Mudar de casa: como tornar o tormento mais fácil

Mudar de casa. 
Esse bicho de sete cabeças, essa caixinha de Pandora que, assim que se abre, liberta o caos! 



Podia seguir este post com um "mas não tem que ser assim!" muito animado e de quem sabe o que anda a fazer, podia. Só que, se o fizesse, não saberia o que escrever de seguida porque, na verdade, não descobri o truque para evitar o caos completo. Na verdade, só descobri alguns truques para evitar mortos e feridos, poupar uns trocos, e tentar fazer a coisa da forma mais suave possível. 

Assim sendo, vamos lá: 8 dicas e lembretes para uma mudança de casa mais simples, barata e eficaz!

1. DESTRALHA: Aproveitar a oportunidade


Altura melhor para decidir o que queremos que continue na nossa vida, não há. Limpa o armário dos medicamentos, vê que roupa já não serve ou não faz sentido, promove as toalhas velhas a panos para a limpeza da casa nova, pergunta à mãe se quer ficar com aquele cortador 30-em-1 que compraste na Amazon quando estavas com a traça de comprar porcaria, despacha aqueles sapatos com um tacão de 13cm que já não usas há 3 anos e meio. Não há altura melhor.

2. PESO: Dividir para reinar


Cuidado com a distribuição dos pesos pelas diferentes caixas e sacos! A cozinha e, se existir, a "biblioteca" serão provavelmente as zonas mais críticas neste aspecto. E, se é verdade que uma queda de uma caixa de livros pode magoar uns pés e amassar umas capas, não é menos verdade que provavelmente nada fica inutilizado. O mesmo não se poderá dizer dos nossos belos pratos, copos, e aquela travessa que a nossa tia nos deu na única visita que fez à nossa casa há 13 anos. Portanto, especial atenção: não coloques demasiados objectos pesados na mesma caixa, principalmente se a caixa for muito grande e se os objectos forem frágeis.


3. ORGANIZAR: E não misturar!


Aprender com os próprios erros é importante. Comecei a guardar os meus objectos de forma organizada, mas quando a casa já estava a esvaziar liguei um pouco o modo aleatório. E ainda hoje, um mês depois de estar na casa nova, ando às aranhas à procura da jarra branca ou da tesoura que está dentro da caixa de costura. E eu precisava mesmo daquela tesoura. Portanto: organiza as caixas por zona ou por função do que está lá dentro, e escreve no exterior o que lá está. É básico, sei bem disso, mas é daquelas coisas que eventualmente caem no desleixo e...não é bonito.


3. EMBRULHEM OS VIDROS E CERÂMICAS


Pronto, era só isso. Embrulha os vidros e cerâmicas. Nem toda a gente se dá a este trabalho, mas não os deixes à solta nem empilhes os copos - eles vão encravar. [Mais info no ponto 5]


5. CAIXAS: One man's garbage is another man's gold


Supermercados e lojas tipo "trezentos", aquelas lojas de bairro que vendem tudo e mais alguma coisa, lojas "de chineses", mercearias... vale tudo menos comprar caixas de propósito só para as mudanças! Nos supermercados costuma ser fácil se fores logo pelo início da manhã, nas restantes lojas é uma questão de perguntar. Vale para caixas e para materiais de embrulho (para os vidros: papel, plásticos, bolhinhas, etc.).


6. MÓVEIS: Tudo juntinho!


Desmontar os móveis com todo o cuidado e, de seguida, juntar, por móvel, todas as peças, parafusos e acessórios num saco, e colar numa peça grande do móvel. Também importa organizar as partes pequenas, caso existam - colem com uma fita de papel, não muito forte, para não estragar revestimentos.


7. PETS: Gerir bem a mudança é importante!


No meu caso, um gato: alguma pesquisa e uma convesa com a veterinária resultaram na decisão de - finalmente! - colocar o chip ainda antes da mudança (com a posterior mudança de morada) e comprar um difusor de feromonas. A mudança foi feita só quando saímos mesmo da casa antiga - a primeira noite cá foi com a famíla completa - e inicialmente o Bao ficou fechado no quarto com tudo o que precisava, com o difusor ligado. No dia seguinte deixamos a porta ligeiramente aberta, mas não houve grandes explorações, o stress ainda era bem patente. Nunca o pressionamos a sair e ao terceiro dia ele lá deciciu partir à aventura. Quase um mês depois, a casa já é toda dele, e só usamos o difusor na primeira semana. 


8. ALTERA AS MORADAS!


Isto é importantíssimo: morada fiscal (através do cartão de cidadão), contratos de água, electricidade, gás e telecomunicações são os mais óbvios. A carta de condução já não exige essa mudança. Mas não te esqueças também: moradas dos bancos, seguros, lojas online, cartões de fidelização (tipo Continentes e afins), a morada dos chips dos animais, e, claro, do registo nos RH do trabalho. E provavelmente a lista continua, mas como não estou a conseguir lembrar-me de mais nada, o nosso antigo senhorio ainda irá receber alguma coisa com o meu nome. 

Truques adicionais desse lado? 

Qual foi a dica que vos salvou de alguns cabelos brancos neste processo?



1 comentários :

  1. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Tri Legal Ganhadores

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)