao post só porque fizeram um post com o mesmo tema.
    Se fosse assim sempre que eu quisesse falar sobre qualquer tema, no meu blog, teria de investigar e citar todas as bloggers que o tivessem feito antes de mim, um absurdo.
    Se me inspirar nelas para esse post, cito, se não, nem se coloca essa questão.

    Para além de que, nós absorvemos muito mais do que temos consciência. Eu posso olhar para o pôr do sol, inspirar-me, sem me aperceber, para um desenho, e esse desenho pode ser em muito parecido com o de outra pessoa.
    Existem imensas pessoas neste mundo, seria ingénuo pensarmos que não existe, neste mundo todo, ninguém com as mesmas vivências que nós, que se sintam atraídos e inspirados pelas mesmas coisas, e que pensem da mesma maneira que nós.

    Sinto que só há uma mudança de estatuto, de "inspiração" para "copia", se for um completo roubo da ideia original, e se em nada acrescentar ao tópico em questão. :)

    Mas isto para dizer que sim, eu sinto que possa haver originalidade, não no sentido de ter uma ideia única que nunca ninguém teve na vida, que é bastante improvável, mas no sentido em que se pode criar coisas a partir de nós, inconscientemente, a partir das nossas vivências, experiências e gostos, mesmo que possa haver alguém em alguma parte do mundo a ter a mesma ideia que nós.
    E também pode haver originalidade, pelo acto de criar algo novo através das nossas inspirações, de forma um pouco mais consciente, mas, igualmente importante e com o mesmo valor.

    Claro que podem haver pessoas más que não têm um pingo de criatividade e utilizem a cópia para se manterem relevantes, mas isso é conversa para outro dia (conversa entre essas pessoas e o seu psicólogo) ahah

    Lovable Maria | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu acabei por citar as duas pessoas por uma questão de "facilitar" o processo - não sou muito dada a dramas e "diz que disse", por isso facilitei, mas eu não o faria. Quanto muito, iria falar com o autor do post que eu referi. Mas isso são outros quinhentos, e é como dizes, se formos por aí não fazíamos mais nada a não ser pesquisar o que já existe!

      No que diz respeito à questão da originalidade, nisso concordo completamente contigo: se uma ideia nos surge devido à nossa própria experiência, ela é nossa e ponto final. Julgo é que, como neste caso de que falamos, temos que ter o discernimento de perceber que é possível que alguém pense no mesmo/em algo parecido, uma vez que somos todos humanos e todos somos vítimas dessa inspiração! :) Obrigada pelo teu input! <3

      Eliminar
  5. Jiji! Obrigada por um texto tão bom!

    O conceito de originalidade é um conceito complicado, principalmente nos dias de hoje. Já foi feita tanta coisa, em tantos sítios, que é quase impossível termos um dia realmente original. No entanto, a forma de abordar a mesma ideia pode não ser semelhante. Claro que umas vezes vais ter uma ideia porque, mesmo que não te lembres, viste noutro lado e outras vais ter uma ideia igual à de outra pessoa sem que tenhas visto noutro sítio.
    Não sei se já leste o "Big Magic", da Elizabeth Gilbert, mas ela diz lá para o meio que a mesma ideia não aparece só a uma pessoa. Seja por referências passadas, seja por pesquisa, brainstorming, o que for, é mais do que normal haver várias ideias iguais. O que muda tudo é mesmo se tens uma ideia igual à de alguém e copias tudo o que essa pessoa fez, consciente de que o estás a fazer, ou se tens ideia igual e lhe dás a tua personalidade.

    A mim já me aconteceu ter uma ideia para um post, começar a trabalhar nele e depois lembrar-me de que já tinha visto algo parecido. Nesses casos, ou quando me inspiro noutros, deixo sempre link para o sítio onde vi. E chateia-me quando as pessoas não o fazem, porque nem sempre acredito que sejam coincidências (sou demasiado Escorpião desconfiada para isso ahahah), mas dou o benefício da dúvida.




    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touché, é muito isso o que penso também. O teu twist pessoal é o que torna algo verdadeiramente "teu" e original. Não sei se te recordas no BC em que estivemos juntas da proposta que fiz na altura no pitch, mas acabei por não seguir com a ideia porque senti que era um tema muito batido quando finalmente ia pôr as mãos à obra, e que não teria grande coisa para acrescentar - embora saiba que ainda não vi nada igual entretanto. Mas lá está, os temas, as ideias, vêm por ondas e pelo que nos rodeia, por isso é normal que não sejam "únicas".

      Nesse aspecto faço questão de ser como tu: se tenho uma ideia e vejo alguém com uma igual antes de eu publicar a minha, coloco o link - até porque há espaço para tod@s, porque não partilhar opiniões?! E olha que eu não sou Escorpião mas também penso como tu: posso defender que é normal haver coincidências mas sei ver quando a coisa é à descarada ahah :p

      Eliminar
    2. Pois foi!!!! Já nem me lembrava do teu pitch, mas continuo a achar que devias avançar!

      Eliminar
  6. Cada um tem a sua originalidade, mas a meu ver, no que toca à blogsfera e ao youtube, há muitos "copianços" embora o tema possa ser o mesmo mas abordado de maneira diferente, porque cada um tem a sua maneira de falar e de ser.

    Um beijinho,

    https://skylykika.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Eu não acredito em originalidade porque sinceramente, 99% das ideias e dos conceitos já foram explorados em algum momento, por alguém. Acredito piamente nesta questão das coincidências porque nós captámos informação em qualquer momento e lugar - e o que acontece é que podemos nem nos aperceber, como aconteceu contigo também.
    Eu acho que nós, criadores de conteúdo, andamos sempre com "as antenas no ar" e estas questões acabam por surgir!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)