Travel + Photo | Jiji en Barcelona! | Tibidabo y Montjuïc

Voltamos a Barcelona! Hoje levo-vos a passear pelos dois extremos da cidade. 

Barcelona é uma cidade cercada: de um lado, o mar Mediterrâneo; do outro, dois montes que são verdadeiros miradouros para o mar de quarteirões perfeitamente organizados que é esta cidade: os montes Tibidabo e Montjuïc.

TIBIDABO


Comecemos pelo Tibidabo, uma montanha de 512 metros de altura com uma vista soberba sobre toda a extensão de Barcelona até ao mar. A subida é íngreme, por isso há duas opções para quem vai em transportes públicos: a subida no autocarro ou no caro eléctrico azul, já famoso por estes lados. As duas opções implicam passarem depois para o caro funicular que nos transporta ao topo.






Diz a Professora Wikipédia que o nome Tibidado teve origem na frase "tibi dabi", do latim, que significa "Eu te darei", que teria sido dita por Satanás numa conversa com Jesus, enquanto olhavam o mundo do topo da montanha mais alta, em jeito de tentação. Um pequeno exagero, que é compreensível dada a vista espectacular sobre as redondezas que se tem deste lugar.

No seu topo encontramos aquele que provavelmente é o parque de diversões com a melhor vista de sempre, com divertimentos "à moda antiga" bem cuidados e coloridos, bancas de churros, e tudo o que é preciso para uma tarde agradável com a família. Subindo um pouco mais, encontramos o Templo do Sagrat Cor - Templo do Sagrado Coração de Jesus. Vale bem a pena a visita aos dois níveis deste templo pela sua iluminação cénica lindíssima, a disposição circular do templo, e os impressionantes mosaicos que constituem todos os painéis do seu interior.







MONTJUÏC

Montjuïc está no lado oposto ao Tibidabo - do outro lado da cidade de Barcelona! O "Monte dos Judeus" ou "Monte de Júpiter" - vi as duas hipóteses - embora mais baixo que o Tibidabo, proporciona-nos uma vista fabulosa durante a subida, próxima a uma zona de casario mais desorganizado, mas cheio de vida, e também sobre o porto de Barcelona e a zona costeira.

Neste monte podem encontrar o Museu de História de Barcelona, o Museu Nacional de Arte da Catalhuna, e ainda o Estádio Olímpico Lluís Companys (ou Estadi Olimpic de Montjuïc).



ESTADI OLIMPIC DE MONTJUÏC

Uma visita que vale a pena. Aberto ao público e de visita gratuita, não há porque não parar aqui se visitarem a zona. Com uma arquitectura simples e sem grandes floreados - ai os anos 90, tão prósperos em edifícios assim - o interior do Estádio Olímpico contrasta de uma forma belíssima com o seu exterior, cuja fachada foi aproveitada do edifício anteriormente construído para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929.

Toda a zona circundante está cheia de elementos alusivos aos Jogos Olímpicos de 1992: campos de treino, elementos decorativos, parques, e até uma torre de telecomunicações desenhada por Santiago Calatrava que, confesso, quando a vi me deixou confusa sobre qual o seu propósito. Nada que uma breve pesquisa não torne óbvio!




Caminhando pelos parques em direcção à Plaça d'Espanya encontramos o Museu Nacional de Arte da Catalunha (que não visitei), ou MNAC, notável pela sua colecção de arte Românica mas que abarca muitos outros estilos, inaugurado na Exposição Internacional de Barcelona de 1929.

Descendo a enorme escadaria na frente deste último, encontramos aquele que é um dos locais mais conhecidos da cidade - só gostava de o ter visto à noite!

FONT MÀGICA DE MONTJUÏC

Há uma sequência de fontes e cascatas que percorre toda a escadaria em frente ao MNAC, com o seu elemento principal no final, já avistando a Plaça d'Espanya: uma Fonte Mágica, palco de imponentes exibições de luz, som e água, que encantas habitantes e turistas. Podem ter uma ideia de como é o espectáculo neste vídeo. Os espectáculos só decorrem durante a noite, mas se tudo correr bem poderão ver as fontes em funcionamento durante o dia!







Em breve desceremos a altitudes mais baixas para vos falar de duas das minhas zonas preferidas de Barcelona: o Bairro Gótico e o Parc de la Ciutadella!

Por agora, consegui despertar a vossa wanderlust com estas vistas? 


19 comentários :

  1. Fiquei com vontade de viajar :o
    As fotografias são super inspiradoras :)

    ResponderEliminar
  2. A vista dos miradouros é, de facto, incrível. Barcelona parece ser uma cidade bem bonita e cheia de pormenores deliciosos! Gosto especialmente daquela roda gigante, tão colorida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que essa também foi a minha vista preferida - tem vida, foi um momento bonito :)

      Eliminar
  3. Que nostalgia! E que fotos lindíssimas Jiji. Voltamos?
    Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. As fotografias estão fantásticas, gosto principalmente das de Tibidabo, parabéns :)

    ResponderEliminar
  5. As fotos estão fantásticas.
    Barcelona é uma das viagens que adorava fazer.
    Pela tua experiência, quantos dias aconselhas para visitar a cidade? Sei que o ideal seria o máximo possivel, daí estar a pedir a tua opinião :)
    Beijinho

    Novo post: Marcas portuguesas - Manjerica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Juliana! Obrigada :)

      Depende do tipo de viagem que queres fazer - Barcelona fica cara em termos de transportes, entradas em monumentos e alimentação, por isso deves ter isso em conta. Se tiveres um bom orçamento, provavelmente em 4 ou 5 dias deves conseguir correr quase tudo. No meu caso, como fomos 6 pessoas e não íamos visitar quase nada que é pago porque ficaria muito caro, fizemos uma visita mais "light" e optamos por conhecer mais a cidade do que propriamente fazer visitas aos monumentos em si. Estive lá 3 dias e chegou para ficar a conhecer - mas compramos os bilhetes para o autocarro turístico, que acho que vale muito a pena porque podes ficar a conhecer a cidade inteira com muita flexibilidade! Se tiveres uma viagem com tempo para isso, pode até compensar comprar bilhete para dois dias :)

      Eliminar
  6. 'Professora Wikipédia' haha! :D
    Gosto sempre destes posts de viagem! É óptimo absorver um bocadinho da paisagem, história e cultura de lugares que ainda não conheço desta forma!

    Estes teus posts sobre a cidade fizeram-me ver o quão enganada estava quando pensava que não seria uma cidade que gostasse de visitar. Aguardo pelos próximos desta série! :)


    Um beijinho,
    --
    Sofia | Monochromatic Wave

    ResponderEliminar
  7. Que pena, quando fui a Barcelona não visitei nem Tibidabo nem o estadio olimpico. lembro-me muito bem dessa fonte de montjuic, como se fosse ontem!

    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  8. Sou apaixonada por Barcelona. Passei lá três ou quatro dias, andei MUITO (seriously, foi a única vez em que achei que as minhas pernas iam desistir e colapsar :P) e achei uma cidade encantadora. Está no meu top três de lugares em que gostava de viver!


    Kill Your Barbies

    ResponderEliminar
  9. Não fui a Tibidabo (achei super interessante a origem do nome) nem a Montjuic, mas está mais que claro que tenho de lá voltar e tratar disso :p

    ResponderEliminar
  10. deu-me vontade de lá voltar e ir ao tribidabo, que não fui.

    ResponderEliminar
  11. Eu recordo-me de teres falado. Estavam mesmo muito ruins :(

    Que saudades eu tenho de Barceola. Incrivelmente na altura em que fui (dezembro de 2014) não estava tanta gente :o

    NEW REVIEW POST | Catrice Foundation: All Matt Plus Nude Beige.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)