Fórum de Ideias | American Horror Story

Hoje isto vai ser como se fosse o meu diário. Sem filtro. Perdoem-me a falta de chá, mas há momentos em que honestamente eu só queria acordar e perceber que a merda de mundo em que vivo é só um pesadelo e que aquele mundo pacífico e com noção com que às vezes sonho é real.

Aquela sensação de estômago subitamente vazio e apertado assusta-me imenso, e senti-a hoje de manhã quando olhei para o telemóvel depois de acordar. "Não pode ser verdade", mas era. E é. E será durante quatro anos - alguém sabe se é possível impedir esta besta de governar com métodos legais? Só para eu poder manter alguma réstia de esperança.


Sim, foi o voto que decidiu. Sim, tal como foi no Reino Unido quando aprovaram em referendo o Brexit e depois se arrependeram. Também é o voto que está a colocar a extrema-direita no poder na Hungria, e possivelmente na Áustria, em França, e sei lá mais onde. Será que temos a memória assim tão curta? Ou será que, como sociedade, somos mesmo assim tão egoístas, racistas, xenófobos, homofóbicos, e eu é que estou a pôr um véu cor-de-rosa em cima de tudo quando digo que não me parece que isto faça sentido? Bem sei que este é um dos problemas que vai aparecer agora: o atirar das culpas, o ódio de parte a parte, as acusações que pouco importam e que geram mais e mais conflitos, mas neste momento não consigo ter empatia por quem decide algo assim.

Mais assustador do que ver este animal no poder, é ver que há pessoas que o apoiam. Porque isso significa que há um parte significativa do mundo que está ao lado das declarações idiotas que esta besta faz. Numa altura em que queria acreditar que fazíamos a viragem para um mundo melhor, com mais respeito pelas pessoas e pelas suas diferenças, com mais cuidado em conservar o que a Terra nos dá, todos os anos que demorei a convencer-me disso acabaram de ir por água abaixo. Porque podemos pensar "ah isso é lá na América, eles são parvos", só que não é bem assim, e a prova disso é a ascenção de movimentos extremistas por toda a Europa, o Brexit, o apoio que vejo de gente aparentemente "normal" a movimentos deste tipo.

Espero honestamente que as suas acções sejam bem mais moderadas do que as suas palavras e que quem votou nele fique muito desiludido por ele ser só "mais um". Isso seria o mal menor.

Coincidências: no dia 9 de Novembro de 1938 aconteceu a Noite de Cristal, na Alemanha, que marcou o início do Holocausto...mas também foi na noite de 9 de Novembro que foi derrubado o Muro de Berlim.

Never surrender, never give up the fight
Emmeline Pankhurst

17 comentários :

  1. Concordo contigo. Também acabei de escrever sobre esta realidade! É incrível isto ser real, quantas pessoas votaram neste homem e seguem as suas ideias loucas e racistas, pergunto-me?! Não é só ele, são os eleitores, é grande parte do mundo a compactuar com isto. É assustador. O mundo merece mais. Devíamos estar a evoluir!!

    www.luz-e-poeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Aqui o que me preocupa mais são mesmo os eleitores - e as notícias que começo a ver hoje não ajudam nada a estar optimista...

      Eliminar
  2. Também espero moderação agora da sua parte mas depois de tudo o que assistimos durante as eleições... Não sei mesmo o que hei-de esperar disto tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dele conto que haja moderação. Afinal, ele não governa sozinho. O piro é o precedente que se abre para todos aqueles que apoiam o discurso que ele teve durante a campanha...

      Eliminar
  3. Felizmente, ele não consegue fazer nada sem consensos, portanto, esperemos que não os consiga obter, nem para construir o muro, nem para expulsar os muçulmanos do país, nem para nenhuma das ideias que tem.
    É engraçado que há uns meses falava com amigos que vivem nos Estados Unidos (no Utah) e eles achavam que Trump ia ganhar porque a ideia que temos dos EU não corresponde à verdade. Quando pensamos no país, pensamos sempre em Nova Iorque e em grandes cidades. Mas a grande maioria das pessoas (e dos eleitores)vivem em zonas rurais, muitos sem educação superior, afundados no mundo dos reality shows e do consumismo e com pouca noção da realidade...
    Mas é triste, muito triste, que depois de Obama (que cometeu muitos erros mas era um homem decente e preocupado com os problemas certos) venha Trump...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, acho que é mesmo isso - nós temos uma visão diferente da realidade...e parece que os democratas também!

      É triste e arrepiante...

      Eliminar
  4. Sinto medo do mundo que estamos a criar. Mesmo que pensemos que não, a verdade é que esta escolha pode trazer consequências para o mundo todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai trazer, de certeza. Boas, não me parece. Mas vamos ver. E vamos combatendo os discursos de ódio que vão aparecendo!

      Eliminar
  5. Acho que foram cometidos muitos erros na campanha e temos uma ideia errada do país tal como disse um dosacima, da Inês. E foi nas zonas rurais que o Trump ganhou. Eu estive a ver na CNN e eram 3 da manhã quando fui dormir, porque naquela altura já sabia quem iria ganhar. Realmente nas grandes cidades a Hillary ganhou, em com grandes margens. Alias, Hillary teve mais votos que Trump no total. Acho que temos de aprender isto e os políticos têm de começar a arranjar um discurso que captive as pessoas que estão descontentes, porque são estas pessoas que estao mais vulneraveis aos discursos extremistas
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. A sede de combater o sistema tem este tipo de resultados no público com menos formação - infelizmente, é muito mais fácil convencer com demagogia do que com discursos equilibrados...

      Eliminar
  6. Ainda em acredito que o Trump ganhou. Também fiz um post sobre isso no meu blog! Tenho medo deste novo mundo que estamos a criar. O que é que nos espera?

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  7. Eu defendo a teoria de que os americanos preferem ver um tirano no poder do que entregar a presidência a uma mulher. É triste, mas penso que essa foi uma das razões desta palhaçada toda. Trump no comando de uma das maiores potências mundiais. Que pesadelo. Apesar de ser optimista, temo que hoje seja o início dos preparativos para uma terceira guerra mundial. Que Deus nos ajude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei se é tanto por aí - ou prefiro acreditar que não! Eu acho que o problema estava em ela ser parte do sistema. E eles não querem mais "o sistema"...e sim, para os idiotas chapados, ser mulher pode de facto ter sido um factor acrescido. É um pesadelo. O que me assusta mais aqui é ter-se apoiado um discurso como o dele...

      Eliminar
  8. A retórica e a demagogia são duas coisas muito poderosas. E Trump sabe-o. Desde o início que acreditei que não iria ganhar, não fazia sentido, a minha "lógica" não via esse cenário a acontecer. Mas aconteceu. E não acho que tenha sido porque as pessoas são estúpidas ou idiotas... Mas sim porque estão fartas dos políticos, estão fartas do sistema. E alguém que seja diferente (para melhor ou para pior), irá sempre ser ouvido e terá votos junto das populações mais influenciáveis - que, convenhamos, é grande parte da América rural. Porque responde a um desejo de mudança, mesmo que essa resposta seja baseada em mentiras e em demagogia pura e dura. Mas também não nos podemos esquecer que Trump não irá governar sozinho, e certamente não irá conseguir fazer passar muitas das suas ideias loucas. E que uma coisa é o homem em campanha eleitoral, outra coisa será o homem como presidente. Se preferia que Trump não estive na Casa Branca? Sim, preferia, e ficaria mais descansada. Mas embora não esteja muito optimista, sei que por vezes as coisas não são bem como imaginamos, e a realidade fica bastante longe do pior cenário (e ainda bem). É uma questão de esperar para ver. Os primeiro sinais irão aparecer não tarda nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensávamos da mesma forma...é assustador. A falta de formação torna o público demasiado sensível a discursos demagogos e de ódio. Parece que isto acontece sempre em tempo de "crise" - que já nem sequer é o caso, o desemprego está super baixo, apesar dos baixos rendimentos... Sim, neste momento o que me assusta mais não é a governação do Trump, é mesmo o facto de ele ter tido apoio a um discurso tão cheio de ódio e preconceito. Os primeiros sinais disso já estão a aparecer, infelizmente...

      Eliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)