Photo | Mais fotografia com menos €

Quem gosta de fotografia sabe que, de vez em quando, bate aquele desejo consumista de comprar equipamento novo. E se uma objectiva ou uma câmera nova não se compram de ânimo leve, pelo grande investimento que representam, já o mesmo não se pode dizer de pequenos brinquedos que podemos comprar com meia dúzia de trocos e que, para diversão, já rendem uns resultados engraçados. É isso que vos mostro hoje: alguns objectos que me permitem criar um pouco mais - estes, comprados no eBay, mas que podem encontrar também em lojas como a Banggood.

Túlipa (lens hood) | Difusor | Filtro CPL | Adaptador grande-angular/macro | Step Up/Down
Fora os básicos óbvios (tripés, como este, ou um comando, como este) há pequenos objectos que nos podem render uns efeitos engraçados. Mostro-vos de seguida algumas imagens ilustrativas - todas elas por editar, com o mesmo EXIF dentro de cada grupo, e todas fotografadas com a Canon EF 50mm f/1.8, para que possam avaliar os resultados em bruto.

Começando pelo filtro polarizador, ou CPL, como prefiram: este filtro, apesar de vos roubar alguma luz, pode render-vos resultados muito interessantes. Ainda não o explorei o suficiente para vos mostrar resultados detalhados, mas trago-vos dois conjuntos de imagens que permitem ver o seu efeito: girando-o, variam entre cores mais vivas e a possibilidade de eliminar reflexos, tanto em água como noutras superfícies. Um dia de sol rende uns céus espectaculares com este filtro!


Filtro CPL
difusor é uma peça bem pequena e fácil de transportar que nos pode "safar" quando temos mesmo que utilizar o temido flash da câmera: tudo fica demasiado brilhante, demasiado branco, e com sombras muito duras, apesar de estar com uma boa exposição, certo? Este pequeno plástico pode ajudar-vos a espalhar um pouco melhor a luz, diminuindo um pouco os brilhos excessivos e suavizando as sombras. Não há milagres, mas há ajudas. Eu só tenho o branco, mas este conjunto tem uma opção para tornar a luz mais quente e outra mais fria!

Difusor
O adaptador grande angular/macro é constituído por duas pequenas lentes que acoplamos à nossa objectiva "a sério" e que nos ajuda a fotografar precisamente o que prometem: imagens com um campo de visão muito aberto se usadas juntas ou, se usarmos apenas a mais pequena, fotografias macro. Ao fazer estas fotografias apercebi-me que na 50mm o adaptador grande angular prejudica imenso a qualidade da imagem (o bom vidro paga-se!), mas até pode ser algo que procurem pelo efeito suavizado que dá à imagem. Já na 18-55mm, o resultado é bastante melhor (como podem ver na primeira foto deste post). Já o adaptador macro comporta-se bastante bem, e podem ver bem a diferença conseguida: a primeira foto das flores corresponde à distância mínima de focagem da minha 50mm sem o adaptador.

Adaptador grande angular
Adaptador macro
Já a túlipa, ou lens hood, é algo que pode parecer um pouco escusado mas que pode ser bastante útil quando estamos a fotografar em dias muito soalheiros - a vossa mão pode desenrascar-vos mas é bem mais prático usar este objecto se quiserem evitar flare e melhorar assim o vosso contraste.

O anel para step-up ou step-down permite utilizar cada um destes objectos em todas as vossas lentes - o meu conselho é, por exemplo no caso dos filtros, comprar o tamanho da vossa maior objectiva (no meu caso é 58mm) e comprar estes anéis em versão step-up para adaptarem às restantes: no meu caso, só preciso de um 55mm para 58mm. Podem ver qual a medida da vossa objectiva nas inscrições que estão junto à parte da frente da mesma. O link que vos indico acima tem todo um conjunto de anéis, mas na verdade podem comprá-los individualmente conforme as vossas necessidades em qualquer loja.

Para terminar, dica de quem tem problemas ligeiros com isto mas que já sente o peso - literalmente - de trazer a câmera ao pescoço: para longos períodos em que tenho que a transportar, esta é sempre a minha opção. Uma fita crossbody, ligeiramente almofadada e muito prática de utilizar. Prende-se através de um aplique semelhante ao utilizado no tripé - o que pode ser um pouco assustador, admito - mas que é de confiança: já passei muitas horas com ela aqui pendurada e nunca se soltou!

Crossbody camera strap
Apesar de eu própria ter comprado estes equipamentos, há algo importante a ressalvar: como tudo na vida, a qualidade paga-se. Estas são opções low-cost que nos rendem resultados engraçados mas que não são comparáveis à qualidade obtida com material de marcas de qualidade, principalmente no que diz respeito a tudo o que envolva lentes/filtros, ou necessidade de robustez, como é o caso dos tripés. Em todo o caso, para quem faz disto hobby, são opções super válidas!

Agora é a vossa vez: deixei-vos com desejos consumistas? Que outros trinckets conhecem?


18 comentários :

  1. Olá, eu estudo fotografia, é um hobby pra já, mas que me traz bons momentos. Ando a procura da câmera ideal de entrada, podes me indicar alguma?
    Em relação ao equipamento, até que teve um resultado satisfatório, SENDO LOW-COST

    Beijinhos!!!!

    ♡ Blog Life Enthusiast
    ♡ VENHA PARTICIPAR DO PASSATEMPO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lanne! Se estiveres à procura de uma DSLR, posso dar-te opinião sobre a minha: tenho a Canon 700D e estou super satisfeita com ela! Do feedback que vejo, é ligeiramente melhor do que as 1200D, por exemplo, a nível de ISO e sensor, e a diferença de preço não é grande. Relativamente a Nikon, não te consigo aconselhar porque nunca trabalhei com uma, mas consegues excelentes máquinas pelo mesmo preço. O inconveniente da Nikon é que as objectivas são mais caras, quando comparadas com a Canon. Uma dica que te posso dar é ires a uma loja onde saibas que há bom atendimento - normalmente as Media Markt e as FNAC são boas nisso - e pedires algumas opiniões :)

      Eliminar
  2. Também ando à procura de uma máquina nova!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  3. Calhava bem um difusor agora mesmo. XD

    ResponderEliminar
  4. Adorei as sugestões! Realmente ando há que tempos a pensar em comprar uma grande angular, mas ainda não tive coragem para fazer o investimento. Talvez comprar um adaptador enquanto não consigo fazer o grande investimento seja uma boa hipótese. Claro que não é o mesmo efeito mas também o preço é substancialmente mais baixo (não tem nem comparação)! Boas dicas, Joana!

    Aonde (não) estou

    ResponderEliminar
  5. Olha, eu tenho um difusor em casa e não sabia que era esta a sua função. Vou já experimentar minha querida!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  6. Adorei o teu post e explicações. Mas de facto andar com tudo atrás e pouco chato haha
    Mas eu tenho uma da Sony, mas não uso muito, mas as lentes e materiais fotográficos e um pouco caro.

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  7. Não sabia que podia encontrar material deste género com qualidade no ebay, tenho que ir procurar!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  8. Mas que belas dicas, vou já dar um olhinho ao ebay.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. E no verão ficam mega bem esse género de tecidos :P
    Ahahah começa por padrões mais pequenos. Vais ver que ele acaba por se habituar :D

    Tenho a tulipa mas fiquei a babar pelo difusor :D Os flash são terríveis -.-'
    Acho que devias fazer mais tutoriais a dar dicas de fotografia :P

    NEW COOKING POST | Fusilli Tricolore Pasta With Tuna
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. Opaaa! Muito obrigado mesmo!
    Bem sei que é mais fácil falar, mas pôr em prática não deveria ser assim tão complicado se, como referiste, nos tivermos encontrado e se soubermos quais são verdadeiramente os nossos gostos :P Acho que na moda não podemos ser "Marias e Manéis" que vão "com as outras". Há coisas que devemos usar porque gostamos mesmo, não é?! Só assim faz sentido :D

    NEW TIPS POST | DESCOBRE a ESCOVA IDEAL para o teu TIPO DE CABELO!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  11. E eu que estou a precisar de tudo isso ahah
    Beijinhos!

    BLOG AZUENTURE

    ResponderEliminar
  12. Também mandei vir a pouco tempo o adaptador, e estou mesmo desejosa que chegue para ver o resultado :D

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  13. Dicas muito boas! Para quem tem um orçamento mais apertado, sem dúvida que são excelentes opções. Adorei a forma como apresentaste o texto, tudo bem claro e com exemplos. Mais posts como este são muito bem-vindos! :D Eu para já preciso de comprar uma máquina nova. A minha já é velhinha e é daquelas que nem dá para trocar a lente nem nada...

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
  14. Muito obrigada pelas dicas! não conhecia metade :3 O meu sonho é ter uma máquina fixe, tipo uma canon 700D, tenho uma mas a qualidade das fotografias diferiencia-se bastante!
    Não conhecia o teu blog, mas acho-o bastante interessante e diferente de todos os outros! :)
    Beijinhos da Sofia*

    www.artimesophia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Este post ajudou-me imenso , já andava á procura á bastante tempo e afinal existe muitas coisinhas que posso encontrar pelo o ebay e assim! Se souberes algo sobre filtros diz-me!!
    Obrigada , beijinhos
    https://anaasmonteiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)