Quando a ficção é real: 1984 e a Coreia do Norte

Há uns tempos, enquanto lia o 1984 de George Orwell, o Zé estava a ler Dentro do Segredo, de José Luís Peixoto. De cada vez que comentávamos o que estávamos a ler, não conseguiamos deixar de notar uma semelhança assustadora entre ambas as obras: a primeira ficcional, a segunda um relato de viagem. Se ainda não leram estes livros, recomendo a leitura - e, se possível, recomendo que os leiam seguidos, como eu fiz. Haverá pequenos spoilers daqui em diante.


Assim que terminei o 1984, deixei a curiosidade levar a melhor e comecei a ler o Dentro do Segredo. E assim que nos é relatada a chegada à Coreia do Norte fiquei com a sensação de que estava a ler a mesma história de novo, desta vez com menos pormenores retro-futuristas mas igualmente estranhos e assustadores.

1984

1984 faz-nos o relato de uma realidade distópica, numa sociedade parte de um superestado, a Oceania. Há uma guerra mundial permanente e contínua, vigilância governamental de acções e pensamentos, reconstituição e revisão de media e de documentos históricos. O Grande Irmão - Big Brother - é o líder supremo, alvo de culto da personalidade, embora nunca ninguém o tenha visto nem saiba quem seja.

O protagonista, Winston Smith, em torno de quem gira a história, trabalha no Ministério da Verdade, onde edita propaganda, notícias e textos do passado para que apoiem a narrativa do Partido Interno, a entidade que governa a sociedade. Narrativa essa que, assim que apresenta mudanças, é totalmente aceite como verdadeira desde sempre.

À medida que a trama avança conhecemos os detalhes assustadores e tidos como tão normais na vida desta sociedade completamente vigiada e estratificada. E vemos como é possível controlar milhões de pessoas numa realidade aparentemente impossível de aceitar.

Dentro do Segredo

José Luís Peixoto conta-nos em primeira mão os detalhes da sua primeira viagem à Coreia do Norte. Aparentemente surreal, mas assustadoramente verdadeiro, tudo nos chega de uma forma leve mas suficientemente detalhada para que entendamos a profundidade da distorção, da veneração, da pobreza: material e de espírito. Quando nada é cultivado, nada nasce, nada cresce.

Desde uma veneração cega ao Grande Líder e aos seus sucessores, a uma distorção voluntária dos factos históricos e locais, passando, claro, por uma data de proibições que escondem os seus verdadeiros motivos e por uma pobreza notória, somos confrontados com todo o tipo de detalhes que me deixaram completamente perdida: como é possível que isto exista em pleno século XXI?!

Realidade ou Ficção?

Olhemos à nossa volta: todos os dias somos confrontados com as famosas fake news. Todos os dias há quem caia nelas e as use como base para formar uma opinião ou tomar uma acção. Todos os dias há alguém na Coreia do Norte que venera uma fotografia de todos os seus Líderes - que de certeza está em destaque na sua própria casa. Todos os dias há alguém no mundo que é preso ou morto pelo crime de duplopensar. Todos os dias há gente a morrer à fome na Coreia do Norte enquanto uma pequena percentagem da população regozija. Todos os dias há quem lute na Venezuela enquanto Maduro afirma a pés juntos que foi eleito democraticamente. Todos os dias há alguém na Coreia do Norte que acredita mesmo que há uma conspiração imperialista contra eles. Todos os dias há quem acredite que a Europa está a ser invadida e que temos que expulsar "o inimigo". Todos os dias...

E, no entanto, ao ler 1984 o primeiro impacto é sempre "ainda bem que isto é impossível". Será?


9 comentários :

  1. Olá Joana. Também já li o 1984 e é um dos meus livros preferidos. Como dizes a verdade é que o que é ficção nesse livro mais parece verdade. Estive há dias em Berlim e fui visitar o museu e uma prisão da antiga Stasi (Polícia Secreta da RDA) e toda a sua História mais parece saída de um livro como o 1984. Todos eram escutados e estavam sobre permanente observação. O Governo sabia tudo de toda a gente e a tortura psicológica estava sempre à espreita, aqui o Big Brother estava mesmo sempre a "watching you". E, passando para o caso da Coreia do Norte, onde isto ainda acontece, é absolutamente assustador como é que um livro de ficção continua a retratar tão bem a realidade dos dias de hoje. Dentro do Segredo está na minha lista de livros a ler, espero poder lê-lo em breve também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê, é mesmo interessante! E acho preciosa a reflexão que estes livros nos impõem - fazendo-nos pensar que a ficção não é tão surreal assim...

      Eliminar
  2. Tenho o livro 1984 em casa para ler, mas ainda não tive tempo. E agora conseguiste deixar-me muito curiosa com o Dentro do Segredo! Excelente post!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pega nele, vale mesmo a pena - é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo!

      Eliminar
  3. Mais uns para a minha lista!

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. O "1984" não é nada o meu estilo literário, mas quero muito ler! :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. 1984 está na minha lista de livros a ler em 2019. Acho que terei mais um a adicionar para os seguintes.

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)