Photo | Off Sight | Silos da CIMPOR

O prometido, é devido: o último dia do mês é dia de Off Sight! Se ainda não sabem o que é, espreitem aqui o primeiro post e fiquem a conhecê-lo!



Para este mês, eu e a Cat rumamos a mais um lugar perdido nas profundezas de Gaia: os silos da CIMPOR, bem junto à linha férrea (assustadoramente junto, diga-se). Estes silos, abandonados em 2003 pela CIMPOR por ordem do Município de Gaia, têm bem patentes os sinais da sua degradação: a falta de manutenção e o tempo não perdoam, e confesso que o instinto de testar cada passo antes de o dar foi mais forte do que a vontade de fotografar quando nos aventuramos nas plataformas. Ainda assim, arriscamos, e valeu a pena!





Se há coisa que eu não pensava que ia fazer tão cedo era trepar a uns silos abandonados, num local remoto. E confesso: gostei mesmo! É bom ter uma compincha que alinha e avança nestas coisas. Sempre com muito cuidado e cabeça, claro, porque a nossa segurança está sempre em primeiro lugar. E foi por isso mesmo que acabamos por sair desta zona mais rapidamente do que prevíamos: começamos a aperceber-nos que os edifícios de apoio deste local são utilizados como lugar de pernoita e...bom, sabe-se lá mais o quê, e a passagem de pessoas neste tipo de sítios causa sempre um ligeiro arrepio na espinha, pelo que nos tornamos em mulheres com uma missão, cumprimo-la, e saímos dali. Refiro isto precisamente como um alerta: quando não conhecerem bem o local para onde vão, principalmente neste tipo de situações, nunca, nunca, nunca vão sozinh@s!





Bom, sustos à parte, reconheço que me deu um gostinho especial fotografar este local e os seus detalhes. Sabendo o meu background profissional, podem imaginar que já tive contacto com este tipo de equipamentos, e embora não seja a área específica em que trabalho, há sempre um bichinho que se interessa por saber como isto funcionava e por analisar a degradação de uma forma mais consciente.



E agora é tempo de visitarem os restantes blogs que andaram a explorar Portugal e os seus cantinhos escondidos! Este mês a lista cresceu e temos já algumas excelentes convidadas, por isso é garantido que poderão conhecer muitos lugares e pontos de vista distintos.


E assim fechamos mais um mês com mais uma aventura! I really could get used to this! :)


18 comentários :

  1. O risco valeu a pena, adorei o resultado final !
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderEliminar
  2. Que giro, vocês com o cimento e eu com a cal. :) Andámos muito viradas para a industrialização, este mês. haha E também senti o mesmo que vocês quando ao perigo que poderia estar iminente às fotografias, portanto fiz o mesmo: despachei-me a fotografar para ir embora o mais rápido possível. Também não me arriscaria sozinha e ainda bem que o meu namorado foi comigo, ainda que eu tenha ouvido um: "Parece que agora temos 15 anos, para andar a visitar casas a cair" :)

    Chateia-me imenso que estejas cada vez melhor a fotografar. Tens sempre as fotos mais giras, raios parta a isto, pá! :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei as fotografias! Nem sei dizer de qual gostei mais! A penúltima tem uma luz linda.

    ResponderEliminar
  4. A primeira fotografia é a minha preferida. "Analisar a degradação de uma forma consciente". Imagino que visitar estes sítios contigo traga imensas aprendizagens. Estas fotografias também me fizeram lembrar que, junto ao parque das nações, há a antiga fábrica do gás que tem uma estrutura incrível e que deve ser espetacular lá entrar.
    Obrigada por me abrirem a porta no Off Sight! :)

    ResponderEliminar
  5. oh meu deus, adorei, adorei, adorei!!
    Adoro tirar fotos em sítios abandonados!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Conseguiste captar pormenores maravilhosos, adorei!

    ResponderEliminar
  7. Estes sítios têm sempre um "quê" de misterioso e que desperta a curiosidade. Bonitas fotografias! :)

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  8. Apesar de irmos juntas para o mesmo locar, fico sempre super curiosa para ver o resultado das tuas fotografias! Claro que nunca desiludem :D Adoro as duas últimas, têm uma luz mesmo bonita. E escusado será dizer que estou a gostar imenso de explorar estes sítios contigo. É sempre divertido! Mesmo que tenhamos sempre alguns momentos de tensão :p

    ResponderEliminar
  9. As fotos estão fantásticas Ji!! Esse local é bastante próximo de minha casa. Já por várias vezes tive curiosidade de lá ir mas tenho lá visto movimentos suspeitos e por isso acabei por nunca me aventurar, talvez um dia destes. Os locais abandonados carregam sempre o peso das suas histórias, o que os torna tão fantásticos. Beijinho **

    ResponderEliminar
  10. Bem, ainda me falta ver as fotos das restantes convidadas mas tenho-te a dizer que as tuas são as minhas preferidas até agora. Gosto de tudo, dos ângulos, das perspetivas, da luz, da edição... Well done!!!!!! Gosto mesmo. :)

    ResponderEliminar
  11. Sou menina desse tipo de aventuras mas depois 'borro-me ' toda com medo ahahah Mas o risco valeu a pena, adorei mesmo o resultado. O contraste do azul do céu com o amarelo fica espetacular!

    Beijinho ♥

    The Simply Ana

    ResponderEliminar
  12. Essa aventura valeu bem a pena. As fotos ficaram lindas!
    Beijinhos

    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Adorei! Achei super interessante as diferentes perspetivas entre vocês, é curioso como um mesmo lugar por ser também "diferente". Adorei cada pormenor, e os reflexos do sol deu aquele toque especial.
    beijinho minha Jiji

    ResponderEliminar
  14. Obrigada, é um prazer juntar-me a vocês! :)

    ResponderEliminar
  15. Opa estou a adorar isto de irmos em grupo fotografar pois as fotos umas das outras acabam por complementar. A ideia de irem aos silos foi genial e gostei muito da edição das tuas fotos, parece que são retiradas duma caixa da avó =) os detalhes do ferro, tinta gasta e ferrugem estão magnificos, estás de parabens Jiji girl*

    ResponderEliminar
  16. Opa tão bom! Adoro quando algumas de nós visitam os mesmos sítios, como tu e a Cat, mas nos oferecem perspectivas tão diferentes sobre o mesmo local e que, mesmo assim, se completam tão bem. Vocês as duas fazem uma dupla do caraças!
    Adorei as fotos como sempre!

    Joan of July

    ResponderEliminar
  17. Joana, sei que digo sempre o mesmo, mas é porque é verdade: adoro o teu trabalho fotográfico! E olha que eu, não sendo entendida no assunto, não me deixo impressionar por tudo! Valeu a pena arriscar :) Pena que em Portugal não tenhamos muitas galerias onde se possa expor os trabalhos mesmo não sendo «artista» reconhecido. De qualquer das formas já tens mais que material para começar a fazer umas exposições pequenitas, há espaços (bares, cafés, etc) que recebem e acho mesmo que devias começar a pensar no assunto (por exemplo, pegando nas fotografias que tens do Porto e arredores) :p

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
  18. Estou com a Ana nisto, acho que devias tentar fazer uma exposição com as tuas fotografias. Eu até iria ao Porto para as ver ao vivo e a cores (ou a preto e branco, como preferires :P). Eu gosto imenso de fotografias de objectos, de pormenores, de cabos e coisas em ferro e metal... Por isso gostei particularmente deste teu off sight! Curiosa para ver o próximo ;)

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)