Outfit + Fórum de Ideias | Não somos só isto

Eu gosto de roupa, mas não vivo a minha vida em função dela. Eu gosto de criar conjuntos novos, mas não compro roupa com frequência. Eu gosto de saber o que está na moda, mas não adiro a todas as tendências, nem vou comprar algo de que não gosto só "para ver se consigo usar" porque "está na moda". Eu vejo o estilo como uma forma de expressão pessoal, mas não acho que toda a gente tem que andar bem vestida (segundo os meus padrões) ou então é um - inserir insulto aleatório -. Eu gosto de maquilhagem, mas não preciso da maquilhagem para sair de casa, nem acho que sou feia sem ela, nem acho que quem não usa é menos mulher que eu. Eu gosto de blogs de moda, mas não leio só blogs de moda (e provavelmente até leio muito mais coisas de outras áreas, mas não estou propriamente atenta a isso). E olhem, se alguém for assim, que viva a sua vida porque, desde que não faça mal ninguém, está no seu pleno direito.

T-shirt & Dress - Thrifted | Bag - Parfois | Shoes - Jumbo
Fotografia de José Santos

Julgamentos. É impossível não os ver - ou porque estamos muito arranjadas e somos umas fúteis, ou porque nos arranjamos pouco e somos umas desleixadas, ou porque gostamos de moda e somos ocas, ou porque gostamos de alimentar o cérebro e somos umas cromas chatas. Chega. Somos mais do que um dos nossos gostos. E atenção, eu não sou melhor do que ninguém - eu também os faço. Mas temos que pôr a mão na consciência e assumir os erros - na onda do que vos falei neste post.




Feminismo não é dizer que temos que parar todas de usar maquilhagem, não é dizer que os homens são todos umas bestas, não é dizer que não podemos usar roupa mais ousada, não é julgar outra mulher só porque o seu maior sonho é ser Mãe, não é chamar oca a outra mulher porque o Instagram dela está cheio de selfies. Isso é só julgamento, puro e duro. É só projectar os nossos "gostos" como obrigações para os outros (muitas vezes sem olhar para o próprio umbigo ou pensar no que está para além de tudo isso). Sei que pode parecer que estou a pôr-me em cima de um pedestal, mas na realidade só queria que ficássemos tod@s com os pés bem assentes no chão. Estou cansada desta competição sobre quem é "mais elevad@".

Não somos tod@s pessoas? Então pronto. Live and let live. E, a propósito disto, deixo-vos um vídeo muito interessante do canal do a pele que habito, em que a Marta discute com a Ana Andrade a visão filosófica sobre isto de "beleza = futilidade" - e eu concordo com a visão delas. 


Qual é a vossa opinião?


10 comentários :

  1. Não podia concordar mais. Aquelas que se dizem ser feministas, no final não são diferente de homens machistas...
    Muita gira!
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Olívia! Eu afirmo-me feminista com muito orgulho - só não consigo aceitar que me digam que feminismo é alguma das coisas que disse lá em cima - isso não o é, nem de perto :)

      Eliminar
  2. Concordo plenamente com tudo o que disseste Jiji!
    Btw gosto muito das fotos! Arrasou :P

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Que texto tão verdadeiro!
    Concordo plenamente com o que escreveste! Feminismo é aceitar o outro e vê-lo de forma igual.
    Nós todos temos de passar a aceitar que cada um veste-se da forma que quer e se sente melhor e isso não pode nem deve influenciar a forma como é vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês. Sim, é isso mesmo - e não é o nosso lugar julgar alguém pelo que veste, gosta ou não gosta, publica ou não publica. Não conhecemos ninguém só por vermos o seu "exterior".

      Eliminar
  4. Não consigo discordar de nada do que disseste! Na verdade, concordo e identifico-me com tudo a 100%. Acho que devemos ser nós mesmas e dar a todas as mulheres a liberdade de fazerem o mesmo. Deviam haver mais pessoas espalhar este mindset, é tão importante!
    Btw, esse macacão é lindo de morrer! Estás linda :)

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  5. Julgar menos o outro. Esse é o grande desafio que todos devemos almejar, e o grande erro que cometemos frequentemente.

    ResponderEliminar
  6. Ohhhn, obrigado, querida Joana :D
    Sem dúvida alguma. E tenho.o aproveitado mesmo ao máximo!

    Revejo-me imenso neste Fórum. Tal como tu, acho a moda um estado de espírito e algo que reflete, muito, aquilo que nós somos... a nossa essência. Mas é mais do que isso, porque a pessoa certamente é mais do que aquilo que veste e que usa para cuidar de si!

    NEW OUTFIT POST | ANYWAY FOR THE NEXT SEASON IS JUST THAT (FOR NOW!)
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Lido e subscrito!! Mas é que é exatamente isso: julgamentos não passam de reflexos da nossa inveja, da nossa dor de cotovelo, dos nossos medos e que transportamos para os outros. Tivessemos todos nós a mente assim tão aberta e ser-nos-ia mais fácil de viver a vida.... Enfim!
    Belíssima reflexão, Jiji! 👏

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)