Travel + Photo | Jiji en Barcelona! | Ciutat Vella

Hoje trago-vos um roteiro por Barcelona que inclui algumas das minhas zonas preferidas: a zona das praias - ou platges, em catalão - o Barri Gòtic, ou seja, o Bairro Gótico, e o famoso Parc de la Ciutadella!

LES PLATGES

Olá Mar Mediterrâneo! Foi a primeira vez que o vi mas...bom, o tempo não convidava a banhos! Ficamo-nos por um passeio a pé junto às praias, observando os barceloneses que aproveitavam o seu tempo livre entre passeios, brincadeiras e leituras à beira-mar.



Trata-se de uma zona claramente turística e muito moderna, em grande contraste com o bairro típico de pescadores que fica tão perto e que me encantou as vistas: La Barceloneta. Não experimentei, mas - por razões óbvias - dizem que este é o melhor local para comer peixe e marisco!



BARRI GÒTIC

O Barri Gòtic...tenho sempre uma certa atracção pelas zonas mais antigas das cidades, e Barcelona não foi excepção: posso ter gostado muito de cada bocadinho, mas não há dúvida que a zona em que eu mais parecia uma miúda a tentar ver tudo e mais alguma coisa foi aqui. Ruas cheias de vida, comércio local, restaurantes e padarias, locais e turistas a passear, edifícios cheios de pormenores e tão bem cuidados, pátios e praças bem cuidados e convidativos...podia ter ficado a explorar durante dias a fio.




É nesta zona que podem encontrar a Catedral de Barcelona, o Ajuntament de Barcelona (que é a Câmara Municipal), entre muitas praças e ruas que vos cão dar muito para ver - olhem em todas as direcções, há sempre um pormenor novo à espreita!




A descoberta desta zona, foi, como o resto da viagem, feita pelas ruas e sem visitas ao interior dos monumentos - afinal, o registo mais relaxado destas mini-férias assim o pedia. No entanto, ficou o bichinho da curiosidade: um dia vou voltar a explorar esta zona, com tempo para visitar tudo, incluindo os monumentos, as lojas únicas, e os cafézinhos com ar convidativo que povoam a zona!



PARC DE LA CIUTADELLA

O Parc de La Ciutadella foi durante muito tempo o único parque de Barcelona e, descobri há pouco tempo, teve como inspiração os Jardins du Luxembourg, em Paris, dos quais vos falei neste post - agora percebo porque consegui ver semelhanças! Neste parque encontramos também o Zoo de Barcelona e o Parlamento da Cataluña.





O seu nome deve-se precisamente à sua localização: está situado nos terrenos da antiga cidadela existente no interior da antiga fortaleza de Barcelona, entretanto demolida por representar o poder central espanhol. Para a Exposição Universal de 1888 os terrenos foram reconvertidos - e bem - neste magnífico parque por Josep Fontsère.




Esta fonte - claramente uma das maiores atrações deste parque, juntamente com o Arco do Triunfo que o ladeia - tem o dedo de Gaudí. Como quase tudo nesta cidade, verdade seja dita!



E assim vos deixo com esta overdose de fotografias de alguns dos locais que mais gostei de conhecer. Barcelona parece ter uma magia qualquer que faz com que a modernidade e o espírito de criação que lhe circula nas veias se funda perfeitamente com o clássico e o belo. E gosto disso!

Em breve trago-vos novo episódio: por onde comer? *Salivando!*


20 comentários :

  1. Awww eu amo barcelona! Vivi la durante uns tempos. É uma cidade mesmo bonita :)

    Beijinho ♥
    the-not-so-girlygirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Fizeste-me voltar a Barcelona só pelas fotografias! O Bairro gótico é sem dúvida dos meus sítios preferidos da cidade, vale mesmo a pena visitar! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. <3 é mesmo bom poder "transportar-vos" com este meu muralzinho :p é lindo, eu passava ali dias inteiros se pudesse!

      Eliminar
  3. Que fotos lindas! Fiquei ainda com mais vontade de visitar Barcelona!
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  4. Aww, que saudades de Barcelona! Pelas tuas fotos deu ainda mais vontade de voltar e explorar cada canto daquela cidade! <3

    Meio Cheio

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me que quando estive no bairro gótico, havia feiras de artesanato e de artigos em 2ª mão. O meu hostel ficava muito perto do bairro gótico (ao lado de uma starbucks e de uma gelataria divinal e à frente de uma loja de armas.. super random, i know! xD)
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah caramba, isso não apanhei - tristezaaaaaa :p tinha sido a minha desgraça ahahah (a feira de 2ª mão, não a loja de armas :p )

      Eliminar
  6. Estou a gostar de conhecer estes diferentes espaços de Barcelona pelos teus relatos. Deve ser uma cidade bem interessante, com cantinhos para todos os gostos. Tenho um carinho especial pelas zonas mais antigas das cidades, por isso fiquei com muita curiosidade em relação ao Barri Gòtic. Adorei as fotografias!

    ResponderEliminar
  7. Barelona é, neste momento, uma das cidades que mais quero conhecer :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei as fotos! Só faz com que queira, cada vez mais, conhecer Barcelona!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  9. eu visitei Barcelona no ano passado e fiquei completamente apaixonada! :)
    já agora parabéns pelas fotos, estão óptimas!


    Ester - Drawing Dreaming

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Ester! A cidade faz a magia toda sozinha :)

      Eliminar
  10. Rapariga, as fotos dos balões de sabão estão espetaculares! Os teus registos fotográficos dão-me uma vontade incrível de saltar para o local em questão! Fiquei super motivada para visitar Barcelona um dia!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)