Virei plantmana: a história de um vício e como parar de ser plantkiller

Corria o belo mês de Outubro de 2017 quando fui viver sozinha. Foi aí que começou o meu caminho rumo à selva que é hoje a nossa casa. Os primeiros meses - arriscaria até dizer o primeiro ano - foram, digamos... desastrososos. Absolutamente desastrosos para as minhas plantas, embora a vontade de querer ter sucesso fosse grande. Portanto, fear not: se eu consegui dar a volta ao meu black thumb e torná-lo num green thumb (ou um ligeiro vício, vá), qualquer pessoa consegue!



Sendo honesta: fui na onda que a pandemia nos levou. Já tinha o bichinho em mim, mas foi preciso chegar o confinamento para eu aprender, de uma vez por todas, o que estava a correr mal. A plantmania que assolou o mundo trouxe-me mais fontes de informação - olá @tripeirinha, Sofia, a deusa tripeira das plantas! - e mostrou-me qual era o meu modus operandi na minha onda de matança. Se puderem reter um conselho dest post, que seja este:


 REGAR SÓ QUANDO O SOLO ESTÁ SECO!


Vamos simplificar. Se tiverem conseguido aguentar este ano e meio sem ser apanhad@s pela febre das plantas, mas ainda quiserem apanhar a onda, ficam as minhas 5 melhores dicas para aguentar as bitxas vivas:


    1. REGAR SÓ QUANDO O SOLO ESTÁ SECO


Existem algumas excepções, mas é sempre preferível regar a menos do que a mais. A regra no mundo das plantas é: rega a menos pode causar umas folhas secas; regra a mais apodrece as raízes e mata a planta. Em caso de dúvida, o dedo ou um palito são os nossos melhores amigos - se colocarmos na terra (enterrando, não é só à superfície) e sair molhado ou com terra húmida agarrada, então ainda não é altura de regar. 
Algumas plantas não gostam de secar totalmente: ervas aromáticas, begónias, ficus lyrata, fetos... mas, de novo: regar a mais mata, regar a menos não (excepto se ficarem um mês com a terra a descolar do vaso de tão seca, claro)!


    2. NÃO STRESSAR AS PLANTAS QUANDO AS TRAZEMOS PARA CASA

Ainda me lembro de ver a minha mãe a mudar as plantas novas de vaso assim que chegava a casa. E, se é verdade que ela até cuida bem das plantas, também é verdade que meia volta elas finavam-se sem motivo aparente. De um modo geral, o simples facto de trazermos as plantas de uma estufa onde têm as condições ideias de rega, humidade, temperatura e luz pode ser suficiente para elas entrarem em modo PTSD. Se as mudamos de vaso e mexemos nas raízes, o choque é ainda maior. Portanto, pelo menos nas primeiras duas semanas em que estão em nossa casa, o ideal é não lhes mexer - eu por norma nem sequer as rego a não ser que estejam completamente secas e opto também por as deixar um pouco afastadas das outras plantas, não vão elas ter pragas.

    
    3. SABER OS CUIDADOS BÁSICOS ANTES DE COMPRAR PLANTAS

Não vamos adoptar um cão se soubermos que não vamos ter vida para cuidar dele. O princípio é o mesmo: se vamos gastar dinheiro numa planta, convém saber se ela vai conseguir viver na nossa casa. As plantas por norma gostam de ser deixadas em paz, mas algumas são mais divas do que outras. 
Por exemplo: as calatheas ficam com as pontas queimadas se forem regadas com água da torneira - uso água destilada ou água da chuva; algumas ficam todas torradas se a humidade não estiver acima dos 70% - nem tenho pachorra; as suculentas só crescem como é suposto se tiverem muita luz, preferencialmente sol directo; as begónias (pelo menos cá em casa) só se dão bem com umas horinhas de sol directo; os fetos precisam de luz e de ter a terra sempre húmida; e podia continuar! 
Torna-se mais fácil a partir do momento em que se vai conhecendo as exigências de cada família de plantas, mas no início convém saber no que nos estamos a meter.
Ah, e nesta onda, se tiverem animais que gostem de ser vegetarianos, verifiquem se as plantas são pet-friendly!


    4. DON'T BITE MORE THAN YOU CAN CHEW

Refiro-me a quantidade e a qualidade. 
Quanto à quantidade, no Inverno é tranquilo - e que isto vos sirva de aviso, porque eu caí neste erro! - e as plantas exigem menos de nós porque estão em dormência. Eu entusiasmei-me e achei que podia trazer plantas com fartura para casa. Ora, se encherem a vossa casa de verdura, os dias quentes, em que a terra seca à velocidade da luz e em que as pragas estão on fire, vão ser bem preenchidos com muito tempo entre regas, limpeza e insecticidas. Imaginem que o tempo que perdem com as plantas no Verão é o triplo do que perdem no Inverno - dão conta do recado?
Quanto à qualidade, vamos novamente ao ponto 3: há plantas que são demónios. Para mim: calatheas, por causa da humidade e da sua propensão para apanhar pragas, e fetos e aromáticas, porque me esqueço de as regar com a frequência que é suposto. E é claro que há sempre uma ou outra que é suposto ser de trato fácil e que me morre sem motivo aparente.


    5. RELAXA!

Sugiro que relaxemos em dois sentidos: 
Em primeiro lugar, as plantas tendem a portar-se tanto melhor quanto menos atenção lhes dermos. Juro. Se andarmos constantemente a querer regar, mudar de sítio, soltar folhas novas, mimimi, é meio caminho andado para elas se fartarem de nos aturar e passarem para o outro mundo. É só regar quando é preciso (solo seco!) e aproveitar para espreitar se têm pragas, e chega. 
Em segundo lugar: se morrerem, paciência. Sei que no ponto 3 comparei isto de ter plantar com ter um cão mas, sejamos sincer@s: não é, de todo. Os erros acontecem, e elas às vezes simplesmente morrem... porque sim! É aceitar, tentar perceber o que correu mal e aprender para futuro - nem que a aprendizagem seja "não quero mais nenhuma destas!".



É verdade, já referi que é importante REGAR SÓ QUANDO O SOLO ESTÁ SECO? Acho que sim. 

Boa sorte! 


4 comentários :

  1. As minhas suculentas morreram com água a mais. Mas pareciam ter sede e como estavam no parapeito da janela da cozinha achei que precisavam de água pelo menos 1x por semana. Uma vez descuidei-me com a água e na manhã seguinte nem lá estava o troço. Era como se tivessem desaparecido do vaso xD Sou um desastre com plantas, mas este post ajudou-me muito. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah suculentas azendo das suas! Não sei como dizem que são fáceis, para mim que regava compulsivamente as minhas plantas eram do piorio. Agora já aprendi a deixá-las em paz :p De nada, boa sorte!

      Eliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)