Foodie | MUDA

Em Abril tive o prazer de estar presente num jantar especial: o Muda, na zona das Galerias, cá no Porto, recebeu-nos num Zomato Foodie Meetup de mesa cheia de curiosos com muita vontade de experimentar o que de melhor tinham para nos mostrar.

O Muda funciona como restaurante no piso superior e como bar no piso inferior - quem conhece as Galerias no Porto sabe bem o estilo: moderno, acolhedor, com uma iluminação perfeita para um jantar calmo, demorado, para um café, um copo e, mais lá para o fim da noite, um pé de dança.






Depois de uma breve explicação do conceito do Muda e de como ele tem mudado - ah! - ao longo do tempo, abrimos as hostes com um couvert com vários tipos de pão confeccionados no restaurante, quentinhos e saborosos, manteigas aromatizadas, azeite e azeitonas. Chegava depois a altura das entradas: ceviche de peixes e bife tártaro, gema, rúcula e tosta de pampernickel como entradas frias - sendo o tártaro, sem dúvida o meu favorito e será o motivo pelo qual terei que voltar! - e ovos rotos com cogumelos e espargos e salmão curado em vodka e beterraba, migada de edamame e shitake grelhado como entradas quentes. Todas recheadas de sabores cuidados e escolhidos a dedo, com uma apresentação irrepreensível.





Para pratos principais, pudemos experimentar um prato de peixe - bacalhau fumado com aveludade de grão-de-bico, telha de tinta de choco, crocante de cebola e coentros - e um de carne - naco de vitela na pedra, acompanhado com batata a 2 tempos, palitos de queijo, salada e molhos de mel-mostarda, pimentas e vinho do Porto. Sendo eu mais de carne do que de peixe, é fácil adivinhar qual foi o favorito: a vitela estava tenra e os molhos eram muito saborosos e aveludados. Ainda assim, fica a nota de que, não sendo eu, de todo, apreciadora de bacalhau, gostei muito deste. Assim, até eu o como! Pudemos ainda provar uma opção vegetariana: um risotto de cogumelos trufado que, apesar de ligeiramente salgado para o meu paladar, estava muito apetitoso e cremoso.




Para terminar, claro, as sobremesas! E, mais uma vez, não faltou variedade: 100 folhas de frutos vermelhos e creme de rum com sorvete de framboesa para quem aprecia a doçura dos frutos vermelhos; tarte de lima-limão merengada 2.0, uma tarte desconstruída com gelado de maçã verde que fez as delícias dos apreciadores de um bom punch ácido no meio do doce - como eu! -; e um lingote de dois chocolates e frutos secos com gelado de avelãs crocantes, para quem aprecia sabores mais envolventes. O preferido não foi, de todo, unânime, pelo que é fácil perceber que há uma sobremesa perfeita para qualquer pessoa!





O Muda não é o tipo de restaurante que eu costumo frequentar, até pela sua gama de preços - basta verem as sugestões que vos trago normalmente! - mas uma coisa é certa: é um sítio a considerar para uma ocasião especial ou um dia em que estiverem desejosos de uma viagem de sabores!

- Apesar do Muda não ser um dos restaurantes aderentes, muitos dos que tenho visitado ultimamente estão no Zomato Gold, um programa que vos oferece um prato na compra de outro em restaurantes seleccionados no Porto e em Lisboa. Caso queiram aderir, podem usar o código JOANAI para 25% de desconto! -

Abri-vos o apetite?

Muda Restaurante-Bar Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato


12 comentários :

  1. Não conhecia mas parece ser um local maravilhoso.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o espaço, de todo, mas fiquei deliciada com o aspecto de tudo a sério. As tuas fotografias fazem-me sempre viajar *.*

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. É mesmo :) combinações de sabores inesperados e mais tradicionais, tem de tudo!

      Eliminar

  4. Tenho de conhecer esse lugar
    Parece bom mesmo

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)