Photo | A Beautiful Week | Dezembro

Último dia do ano: dia do último o  A Beautiful Week. Neste nosso desafio mensal com base no curso Capture Real Life in 52 Weeks do blog A Beautiful Mess fomos viajando pelos diferentes temas, diferentes desafios, inesperados e cativantes e, confesso, o bichinho e a certeza continuam: estes desafios são responáveis por muito do que vou aprendendo nestas lides fotográficas. Portanto, como podem imaginar, em 2019 há mais - e que desafio! - mas deixo a explicação para depois... para já, vamos aos últimos quaro temas do ano?


Week Fourty-Nine - Favorite Meal

Poderia ter escolhido um prato em específico, mas um tema tão simples deixou-me com a certeza de algo que, sem pensar nisso, já sei há muito: que é à volta da mesa que tenho muitos dos meus momentos mais felizes. Seria então inevitável retratar isso mesmo: o calor de um café com sabor a gengibre e amor, a alegria da Consoada, a paz de um pequeno almoço vagaroso de fim de semana, com o sol a brilhar na varanda.





Week Fifty - Asymmetry

Confesso, faltou-me a inspiração aqui - talvez por ser uma regra tão "básica" da fotografia? Uma boa forma de dar dinamismo a uma imagem é descentrar o motivo - conhecem a regra dos terços e a proporção dourada? São óptimos pontos de partida para entender as regras de composição.



Week Fifty-One - Bird's Eye & Worm's Eye View

Perspectivas novas: olhar de cima e de baixo. Aproveiei para olhar também "em paralelo" e brincar com as luzinhas que tanto nos ajudam a ter imagens bonitas pela época natalícia.






Week Fifty-Two - Movie Scene

Eu juro que quis focar-me noutro filme - juro. Mas para mim é impossível pensar em recriar cenas de filmes e não me lembrar logo do Fabuloso Destino de Amélie Poulin. É mais forte do que eu. E assim, qui fica a minha homenagem ao seu amor por partir o açúcar do leite-creme e por framboesas. E a expressa vontade de rever o filme. Autre fois.




E assim terminamos um ano mais. Um ano cheio de desafios, imagens bonitas, sucessos, flops, e tudo o que a vida - e a fotografia - tem direito. Não podia deixar de agradecer a quem brincou a isto das fotografias, a este grupinho fantástico que não deixa de melhorar a olhos vistos. Aos corajosos que agarraram isto pelos cornos e levaram as 52 semanas a bom porto! Para o ano... há mais :) mas para já, não se esqueçam de espreitar todos os últimos clicks do ano:


E, já agora, aqui ficam os resultados de todos os outros meses deste desafio:


Obrigada a quem acompanhou desse lado <3 adoro fotografar, adoro estes desafios, mas sabe melhor quando sei que tenho alguém por aí. E, como sempre: o que acham destes útlimos clicks do ano? :)

Entrem em 2019 com o pé direito: muita saúde, boas surpresas, muito sucesso, amor e, se for caso disso, muitas fotografias bonitas! Até p'ró ano!


5 comentários :

  1. ET e Beleza Americana. :)
    Adoro as tuas fotos deste mês, e estive tão tentada a fotografar a Amélie. :D
    Um excelente ano Joana.

    ResponderEliminar
  2. Adorei as tuas fotos da Amélie, ficaram mesmo giras nem era preciso ler via-se logo que eram alusivas à Amélie, um filme que também adoro e com uma banda sonora fantástica. Um excelente ano para ti. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Pasmei com as fotos da Amélie, então a primeira, a expressão dos olhos não dava para enganar! :) Temos mesmo de fazer o nosso meeting fotográfico, este ano não há desculpas!
    Foi um gosto enorme para nós partilhar este desafio contigo Joana, de verdade! :D

    Beijocas,
    Daniela

    ResponderEliminar
  4. A tua foto de Amelie está qualquer coisa, muito boa mesmo!
    As fotos de assimetria e olhar de minhoca são as minhas faves deste mês.
    Obrigada mais uma vez por teres participado e nunca ter desistido, yeahhh!

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)