Personal | 12 coisas que aprendi em 1 ano a trabalhar

Faz hoje um ano que sou "gente grande". 

Tudo como manda a regra, acabei o curso e uns meses depois lá consegui o meu primeiro trabalho "a sério" - the real thing, um trabalho de gente crescida, com horários, responsabilidades, papelada, e tudo e tudo e tudo.


Fui aprendendo algumas coisas - com a certeza de que ainda não sei nada - entre elas:


1. O alívio de não ter que chegar a casa rápido porque "tenho 1587 trabalhos para entregar e 26 testes esta semana!" é qualquer coisa de outro mundo.

2. Sim, entrar no mercado de trabalho implica uma série de burocracias - impostos incluídos - que sim, são chatas que dói, mas tem que ser se queremos este país a funcionar direito - dentro dos possíveis...

3. Vale a pena esforçares-te para te safares bem na escola e na faculdade - sei que me ajudou a encontrar emprego mais facilmente e ainda hoje me vale alguns trunfos (tendo em conta que não estando a trabalhar na minha especialização, consegui ficar numa empresa da minha área).

4. Vais lidar com pessoas agradáveis, outras simpáticas, outras estranhas, outras picuinhas, outras despachadas, outras entravadas, outras desagradáveis como tudo. Brace yourself, tens que estar pronta para tudo!

5. Toda a gente faz asneira - incluindo tu. A maneira mais eficaz e briosa de sair da coisa é assumires e fazeres algo para resolver - mesmo que seja pedir ajuda! A maneira mais fácil é chutar para cima de outra pessoa, e sim, há quem o faça, não é só na ficção que isso acontece.

6. Se chutarem para cima de ti, defende-te. Não tens que comer e calar tudo, porque se o fazes, eventualmente tudo vai ser culpa/responsabilidade/assunto teu. Ah, e fica sempre bem se te defenderes e a seguir fizeres um brilharete a resolver a questão, caso possas.

7. Por outro lado, cuidado com a tua "defesa". Quando és fresca numa organização, mais vale verificares tudo muito bem antes de começares a barafustar, do que fazeres figuras tristes e teres que engolir o que disseste porque realmente foi asneira tua.

8. Todos temos dias maus, mas os teus clientes e colegas não têm culpa disso. Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque, guarda o mau feitio para o teu tempo livre.

9. Por outro lado, trabalho é trabalho, conhaque é conhaque, mas não sejas a choca que só responde a perguntas de trabalho e que não dá cavaco a ninguém. Todas as organizações precisam de bom ambiente para funcionar, e mesmo que não sejas dada a muitas confianças, é sempre mais fácil trabalhar quando toda a gente se dá bem, e não custa nada ser simpático.

10. Não dramatizes. Se o teu trabalho não envolver questões legais ou vidas de pessoas, o pior que pode acontecer é ser despedida se fizeres asneira. E convenhamos que eventualmente aparece outra coisa. É mau, mas não é o fim do mundo. E a probabilidade de fazer asneira quando se está a entrar em parafuso é bem maior.

11. Mesmo que não tenhas uma casa para sustentar (que é como quem diz que "ainda vives com os pais/avós/etc."), o dinheiro voa se não tens atenção ao que gastas - carrinho, esta é para ti! Cuidadinho com essas despesas se queres vir a sair de casa algum dia!

12. Por último, há duas coisas que só te apercebes quão fantásticas são quando começas a trabalhar: ver o produto do teu trabalho a ser útil e poder fazer planos sem depender financeiramente de outras pessoas! Heaven!

Muitas destas coisas aplicam-se a um bocadinho de tudo, bem sei. Quais são as vossas lições mais preciosas no que toca ao trabalho/escola/etc.? 


24 comentários :

  1. Espero que daqui a um ano possa estar a fazer um post do género.:)

    beijinhos
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Estás a começar ou estás à procura? Seja qual for o caso, força e boa sorte! :D *

      Eliminar
  2. Estive um ano sem estudar e fiz voluntariado e concordo com muitas das coisas que dizes aqui! Espero poder concordar com todas elas quando acabar o mestrado!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito - a maioria do que se aprende é sobre pessoas e nem tanto sobre as profissões em si! Vamos crescendo com tudo :) Boa sorte! *

      Eliminar
  3. Amém! Comecei a trabalhar há uns meses e há muito daqui que já presenciei. Mas estou a ter uma experiência peculiar que ainda vai dar "pano para mangas", como se diz ahah.
    A situação do dinheiro voar é mais que verdade! Até fico parva.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah força nas canetas! Com vontade tudo se faz :D

      É horrível ahah xD tu achas que estás a juntar, vais ver a conta e...puff! Para onde é que ele foi?! xD

      Eliminar
  4. Concordo contigo querida, não há sensação melhor do que não depender financeiramente de ninguém :) Ah, e as pessoas são sempre os maiores desafios...Hehe
    Beijinhos!!!
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post. Terminei agora o curso e ando à procura de trabalho e adorei aquilo que li.

    Beijo
    My Life - Vânia Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma transição (e um choque) espectacular - boa sorte!!! :) *

      Eliminar
  6. Tão mas tão verdade.
    Faria tuas as minhas palavras!

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nem de propósito, Joana... Hoje tive um daqueles dias-super-não no work e revi-me em muito do que escreveste. Força para nós, para enfrentarmos o mundo do trabalho. Beijinho*

    Parmim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Damn...meia volta acontece, força! E calma, muita calma e exercícios de respiração ahah **

      Eliminar
    2. Obrigada.
      E já é sexta-feira!! Tudo corre melhor a uma sexta-feira :) *

      Eliminar
    3. Ahah siiim! :) Olhinhos no fim-de-semana!

      Eliminar
  8. Eu vou agora entrar nessa vida! Vamos lá ver como vai ser ;)
    Beijinho ♡
    http://www.style2beauty.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte! Força e vontade de melhorar, e corre sempre bem!

      Eliminar
  9. Adorei o que escreveste
    Não podia estar mais de acordo!!!

    Kiss kiss.*Jo
    http://joandcompanystyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Falas aqui sobre dicas bastante interessantes!! Gostei muito da tua postagem!!
    http://fascinadapelomundo.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente continuo à procura de emprego, mas se em trabalhos de Verão passei por situações dessas, imagino quando for "a sério" :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tudo é mau :) é uma questão de paciência quando é preciso!

      Eliminar
  12. O que eu aprendi é que não quero ser adulta xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah devia acrescentar essa à lista :p mas até tem as suas vantagens...muito esporadicamente... :p

      Eliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)