Fórum de Ideas + Personal | 3 kg de Photoshop depois...

Estamos de volta! Uhuh! Pois é, os dias começam a acalmar um pouco e já volto a ter algum tempo para dedicar a algo que não implique ir comprar qualquer coisa para a casa ou montar móveis. Não sabem do que falo? Espreitem esta publicação lá na página do Facebook!

Entretanto, no meio da azáfama, recebi umas fotos especiais que fiz o mês passado. Uma amiga recomendou-me para um "trabalho" de modelo para um workshop para cabeleireiros - e escrevo entre aspas porque para mim foi uma experiência surreal! Ora, vocês sabem que eu não sou de ter medo da tesoura, e como me prometeram que não me iam deixar loira nem com o cabelo verde, lá apliquei o meu novo mantra de não negar nada só por receio.

Fotografia - NiceLife
O resultado? Um corte de cabelo novo e que adoro, um dia bem passado completamente fora da minha zona de conforto, e uma experiência como modelo-quase-a-sério em que me diverti à grande! Mas as fotos...puseram-me a pensar sobre mim mesma. E sobre o quanto posso dizer que gosto de mim. Quando recebi as fotografias foi impossível não esboçar uma cara de espanto e ficar sem saber bem o que dizer. Para além da minha clara falta de jeito para ser séria, não sou eu ali.



Pele sem textura, pálida, como porcelana, dentes "perfeitos" e brancos, o alto do meu nariz desaparecido em combate numa das fotos, e uma ou outra alteração nos meus lábios que me parece que sou a única a notar mas que acho mesmo que lá está - eu não perguntei. Guardei as fotos com carinho pela experiência, gosto muito de uma delas - a que abre o post - mas não sou eu. Faltam as minhas olheiras, as minhas sardas, os meus poros. Caramba, eu tenho pele, não sou feita de tecido!



E isto tudo leva-me a duas conclusões: primeira, confirmou-me que há que ter cuidado com a edição que aplicamos numa imagem - Joana fotógrafa, aprende. Tornar alguém irreconhecível ao "eliminar os defeitos" é uma excelente maneira de estragar uma foto, e posso dizer isto porque as vi sem edição e gostei delas na altura. Dito isto, é certo que o gosto pessoal entra também em jogo, mas por norma, nestas coisas dos retoques, "menos é mais". Segunda, que sim, sou feita de tudo o que há em mim, alma e corpo, com todas as qualidades e defeitos que isso implica. Incluindo sardas, poros, nariz-de-tucano, dentes menos brancos do que queria e olheiras crónicas. Caramba, sou humana, e não me tirem isso, por favor!

E assim chega o dia em que quero ver os meus defeitos. Em que me faz confusão dar pela falta deles. Em que percebo que são parte de mim e que não faz sentido desaparecerem de um momento para o outro sem ter feito nada por isso, portanto... já não faz sentido chamar-lhes defeitos, certo?

Bom, chega de blá blá: o que acham das fotos? Podem fazer roast à vontade, a quantidade de piadas que já foi feita com estas fotos ultrapassa qualquer limite possível de bom senso! :p


16 comentários :

  1. Tão bom ver que gostas de ti Joana! De facto as fotografias estão muito perfeitinhas, e também gosto de algo mais natural. As falhas são aquilo que nos torna diferentes, como sempre disse.
    Aquela primeira fotografia está bombástica. Um estrondo completo. Qual Sara Sampaio qual quê!

    My Own Anatomy ✨

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito da primeira fotografia, mas nas outras há, de facto, algo que não bate certo... Em especial para quem já te viu pessoalmente e noutras sessões fotográficas. Há alguns tipos de edição que eu sinceramente não compreendo. Quando andava para aí no 7º ano, um fotógrafo foi tirar fotografias de turma e individuais à minha escola. No processo de edição, retirou todas as borbulhas do pessoal. Eu, que nunca tive borbulhas, fiquei sem sinais. Eu tenho vários sinais na cara, e eles fazem com que eu seja eu. Sem eles, também não me reconheci. Foi mesmo estranho ver-me assim, e lembro-me de na altura ter ficado super chateada com o fotógrafo. Porque os sinais fazem parte de mim, assim como o teu nariz faz parte de ti.

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, fico feliz de teres gostado da experiência! Mas sim, demasiado photoshop! Beijo ❤️

    ResponderEliminar
  4. Estás muito perto de "tu" na primeira foto sim.
    As seguintes, têm muito tratamento, notam-se ser para "trabalho profissional", e aí não são tu, pois fogem ao teu registo de te mostrares para a lente, aqui és a personagem, como estes trabalhos o pedem - e fizeste-o bem.

    Lembraste.me as sessões que fui fazendo ao longo dos anos, em que tive de tudo, tanto ou tão pouco tratamento que ainda hoje são tema de conversa entre os amigos ;)

    Mas sabes que mais? Estou é fascinada com o cabelo <3

    Beijinho grande moça,

    ResponderEliminar
  5. Adoro a primeira fotografia e o corte de cabelo!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  6. Olha eu cá gostei mesmo muito de te ver neste registo mais perfeito, mais polido, menos real! Estás ainda mais gira! E essa garra que te sai do sorriso não é com photoshop que se mete, por isso, sim, és tu nas fotografias que nos mostras <3 Um beijinho
    https://umachavenadecharme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. As fotos estão fantásticas, mas percebo quando dizes que falta algo... o natural. O que ter torna no que és! Afinal, por muito que nos queixemos de um sinal ali, de uma borbulha acolá, tudo isso faz parte do que somos naquele momento. Não há nada como as fotografias que tiramos, sem aplicarmos quilos de photoshop :p

    ResponderEliminar
  8. querida joana tu és uma mulher lindissima não só fisicamente mas sobretudo porque o que te torna um estrondo é a tua energia contagiante e isso está lá nas fotos, exista photoshop ou não. Mas entendo o que dizes até porque em certo ponto a tua imagem foi "violada" ao ter sido editada desta forma. Não sei se a foto dos lábios a que te referes é a terceira mas de o meu olho de designer nota que há ali qualquer coisa estranha. Para além disso a tua cara está mais clara do que o corpo. Pessoalmente gosto muito mais de te ver se photoshop <3 um grande beijinho

    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  9. Amo! Tens cá um jeitaço! Aquela primeira está um show Jiji!! :P
    Compreendo a situação do Photoshop, quando é para corrigir um pequeno detalhe é uma coisa, quando é quase tudo é outra! Eu nao uso photoshop nunca :) porque tal como tu, gosto de ser eu!
    Mas ainda assim as fotos estão um maximo :)

    xoxo

    ResponderEliminar
  10. OMG
    E ainda bem que não tiveste medo mesmo porque o resultado está à vista, BRUTAL!!! Amei as fotos, estás tão linda, nossaaaaaa :D

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  11. Concordo contigo, as fotos são muito bonitas mas realmente nota-se "que não és tu". Já te vi igualmente bonita noutras fotos e mais tu. A verdade é que isto te trouxe coisas muito boas como perceberes que os defeitos não são defeitos, são só características.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Obrigado, querida Joana :D Marcamos siiiiiim, fazia muito gosto que isso acontecesse... Mas sem photoshop, please :P

    Precisamente por estas razões é que nos temos uma ideia distorcida acerca das pessoas "conhecidas" e "famosas". Há um claro abuso do que é editar... Tendo mestrado em Marketing, levo muito mais a sério uma produção minimamente natural (e digo minimamente porque editar as fotos faz-se sempre) e onde se vêm, como dizes "pessoas carnais"; do que fotografias em que há um claro abuso de técnicas de photoshop e algo que nos mostre uma realidade diferente!

    NEW COOKING POST | 3 Ingredients and EASY VEGAN PANCAKES :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D


    Please, VOTE FOR ME

    ResponderEliminar
  13. Joana acho que ficaste linda com esse corte! Percebo bem a tua frustração em relação ao retoque de pele que te faz não pareceres tu mesma, e acho que tens bastante sensibilidade para tu própria conseguires resultados muito melhores quando tu fotografas!

    Mas é esse o espírito! Aprende-se sempre alguma coisa de positivo destas experiências e é óptimo teres este registo! :)


    Um beijinho,

    Sofia | Monochromatic Wave

    ResponderEliminar
  14. Realmente nota-se que as fotografias estão demasiado trabalhadas, é natural que não te revejas nelas. Não sei como ainda existem trabalhos que utilizam tanto photoshop. Cada vez mais gostamos de ver os defeitos e os traços que são característicos de cada um...

    Seja como for, estás linda!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  15. Photoshop à parte, mulher, AMEEEI o teu olhar forte nestas fotos e esse corte ficou-te o MÁXIMO! Adoro ver-te com esta cor de cabelo, realça-te o tom de pele! E sim, a primeira foto ficou mesmo gira! <3

    Os defeitos fazem parte de nós, sem tirar nem pôr...não somos porcelana "after all"! ;) Fico feliz que gostes de ti como és! :*

    ResponderEliminar
  16. Estás poderosa, contudo, denota-se a falta de expressão proveniente das tuas características faciais e que foram claramente postas de parte, na hora da edição! Como já estamos tão habituados às tuas sessões caseiras, confesso que me fez imensa impressão ficar por mais de dez segundos a olhar para o teu rosto! És tão bela e a edição retirou-te aquele brilho da Jiji!!
    No entanto, e apesar de tudo, you go girl! Adorei a confiança impressa nas poses e esse sorriso que tão bem nos alegra!
    Beijinho grande,

    novo blogue: "IMPERIUM"

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)