Almejando outra visita ao Almeja

Foi ainda no ano passado que tive o prazer de, a convite da Zomato, estar presente num jantar no Almeja que nos permitiu conhecer este espaço, na altura aberto recentemente, o seu conceito, e também uma nova forma de fazer chegar a água aos nossos copos na restauração e em empresas: as garrafas d'água.




O Almeja aproveitou a recuperação de um edifício no coração da Rua Fernandes Tomás para trazer à Baixa um espaço lindíssimo, acolhedor e ao mesmo tempo moderno. O seu conceito de casual fine dinning, conjugado com a sua preocupação com a sustentabilidade e com a utilização de produtos frescos, que vêm directamente dos produtores, garantem que cada visita será diferente, fresca e saborosa - tanto que os menus estão sempre a mudar, e podem espreitar o mais recente no site.

Neste jantar, conhecemos também a d'água, uma marca portuguesa que se foca na purificação da água que nos é servida na torneira e que permite que após esse processo a água seja engarrafada em garrafas bonitas, reutilizáveis e seguras que são um mimo para a vista e para o ambiente.


Nesta visita, começamos o jantar com pão, azeite e manteiga caseira, como não podia deixar de ser - e um shout out da louca do couvert para a manteiga que foi só a melhor que já comi. Demos início às festividades com cogumelos silvestres com tupinambo e limão, numa mistura de sabores forte e salgada.

Iniciamos os pratos principais com um arroz "Negro" do Mondego com peixe, choco e salicórnia que me fez conhecer o meu amor por bacalhau fresco - que, acreditem, é óptimo! - seguido de porco Bísaro com legumes de outono, que provavelmente foi o meu preferido - dêem-me um puré de abóbora como acompanhamento a uma carne saborosa e bem grelhada e eu sou uma mulher feliz.





Para terminar em grande, uma sobremesa com abóbora, batata doce, gema e citrinos, uma mistura doce e pungente que deixou esta boca-pouco-doce a querer um bocadinho mais!




Almejo voltar...

Sem dúvida que esta visita deixou o Almeja na minha lista de locais a visitar - guardado para ocasiões especiais, claro. Confesso que toda a atenção que é dada aos ingredientes e à sua frescura e o próprio espaço foram o que mais me atraiu, porque o resultado dessa atenção ao detalhe nota-se no prato: todos os sabores são mais vívidos e pungentes quando o produto inicial é tão bom!

Ah, claro, o Gold!

E claro, fica o lembrete: embora este não seja um restaurante aderente, há imensos no Porto e Lisboa onde poderão ter um prato completamente grátis na compra de outro ao aderir ao Zomato Gold - e com o código JOANAI ainda têm 25% de desconto na subscrição!

Almeja Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

E agora vocês: deixei-vos com a pulga atrás da orelha ou com o palato curioso? :)


1 comentários :

  1. Fica combinado, Joaninha :D
    Obrigado <3

    Deve ter sido maravilhoso :o
    O espaço tem um ótimo ar, assim como os pratos :o

    NEW REVIEW POST | CLINIQUE: DARK SPOT CORRECTOR AND OPTIMIZER!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)