Photo | Off Sight | Parque da Quinta das Devesas

Mais um mês que chega ao fim e, por isso, hoje é dia de Off Sight! Hoje, trago-vos uma versão bem menos aventureira do que é habitual: eu e a Catarina fomos conhecer um bonito espaço em Gaia, o Parque da Quinta das Devesas. Fotografamos logo a seguir aos silos do mês passado, portanto podem imaginar que precisávamos de algo bem mais calmo!





Trata-se de um pequeno parque, recheado de japoneiras - ou cameleiras, se preferirem! - em que os caminhos bem cuidados são ladeados por edifícios degradados q.b., numa mistura que nos deixa com pena do estado destes edifícios e ao mesmo tempo a pensar que estão no estado perfeito pelo mistério que emprestam a este espaço, pelas histórias que escondem e se recusam a revelar. Surgiu da recuperação da envolvente ao solar do Conde das Devesas, hoje em dia gerido pelo Parque Biológico de Gaia, e parece perfeito para aproveitar uns fins de tarde sossegados a ler um livro, com uma vista belíssima sobre o Porto.





Uma coisa é certa: vale bem a pena a visita - e se conseguirem ir no auge do florescer das camélias, imagino que deve ser divinal! Mas deixo as fotografias do parque para outra altura, hoje focamo-nos apenas no lado mais abandonado deste local.





Num parque tão pequeno, acabamos por nos perder entre os caminhos rodeados de verde, os pormenores dos edifícios, as camélias, e um gatinho bonito que nos observava - e a luz lá se foi! Ficaram os registos mais uma descoberta graças a este projecto!

Fiquem também a conhecer os locais por onde andaram as minhas restantes companheiras de aventura - a Catarina vocês já sabem, e há muito mais para ver!


Ah, e se já repararam ali na barra lateral, temos um logo para este nosso projecto! A Mafalda da Nuts for Paper pôs as mãos à obra e, como faz em tudo o que toca, criou magia num desenho! Não está fantástico? :D Obrigada Mafalda!

Logo by Nuts for Paper
E assim encerramos mais um mês com mais uma dose fotográfica! Que tal? :)


42 comentários :

  1. Com as tuas fotos dificilmente um lugar não fica apelativo de visitar :D
    Gosto tanto!!!

    NEW OUTFIT POST | Hello Dear Friend, I Hope You’re Well.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Jiji, mais uma vez fotos fantásticas, muitos parabéns! Já tinha visto placas para este parque mas nunca calhou de lá ir e é muito perto de minha casa. No domingo quero ver se vou lá pois fiquei encantada. Estou a adorar acompanhar este vosso projeto com histórias e registos fotográficos sempre muito interessantes. Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sandra! Visita-o, vale mesmo a pena :) um beijo!

      Eliminar
  3. Que fotografias mais bonitas Jiji! Esse local parece-me encantador e fiquei cheia de vontade de visitar numa bonita tarde de Primavera.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  4. Esse local é fabuloso e, curiosamente, a minha foto preferida é a 1.ª! Adoro :)

    ResponderEliminar
  5. O local é fantástico, deixa uma pessoa com grande vontade de o visitar.
    Continuação do excelente trabalho.

    https://melissasousablog.blogspot.pt/
    Beijinhos,
    Melissa Sousa

    ResponderEliminar
  6. Esse parque é muito, muito bonito! Como disse no blog da Catarina, só ficaria a ganhar se restaurassem a casa e usassem para chamar pessoas ao local; uma associação para fins culturais seria o ideal mas se fosse outra coisa qualquer tb seria muito bom, desde que a casa fosse revitalizada qualquer fim seria bem vindo!
    Parabéns pelas tuas fotos, gosto muito da edição!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto podiam mesmo aproveitar o espaço, mas a degradação é tanta (está completamente destruída por dentro), que me parece difícil. Mas bom, pelo menos dá uma atmosfera única ao parque :) Obrigada!

      Eliminar
  7. Sítio lindo, e as fotos estão muito bem conseguidas :)
    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  8. Esse espaço parece muito bonito, é uma pena que esteja abandonado! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Este conceito está incrível! Vocês fizeram fotos magníficas, gostei imenso de ver!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  10. Adorei o conceito, adorei as fotos e adorei o local :D simplesmente fantástico! Como amante de fotografia, aproveito então para partilhar contigo o meu Instagram.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  11. Depois de ver as tuas fotos, fiquei mesmo empolgada para conhecer :)

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Que fotos tão bonitas! O local é incrível! :)

    The Black Blush

    ResponderEliminar
  13. As fotos estão tão bonitas!! Love it!

    Seguimos o blog e o insta :)
    Beijinhos
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  14. Tens tanto olho para a coisa, rapariga :) Tanto detalhe bonito que nunca diria que o parque é pequeno!

    ResponderEliminar
  15. Opa que lugar mais maravilhoso para ser fotografado e puff adorei cada foto e a sua edição ainda deu mais aquele ar de pesado e abandonado, o.que é um enorme elogio! =D
    Apanhaste o gatinho na hora H e as heras a decorar o edificio está mesmo imagem à filme. Deve ter sido uma hora bem passada meninas, quando for ao Porto faço questão de visitar essa quinta e parque.

    ~*Viver a Viajar*~

    ResponderEliminar
  16. O meu lado arquiteta despertou de uma forma! :o Adorei as fotografias! Cada vez mais, andas a evoluir para melhor! És um máximo!

    Beijinhos!

    LYNE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino, é muita variedade junta :d obrigada, Lyne, sabe tão bem ler isso!

      Eliminar
  17. É impressionante como em qualquer post teu, por mais abandonado que esteja o lugar, dá vontade de lá ir visitar :p
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  18. Acabei de vir do blog da Catarina, e é tão engraçado como as fotografias de um mesmo espaço podem ser diferentes! Adoro isto! A minha fotografia preferida é a última, e até a consigo imaginar numa das paredes de minha casa, a preto e branco. Não sei porquê, gostava de a ver lá.

    Mundo Indefinido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D a piada deste projecto é mesmo essa! Não imaginas como soube bem ler essa última frase <3

      Eliminar
  19. Opa, o que eu gostaria de estar lá! Adoro camélias e na primavera deve ser maravilhoso! Adorei as tuas fotos Jiji, têm um encanto muito especial! Então aquela porta fica mesmo bem como a delicadeza das camélias! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa Jiji... Eu não me identifiquei! Estava demasiado preguiçosa para trocar o nome de conta, lá o fiz com o nome do meu menino. :)
      Sabes qual a minha preferida? A 6ª foto! E como sou romântica, eu achei a 9ª e a 10ª fotos tão, mas tão bonitas! :)
      Um beijo Jiji

      Eliminar
  20. Suspiro com as tas fotos. Variam entre o escuro, com apontamentos de cor, sombras, paredes consumidas pela humidade dos tempos, ramos vivos, ramos mortos... isso tudo cria um certo equilíbrio visual, detalhado, que não cansa. Caramba, cada vez fazes isto melhor!

    ResponderEliminar
  21. Adorei os detalhes que captaste, minhas companheira destas andanças! Gostei especialmente dos detalhes dos ramos de trepadeiras que envolvem a casa. E fizeste uma edição incrível, como sempre :D e olha o "nosso" gatito na janela! Coitado do desgraçado, teve de levar connosco feitas malucas atrás dele. Crazy cat ladies being crazy cat ladies :p

    ResponderEliminar
  22. Que lugar lindo ou então às tuas fotos estão tão perfeitas que lhe dão um ar magico :) E não conhecia este sítio.
    Obrigada pelo comentário querida :)
    Kiss

    www.inspirationswithm.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. É incrível como o teu registo não tem nada a ver com o da Catarina! Gosto muito das primeiras duas fotografias, pensam que são as minhas preferidas (a primeira pelo ângulo inusitado e a segunda por causa da vista e de toda a harmonia entre os elementos), a par da macro da rosa!

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)