Photo | A Beautiful Week | Janeiro

Quase que podiam adivinhar: novo ano, novo desafio fotográfico! A Marta voltou a fazer das suas e deu-nos o mote para um novo ano: um desafio de 52 semanas - o número assusta, mas há que subir na escada da aventura! E assim sendo, abraçamos a ideia das manas do A Beautiful Mess (com as nossas adaptações) e vamos seguir o Capture Real Life in 52 Weeks, um guia com 52 desafios para alimentar a nossa criatividade e o nosso olho.

E assim sendo, nasceu o A Beautiful Week!

Logótipo - Palavra Padrão

Portanto, explicando tudo de uma forma breve, iremos apresentar-vos, no último dia de cada mês, o resultado dos 4 ou 5 desafios, um por semana, com a certeza de que a exigência será crescente e as imagens cada vez melhores. Podem espreitar quem serão @s participantes lá no final do post!

Passemos então às quatro primeiras semanas de 2018!

Week One - Good Morning, Good Night

O desafio parecia simples, mas obrigou-me a parar e procurar elementos que, parecendo tão triviais, não eram evidentes aos meus olhos. Como retratar as minhas manhãs e as minhas noites? O que poderia mostrar que tivesse interesse? E percebi: a bonita luz da manhã; os serões preguiçosos em boa companhia; a confusão de um dia em que estou atrasada mas escolho parar para uma fotografia; um pequeno almoço simples, preguiçoso e delicioso (que até já vos mostrei pelo meu Instagram). Coisas pequenas, bonitas, que nos passam despercebidas na fugacidade do dia-a-dia.





Week Two - Guilty Pleasures

Esta foi fácil, confesso: o meu maior guilty pleasure é, sem dúvida, a comida. Não como por conforto, mas adoro comer, adoro paladares fortes, adoro provar novos sabores e...sim, gosto muito de me perder em junk food, com moderação para não estragar a magia! E, por isso, um dos meus indulgements nos últimos tempos tem sido de vez em quando ser preguiçosa, aquecer um pacote de noodles e fazer um grande binge watch de uma série que esteja a ver. Mesmo que seja às 2h da manhã. Especialmente às 2h da manhã. E claro, o Zé acompanha-me nestas aventuras - dêem-lhe um pacote de Ben & Jerry's de Cookie Dough e ele desaparece em minutos.




Week Three - Nature

O desafio para esta semana era mais orgânico: captar a natureza e os seus contrastes. Infelizmente pelos motivos, felizmente para o meu objectivo, ao passar na A1 tive a oportunidade perfeita para captar o contraste mais forte de todos: vida e morte. Os incêndios deixarão marcas profundas durante muito tempo, e devemos todos pensar no que poderemos fazer para mudar isto. Ver, pensar, agir. Por outro lado, mesmo à porta de casa consegui captar uma realidade bem mais agradável: a Vida segue o seu curso. Sempre.




Week Four - Outtakes

Confesso que o conceito da última semana me fez alguma confusão - se são outtakes, então são imagens que não esperávamos captar, e por isso não deveríamos fotografar "propositadamente" para este tema. Em todo o caso, fiz questão de ser leve, ligeira e espontânea com a câmara e testar os resultados disso. E, devo confessar, gostei do que daqui saiu - tanto pelo lado inesperado e sem planeamento como pela vibe com vida e história que vejo em cada imagem. Não são imagens perfeitas, mas é assim que gosto delas.




Não se esqueçam de espreitar também o mês de Janeiro d@s restantes participantes:


Agucei-vos o apetite para mais um ano cheio de fotografia? :) 


12 comentários :

  1. A tua foto em frente à televisão está fantástica. Também podia ser um guilty pleasure meu, mas com um pacote de batatas fritas. :D

    ResponderEliminar
  2. Adorei, de paixão a fotografia em que estás em frente ao ecrã da televisão a comer noodles. Há qualquer coisa nela que me faz lembrar o Brandon Woelfel - e eu adoro-o ♥
    [Também porque podia ser muito eu nessa fotografia].

    Adorei a das Barbies. Muito vida quotidiana e digna dos Instagrams desta vida.

    Estou muito feliz por estar contigo nesta aventura!

    P.S. E garanto-te que aquela fotografia da lua não é montagem. Que diga o meu nariz gelado que quase caiu enquanto fiquei à espera do momento ideal para retratar aquele pedaço de céu!

    ResponderEliminar
  3. A minha preferida é também aquela em frente à TV, se bem que a vibe na do gato é incrível!
    E os outtakes sem retratos fazem-me muito sentido.

    Um beijinho e se precisares de companhia para comer junk food, avisa.

    ResponderEliminar
  4. O desafio está tão giro , a fotografia á frente da televisão é a minha preferida!
    beijinhos
    anaasmonteiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Já vi este desafio nalguns dos outros blogues e o resultado é sempre fascinante! :)
    Gostei muito das fotografias e o modo como retratam detalhes do dia-a-dia dos quais nem sempre damos conta!

    ResponderEliminar
  6. As fotos dos gatos estão tão boas!!
    Os noodles salvam vidas e essa foto em frente à tv está tão bem conseguida, a tua expressão diz tudo em relação à parte guilty da coisa. Ainda por cima tens companhia :D :D
    Obrigada por nos mostrares que fotografias bonitas podem ser confusas ou desarrumadas como a primeira foto ou a das barbies.

    ResponderEliminar
  7. Fotos lindas, especialmente a do gatinho *.* Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Adorei, adorei!
    A foto dos noodles está incrível, parece retirada de um filme!
    Confesso que sou apaixonada pela ideia de comer noodles, mas sempre que faço fico desiludida (pode, eventualmente, ter a ver com o facto de eu ser péssima na cozinha xD), mas volto a insistir porque vejo em filmes e séries e depois fico com vontade de comer também, embora não goste ahah!
    Obrigada pela partilha, gostei imenso! :)

    Beijinhos,
    Daniela.

    ResponderEliminar
  9. Adorei a terceira fotografia da primeira semana Jiji. Pela luz, pelo gato, pela subtileza. Mas a de ti em frente à tv também está qualquer coisa xD Também gostei muito da tua segunda fotografia da natureza, embora a primeira nos faça refletir sobre o que andamos a fazer ao planeta.

    ResponderEliminar
  10. Joanaaa! Quando fui ao blog da Marta e reparei que tinham novo desafio de fotografia pensei logo em vir ao teu blog ver os cliques - que, como sempre, adoro. Nem vou dizer quais são as favoritas porque gosto do olhar que transparece em qualquer uma delas... vá, especialmente as da semana 1 e 4, gosto dos pormenores que apanhaste. A do guilty pleasure também está espectacular e recordou-me de um dos meus, que é parecido: ir buscar chinês a um take-away perto de casa e comer a ver filmes ou séries... de pijama, claro haha!
    Gostei dos resultados. A ver se não me esqueço de ir acompanhando, andei tão longe da blogosfera que agora me tem custado a acompanhar tudo!

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito de ver os teus registos!
    Este tipo de projectos e desafios são sempre uma boa forma de nos "obrigar" a estar com a câmera na mão mais vezes :D

    It's Ok

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)