Quase-maratona de filmes: a fechar o Movie 36

Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro = 15 filmes. E não é que com uma pequena batota ao estender a coisa para Janeiro, quase que chegava ao objectivo do Movie 36? Fiquei-me pelos 11 (32 no ano inteiro), mas acho que não é muito mau. Vamos a uma maratona? Vamos lá.

TL;DR? Então aqui fica a lista dos filmes, programas e documentários de que vou falar:

| Coldplay: A Head Full of Dreams |
| Bird Box |
The Truman Show |
BlacKkKlansman: O Infiltrado |
Bohemian Rhapsody |
Johnny English Volta a Atacar |
Jeff Dunham: Relative Disaster |
Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald |
Trevor Noah: Afraid of the Dark |
Trevor Noah: Son of Patricia |
The Dictator |


Coldplay: A Head Full of Dreams

Este filme foi uma montanha russa de sentimentos. Foi impossível evitar os arrepios provocados por cada acorde deles quando putos, pela música simples, crua e própria de quem ainda está a crescer e tem o sangue na guelra. Foi também impossível evitar um certo cringe ao ver as explosões de confetti e borboletas a cada crescendo nas filmagens dos concertos mais recentes, embora goste das músicas. (Um dia destes falo-vos mais desta minha faceta de velha do Restelo...) Dito isto: se gostam de Coldplay, vejam - quer seja porque os adoram desde sempre ou por homenagem à vossa fase favorita deles. É um bom documentário, tem boa música, e está muito bem montado.


Bird Box

Sobre este vou ter que falar depois com maior detalhe, mas há algo que vos posso dizer já: vejam e preparem essas unhas, porque vão roê-las! Estive on edge todo o filme, e a Sandra Bullock fez um trabalho brilhante na criação de uma personagem genuína e completa: não é 100% boa nem 100% má. É uma pessoa. O hype justifica-se!


The Truman Show

Um clássico que só agora vi - e ainda bem que vi. Trata-se de uma comédia, sim, mas com um fundo de drama que nos faz estar em constante atenção durante todo o filme. Este filme gira em torno da vida de Truman Burbank, que ele julga ser a de uma pessoa normal mas que na realidade é uma vida encenada num gigante estúdio e transmitida na TV. Faz-nos pensar sobre os objectivos que definimos no dia-a-dia e na nossa relação com os outros.


BlacKkKlansman: O Infiltrado

Que filme do xuxu! Gostei imenso: não só pelo lado histórico (é baseado em eventos reais), mas também porque consegue transportar-nos para uma realidade que nos parece distante - mas que não é tanto assim - de uma forma descomplicada, sem cair na comédia fácil nem desvalorizar a história ou o problema. Well done.


Bohemian Rhapsody

É preciso dizer alguma coisa? Só se for: Rami Malek, és grande. Ou Freddie Mercury, és enorme. O talento de um e de outro estão à vista. Não é factualmente preciso, mas ninguém disse que era um documentário. Já a actuação no Live Aid é espantosamente semelhante, e faz com que o meu lado de actriz se maravilhe com o trabalho de construção de personagem feito, não só pelo Rami como pelo restante elenco. Brilhante, e com uma banda sonora de cair para o lado, claro está - é impossível não bater o pé e cantarolar enquanto se vê o filme.


Johnny English Volta a Atacar

É um Mr. Bean polido, vá. Tem piada, mas não é o meu tipo de filme - ou é, se eu estiver com vontade de algo mais brainless. Ficam uma pessoa mais completa por verem este filme? Não. Mas também não é uma perda de tempo. Bom para um Domingo à tarde mega preguiçoso!


Jeff Dunham: Relative Disaster

Ainda nos primórdios do Youtube, este vídeo era "a cena" ente os meus amigos e a frase "I kill you!" era provavelmente das coisas mais repetidas entre nós. Então quando vi que o Jeff Dunham tinha um especial na Netflix tive que ver - quase por uma questão de nostalgia. E não me arrependi. Recorrendo a uma mistura equilibrada de bom humor e estereótipos - que são uma ferramenta útil no humor e que pode, de facto, ser bem usada - é criada uma discussão bem humorada de preconceitos, com as personagens a que este ventríloquo já nos habituou.


Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Então é assim: eu adoro Harry Potter to the bone mas ainda não consegui sentir o mesmo entusiasmos por Monstros Fantásticos, embora adore o Eddie Redmayne. Posto isto, acho que este filme teve alguns saltos lógicos um bocadinho duvidosos que espero ver resolvidos no próximo. Ainda assim, vale muito a pena se forem fãs deste mundo da J. K. Rowling, tal como eu e muito milhões pelo mundo fora.


Trevor Noah: Afraid of the Dark & Trevor Noah: Son of Patricia

Trevor Noah, o actual apresentador do The Daily Show, tem uma costela de humor genuíno e irónico da qual gosto muito - aquele estilo de humor completamente effortless mas que consegue fazer crítica social de uma forma inteligente e sem ter necessidade de ofender só pelo factor espectáculo. Vi então dois dos seus espectáculos disponíveis no Netflix. Afraid of the Dark tem o seu foco nas questões raciais e políticas de imigração que tanto mexem com a opinião pública mundial, em particular a norte-americana. Já em Son of Patricia, Trevor fala-nos das diferenças culturais que encontra no mundo, tanto nas suas experiências de viagem como entre a África do Sul - seu país de origem - e os Estados Unidos da América.



The Dictator

Sacha Baron Cohen é daqueles actores - e produtores - que ou se adora, ou se odeia. Apesar de normalmente não ser muito fã do choque como forma de comédia ou de activismo, nele, adoro. Porque não é desprovido de objectivo. Neste filme, Sacha representa um ditador que governa a República de Wadiya e que é convocado a uma cimeira da ONU para discutir o seu poderio nuclear. Como é óbvio, passa por uma série de peripécias que o levam a questionar os seus princípios - ou falta deles? -. Como já é hábito nos filmes escritos por ele, são-nos apresentadas situações ridículas e extremas e o desfecho é sempre cómico e crítico (não chegando a ser óbvio e fácil). O que dizer, eu gosto do sentido de humor dele!

Ufa! 

Pronto, já está! 2018 foi recheado de filmes e sem dúvida que este desafio - embora não o tenha completado a 100% - acordou um bichinho em mim que está constantemente insatisfeito (o que é muito bom!). Venha daí um 2019 ainda mais recheado de bons fimes - quais me aconselham?

Publicação inserida no projeto #MOVIE36
A criadora, Carolayne Ramos, do blogue "IMPERIUM"
A parceira oficial, Sofia Costa Lima, do blogue "A Sofia World"
As participantes:
Inês Vivas, "VIVUS" | Vanessa Moreira, "Make It Flower" | Joana Almeida, "Twice Joaninha
Joana Sousa, "Jiji" | Alice Ramires, "Senta-te e Respira" | Cherry, "Life of Cherry"
Sónia Pinto, "By The Library" | Francisca Gonçalves, "Francisca" | Inês Pinto, "Wallflower
Carina Tomaz, "Discolored Winter" | Sofia Ferreira, "Por onde anda a Sofia"
Rosana Vieira, "Automatic Destiny" | Abby, "Simplicity" | Sofia, "Ensaio Sobre o Desassossego"


9 comentários :

  1. Só boas escolhas babe! O hubby anda sempre a insistir para ver o The Truman Show.. Parece-me que vai ser desta :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma boa solução. Terei de experimentar :)

    Ai quem me dera ser assim. Eu nem um consegui ver ainda!!! Tenho mesmo de mudar isto.
    Ótimas sugestões!

    NEW OUTFIT POST | ORANGE IS THE NEW BLACK.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Andamos mesmo desactualizadas nos filmes, ultimamente não temos tido tempo nenhum!
    Não conhecíamos o seu blogue, aproveitamos para dar uma força e seguimos!
    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  4. Adorei as escolhaas, já assisti alguns da lista e logo logo irei ver os outros!
    Beeeijos

    https://ladydiene.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. O Bohemian Rhapsody está na minha lista! Quero muito ver.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida alguma :D Que seja assim sempre :D

    NEW FASHION POST | MICRO-TRENDS THAT YOU SHOULD FOLLOW ... FOR MODERN WOMEN
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Vi três dos filmes: bird box que adorei! O inflitrado que não é muito o meu estilo de filme, cá em casa adormecemos em uma parte ahahah e o johnny English que foi simplesmente aquilo a que já estáva habituada com os filmes anteriores, apenas mais do mesmo!

    xoxo

    ResponderEliminar
  8. Não sei se consegui deixar o comentário.
    Então, eu deixo novamente :p
    Gostei da tua selecção, já vi alguns da lista, mas fiquei curiosa com esse do Coldplay e do Bird Box (que toda gente fala).
    Estou a ver uma serie e estou adorar! Chama-se The truth about the Harry Quebert Affair (é uma história veridica).
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Mas 32 filmes é imenso!! Honestamente, já nem me recordo de quantos vi, mas estava perto dos 36!! 👏🏾👏🏾
    Dos que mencionas, só vi o Bird box e os Crimes de Grindelwald!! Mas tens aí uns quantos que quero muito ver!! 😁

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Obrigada por estares por cá! Venha daí a tua opinião - o respeito é a única regra da casa! :)