Foodie | Rota de Tapas Estrella Damm ou "Jantares felizes!"

No passado dia 15 começou um dos eventos que, tendo chegado ao meu Porto há tão pouco tempo, conquistou o meu coração e o meu entusiasmo logo na primeira edição: a Rota de Tapas Estrella Damm!


Se na primeira edição, em Maio, fiquei a adorar este conceito [e foi quando aprendi a gostar de cerveja, btw!], podem imaginar a minha felicidade quando a Zomato entrou em contacto para estar na apresentação da edição que está a decorrer agora - entre 15 de Outubro e 1 de Novembro, em Lisboa e no Porto, desta vez tendo como tema principal as conservas!

Uma viagem de autocarro (com uma belíssima vista e boa companhia) depois, foi tempo de petiscar. E aí começa a festa. Só consegui ficar o tempo suficiente para provar duas tapas, mas fiquei logo a salivar por mais.



E que bela cidade para passear!

Uns mini-cachorrinhos que poderiam não ter nada de especial, não fosse o delicioso molho caseiro de pickles que dá toda uma nova vida ao pequenito!



Sem dúvida um pratinho desafiante: Cheesecake de bacalhau. Bom, mas confuso, ainda não percebi se gostei ou não, mas vale a visita nem que seja para provar algo diferente do habitual bacalhau!


E...de salivar passei à acção. No dia seguinte, jantarada em modo peddy-paper com os amigos! E há lá coisa melhor do que uma noite passada a petiscar em sítios giros, com boa comida, e umas cervejas a regar conversas e passeios pela Baixa do Porto? Não há, claro que não!


Neste falhei. Não há foto mas garanto que é uma delícia - como tudo n'O Pintxo, este é dos poucos que já tinha visitado e está na minha lista de favoritos. Nunca falham nas tapas que habitualmente servem, e também não falharam no seu Pintxo à Azeitona, coberto de bacon e cogumelos salteados...nhami!


Uma agradável surpresa! O Prego da Rota, com uma fatia gigante de pimento piquilho lá no meio, fez as minhas delícias. Saboroso e fresquinho, óptimo com a cerveja.



Sim, é ESSE Café Lusitano. E para além de um bom sítio para dançar (que era o contexto em que o conhecia), pelos vistos também têm jeito para os petiscos! Tapa na Pantera, uma fatia de pão com salmão fumado, queijo creme e um toque de frutos vermelhos muito fresco e saboroso!



Outra surpresa e, definitivamente, um local a voltar (dizem que têm umas francesinhas óptimas!). Para a Rota de Tapas apresentaram uma miniatura de  pratos que habitualmente confeccionam (e que quero provar em ponto grande): Oporto Triologia, com micro-alheira em pão alentejano, beringela recheada com cogumelos em pão alentejano, e segredo Oporto com chocolate. Três delícias - das minhas tapas preferidas!



Last, but not the least, e muito bem escolhido para o final para forrar o estômago como deve ser: Sandoca da Horta, não é uma tapa, mas uma sande de rosbife de-li-ci-o-sa. Fresca, saborosa, e óptima para fechar o jantar. (E o espaço é fantástico, principalmente para uma Tripeira de coração!)


Ainda estou para aqui a pensar se este fim-de-semana não volto ao ataque - afinal, no meio de 29 restaurantes, ainda falta experimentar imensa coisa!

Curios@s? Quem já foi e que locais visitaram?


12 comentários :

  1. parece ser tudo tão saboroso :)
    xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estava! ^^, E os menus dos outros restaurantes também são aliciantes - isto é uma perdição! :)

      Eliminar
  2. Tenho de experimentar
    Tem tudo tão bom aspecto

    Kiss kiss.*Jo
    http://joandcompanystyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena :D e é uma oportunidade espectacular para conhecer novos sítios!

      Eliminar
  3. Que deliciaa babyy!!
    Passa pelo meu blog e espreita o novo post*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  4. Se eu não estivesse a tentar virar vegetariana comeria uns 10 mini-cachorros quentes. Cada prato de comida tinha melhor aspecto que o anterior. Adoro estes eventos!!! É pena não estar em Portugal para os usufruir.

    www.heidiland.blogs.sapo.pt.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aii isso assim é castigo extra! Força, tu consegues - da maneira como sou acho que nunca me vou meter numa aventura dessas, mas dou imenso valor pela coragem! E este tipo de coisas é uma perdição!

      Eliminar
    2. O meu problema é convencer o namorado, o rapaz gosta de comer caça. Sabias que na Suíça a caça é utilizada como controlo populacional. Todos os anos saem umas listas e só podes caçar x bichinhos e é tudo controlado.
      P.s.: eu sou contra caça, mas acho piada a forma organizada como os suíços organizam as coisas.

      Eliminar
    3. Bem, se é controlada, menos mal! Caça desportiva, só para matar os bichinhos, acho estúpido, mas se se come o que se caça, e é de forma controlada, menos mal! O meu pai é caçador portanto tenho mixed feelings nisto :p

      Eliminar
  5. Ainda não consigo ser fã de cerveja.:x
    Cheesecake de bacalhau? OMG, isso junta duas das coisas que mais amo, mas duvido se será assim uma combinação tão perfeita.:p

    beijinhos,
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah é um bocadinho confuso, é. E então com um topping de doce de tomate...ainda não sei :p isso da cerveja, já percebi que é mesmo uma questão de hábito ahah *

      Eliminar
  6. Não consigo perceber como é que esta iniciativa existe há tanto tempo e eu nunca participei, logo eu que sou mega fā de tapas! que inveja das tuas fotos, parece estar tudo delicioso, eu nem sei qual delas me deixou com mais água na boca!

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)