Fórum de Ideias | Agora que Falas Nisso | Será que podemos mudar o Mundo?

A Daniela do Another Lovely Blog lançou o desafio, e eu gostei tanto que não poderia recusar: o Agora que Falas Nisso é o seu mais recente projecto, no qual que coloca frente-a-frente (ou lado-a-lado!) a opinião de duas bloggers sobre um tema - podem ver aqui a primeira edição. Para este mês, e ao jeito do Fórum de Ideias, que tem andado tão parado: Será que podemos mudar o Mundo?

Esta não é, de todo, uma pergunta com uma resposta simples. Ou melhor, talvez responder seja relativamente fácil, afinal de contas tod@s sabemos a teoria. Em teoria, a resposta é um grande, redondo e sonoro... Sim. Mas então e na prática?


Antes de passarmos para a questão seguinte, assustadora como poucas conseguem ser - o "Como?" - talvez seja mais simples dividir a questão e procurar esclarecer outros pontos primeiro. O que consideramos "o Mundo"? Qual é a sua escala? Quem queremos influenciar ou ajudar? De quanto tempo precisamos? E de um momento para o outro, talvez pareça mais fácil fazer alguma diferença.

A verdade é que cada um de nós tem uma forma de agir e de pensar diferente, portanto a escala a que podemos ou conseguimos intervir é diferente também. Mas há coisas comuns a tod@s nós: a nossa voz como cidadãos de sociedades democráticas, o nosso poder de voto - e já falei sobre isso aqui e aqui, no Tempo de Antena do Thirteen -, a nossa criatividade, a nossa solidariedade e empatia.

Não temos que ajudar todas as causas. Querer fazê-lo seria uma forma de egoísmo, até, uma vez que apenas serviria para alimentar o nosso ego, sem que conseguíssemos de facto ajudar alguém com dedicação. Importa definir aquilo que queremos, e o que queremos trazer de bom ao Mundo. Importa tomar pequenos - ou grandes!- passos nesse sentido. E mudar o Mundo - o nosso Mundo, seja ele de que tamanho for - pode ser tão simples como pensar antes de falar. Pode passar por fazer voluntariado à porta de casa ou do outro lado do planeta. Pode ser ajudar mais em casa. Pode ser participar em manifestações que nos fazem sentido. Pode ser assumir um papel importante numa associação que nos diz algo. Pode ser escrever e partilhar ideias num blog ou em cima de um palco!

Acima de tudo: saber que tod@s temos uma voz. E essa é a nossa arma mais poderosa! Por muito insignificante que possa parecer, a junção de todas as vozes é capaz de criar um ruído ensurdecedor.


E tu, vais mudar o Mundo? :)


7 comentários :

  1. Se queremos mudar o mundo temos que começar primeiro por nós mesmo. "If you wanna make the world a better place take a look at yourself and then make a change!"
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post :P
    Mil e um beijinhos,
    http://kika--maria.blogspot.com/
    Kika Maria*

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Devemos ajudar sempre que podemos, pequenos gestos podem realmente mudar um pouco a humanidade...

    ResponderEliminar
  4. Podemos mudar o mundo mas temos que ter vontade de mudar!!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Jiji por teres embarcado neste projecto e ainda bem que ambas acreditamos que podemos mudar o mundo. :D

    Beijinhos,
    Daniela
    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acredito que pudemos mudar uma só mente, uma só vida, e já estamos a mudar o mundo. Do muito se faz pouco, e do pequeno se faz grande. Não podemos é ficar de braços cruzados.

    ResponderEliminar
  7. eu como voluntária numa associação e com uma vida totalmente ocupada estou sempre a dizer que é necessário que as pessoas se comprometam mais com o mundo à sua volta. Acho que todos nós temos muito aquela consciencia do trabalhar para ganhar dinheiro e esquecemo-nos que o "trabalhar para outro sem estar à espera de receber nada"devia fazer parte das nossas prioridades enquanto seres humanos. Há muitas formas de fazer voluntariado e acho que a maioria das pessoas às vezes é demasiado comodista para se quer se dar ao trabalho de procurar como pode intervir. bom projecto, gostei :)

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)