Com o aproximar das Eleições Legislativas do próximo dia 4 de Outubro, o meu Eu Político não pode deixar de mandar umas postas de pescada.
Em quem votar? Tenho as minhas ideias, mas não é isso que venho aqui discutir. Compreendo que o panorama político actual não é propriamente entusiasmante para grande parte dos portugueses, mas o que não consigo compreender é a atitude dos "Não-Apreciadores-de-Política".
A política é muito mais do que "são todos iguais", "são todos uns mentirosos", "é mais do mesmo" e "não vale a pena".
A política é feita todos os dias por cada um de nós, ao expressarmos a nossa opinião, ao ouvir e considerar a opinião dos outros, ao lutarmos pelos nossos ideais, sejam eles quais forem e em qualquer assunto, ao estarmos atentos ao que se passa à nossa volta e às decisões que permitimos - ou não - que outros tomem por nós.
Sem querer dar lições de moral, mas ainda assim sabendo que as estou a dar: como é possível termos tido gerações e gerações a lutar pelo nosso direito de ter Voz, de ter opinião, a perder a sua Liberdade e a Vida por isso, e virmos agora nós, fresquinhos como alfaces do alto da nossa vida sempre vivida em Liberdade e em plena Democracia, e decidirmos que temos o direito de não querer saber (esta especialmente dirigida aos jovens)? Como é possível não "gostarmos" de algo com que temos que lidar todos, mas TODOS os dias, que influi mais do que podemos imaginar - ou sentir no bolso, na cabeça, na nossa saúde - e simplesmente não estar interessado em ter uma opinião?
Embora não sirva de nada, se não gostam de ninguém, deixem o vosso voto em branco. Sempre serve de expressão de descontentamento. Façam-se ouvir de alguma forma. Se têm uma preferência, expressem-na. Não deixem que a abstenção volte a ser a grande vencedora. Não deixem os outros escolher por vocês. Não em algo tão sério e que vai dizer tanto sobre o vosso futuro - não, não acredito que sejam "todos iguais".
Não custa nada, são 10 minutos do vosso Domingo, e nem é complicado - vejam aqui o que têm que fazer se ainda não sabem o vosso número de Eleitor ou onde votar, e esclareçam todas as vossas dúvidas aqui.
Por nós? Vá lá?
Votar tem tanto de direito como de dever.
ResponderEliminarTouché, Madamme!
EliminarÉ como a Ana diz. É um direito que temos, de "fazer ouvir" a nossa vontade. E é também um dever que temos para com a nossa sociedade porque somos nós que vamos determinar que nos vai governar. Eu vou sempre!
ResponderEliminarExistem aquelas pessoas que é como dizes "não vale a pena" ou "não me interessa nada isso"... Mas depois queixam-se do que o governo vai decidindo e aplicando. Dos impostos, das taxas... Mas deviam pensar que em nada contribuíram para ser diferente. Ou então, talvez pior, votaram neles sem consciência e agora mandam vir.
É isso mesmo!!! É um privilégio e ao mesmo tempo uma responsabilidade enoooorme - se há ocasião em que "a união faz a força", é esta. E confesso que tenho um ódiozinho de estimação pelos momentos de "queixume" desse pessoal que na altura de eleições diz que não quer saber lol
EliminarEsse pessoal do "não vale a pena" e do "não me interesso por política" ou ainda os "os políticos são todos iguais" e não vão votar por causa disso estão a escolher a única hipótese que deixa tudo na mesma. Se se queixam, que façam algo para mudar! Vão votar noutro partido que não os dois "grandes", criem partidos, alistem-se num e tentem mudar algo dentro dele, mandem o bitaite num blog, no facebook..existe mil outras hipóteses de provocar a mudança, no entanto escolhem a ÚNICA que não muda nada e que deixa com que os políticos continuem a ser "todos iguais".
EliminarYup, José, é isso mesmo! E falar é fácil - é preciso é garantir que mandar os bitaites é seguido de uma ida às urnas, nem que seja para reclamar - embora eu defenda o voto sem ser em branco ou nulo! É preciso é fazer alguma coisa!
EliminarFico muito feliz de não ter sido a única a usar o meu cantinho para apelar ao voto! Adorei o teu blog e com certeza passarei a seguir. Beijinhos
ResponderEliminarGlamour in a Bottle
Obrigada, Liliana! Já que temos o nosso espaço, há que o usar para defender aquilo em que acreditamos! :)
EliminarÉ mesmo isso. É por nós!! :)
ResponderEliminarDireito, dever. Privilégio. Espero sinceramente que não seja preciso perdê-lo, para que seja devidamente valorizado. bjs
ResponderEliminarDisseste tudo! Ainda estava com esperança de que desta vez as pessoas se levantassem do sofá, mas parece que voltamos ao mesmo...
Eliminar